Resenha - A vez da minha vida

10 dezembro 2012



sinopse:

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

  • Editora: Novo Conceito
  • ISBN: 9788581630120
  • Ano: 2012
  • Páginas: 384


E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?

Qual seria a sua reação ao receber um convite para se encontrar com a sua própria vida? é isso que Lucy Silchester vai descobrir.Sua vida vem desmoronando aos poucos desde o dia em que seu namorado a abandonou, sem motivo aparente ou aviso prévio!
Os efeitos colaterais de o fim de um relacionamento de tanto tempo, considerado perfeito aos olhos de toda a família e amigos, é algo com que Lucy vem tentando lidar desde então! Primeiro, o choque de saber que estava sendo abandonada, logo em seguida e consequentemente  a demissão,a perda da carteira de habilitação, a venda de sua amada casa e a mudança para um apartamento minusculo em um prédio na periferia da cidade. Isso tudo são fatores que podem levar a maioria das pessoas a depressão, mas Lucy tem a sua própria válvula de escape: a mentira.
Depois de anos após o fim de seu relacionamento com Blake, a vida de Lucy está relativamente estável. Vivendo em seu pequeno apartamento, mantendo um gato hermafrodita ilegalmente, trabalhando em uma empresa que detesta, ganhando um miséria e  envolvida em uma teia de mentiras que ela mesmo teceu, e acreditando que a sua vida realmente entrou em uma rotina, e que ela esta feliz, na medida do possível  Mas será que isso é verdade? Bom, a sua Vida tem uma opinião diferente sobre isso.
Certo dia ao levantar, Lucy encontra no capacho da porta de entrada um envelope endereçado a ela, e dentro, um convite para se encontrar com sua Vida.

(...)Em pouco menos de uma semana, eu me encontraria com minha vida. E minha vida era um homem. Mas por que eu? Achava que minha vida estava indo muito bem. Eu me sentia bem. Tudo na minha era, absolutamente, excelente. Então, me deitei no sofá para decidir o que vestir.(...)

O que se pode esperar de um encontro com a Vida? ainda mais quando sua vida estava relativamente boa. Bom, na realidade era isso que todos pensavam, inclusive a própria Lucy. Acostumada(ou conformada) com o rumo que a sua vida seguiu, ela sempre tentou manter as aparências  quase sempre encobrindo a verdade com pequenas mentiras, que aos poucos se tornaram grandes e hoje tornam a sua vida uma completa farsa, a obrigando a criar novas mentiras para encobrir as antigas.

(...)A verdade por mais que doa é a melhor forma de seguir em frente e fazer com que as coisas aconteçam, ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros lhe faz uma pessoa melhor e lhe trás coisas positivas.(...)

Depois de inúmeras cartas, todas elas prontamente ignoradas! Lucy começa a ficar intrigada e decidi se encontrar com a  Vida finalmente!
Ao chegar ao escritório de sua Vida, ela é obrigada a encarar a sua realidade, ou seja, a realidade de sua vida, que é espelhada na aparência de um rapaz malvestido,nervoso, estressado e com mal halito e que parece saber de todos os seus passos, e pior: conhece toda a verdade por detrás do mundo mundo de mentiras que Lucy arduamente ergueu a seu redor, e que também está disposto a fazer de tudo para que ela recupere a sua alto estima e a antiga vida que levava entes de todos os acontecidos.

(...)Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma forma. Algo que deseja, aparentemente, fora do seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar. Se tivesse a coragem de fazê-lo e não ligasse para opinião dos outros, isso seria o que você realmente faria.(...)

Sabe aquele momento em que você vê a capa de um livro e tem um pequeno surto, pois você precida ler imediatamente!?
Pois é, foi exatamente isso que aconteceu com "A vez da minha vida", na realidade, eu fiquei ainda mais interessada no livro pelo fato de que a capa me lembrou a de "Dizem por aí..." , uma outra publicação da Novo conceito que eu sou completamente apaixonada.
Bom, já vou deixando bem claro de que o livro não tem nada, nem de parecido com "dizem por aí", a semelhança começou e parou apenas na capa ( que nem é tanto assim, podem dizer, foi mais piração mesmo da minha cabeça.).
O livro é bem estranho inicialmente, a ideia que você tem de "um encontro com a vida", é de que isso é quase como aqueles programas de televisão, sabe!? onde escrevem um carta e recebem um repaginada total no visual.No momento em que  você percebe que o "encontro com a Vida" é algo  real, que ele(ou ela), é uma pessoa de carne e osso, e que reflete o interior da personagem, você fica completamente chocado. 
Eu particularmente, tive bastante dificuldade em concluir a leitura, achei a narrativa bem lenta e com muito pouco "enredo", nada acontece realmente, pelo menos não até quase o final do livro, mas a mensagem transmitida pela autora é algo SENSACIONAL, pois a critica que ela faz, ao comodismo de muitas pessoas com a sua própria rotina medíocre, é fantástico  pois não existe uma unica pessoa que nunca tenha negligenciado a própria vida. A mensagem que a Cecelia transmite de que a  vida é unica, e muito curta para ser desperdiçada com mentiras, e algo que vale para todos os leitores, independente da idade.
Novamente a Editora Novo conceito está de parabéns, o livro é impecável  a capa é perfeita, condiz completamente com o enredo, a diagramação é simples e eu não consegui encontrar nenhum erro no texto. Vale muito apena a leitura, não leia esperando algo de extraordinário,  leia de mente aberta, ou melhor, leia de coração aberto, pois a lição que Lucy leva da vida deve ser refletida e levada conosco para sempre.

(...)Enquanto você está por ai, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com a sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força pra você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: ‘Obrigado por ter ficado até o fim’.(...)

Sobre a autora:


Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife.
Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.
Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por Richard LaGravenese. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Geeh! Estou ansiosa para ler A Vez da Minha Vida! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A resenha etá perfeita e o livro parece ser bem legal tbm.

    ResponderExcluir
  3. esse é um dos livro que eu estou louca para ler, interessante demais !

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ter uma chance dessas \o/ e quero esse livro tbm =)

    ResponderExcluir