11 fevereiro 2013

2º Edição do Bate – Papo com a Turnê Literária



Olá leitores, ontem, dia 05/02, aconteceu um bate – papo com os autores da Turnê Literária via facebook. Eu participei e trouxe um pouquinho pra vocês verem. Só coloquei as respostas das nossas queridas parceiras Samanta Holtz e Lu Piras. Infelizmente não deu pra colocar todas as respostas aqui, mas vocês podem ver como foi na FanPage da Turne Literaria. 


- Você acha que o marketing da editora seria suficiente para promover um autor nacional?

Samanta Holtz- O marketing é uma ferramenta importante! (eu, que estudei Comunicação Social, sei bem disso!! rs) No entanto, não é tudo. Existem ferramentas intangíveis e que não se aprendem, como o carisma, o carinho, a atenção, o respeito.... Muitas portas se abrem com um sorriso. E o básico, claro, que é lapidar o dom, o talento, com muita dedicação, estudo, tentativa... Você pode ter um livro excelente no mercado, mas é preciso saber apresentá-lo e promovê-lo. Para isso, não são precisos grandes investimentos, e sim técnicas simples, como participar em eventos, entrar em contato com potenciais leitores... Passo a passo, a gente chega lá!

Lu Piras- Na minha opinião, não é suficiente. Como o Ricardo bem disse, é preciso que haja uma parceria entre editora e autor para que o trabalho de divulgação seja realmente eficaz, para que alcance mais gente e para que os horizontes sejam mais alargados. O Brasil precisa firmar melhor a estrutura do seu mercado editorial. O potencial é grande. Acredito na união entre editora e autor e torço para que esse laço seja cada vez mais benéfico para ambas as partes.

 - Fala-se muito da culpa das editoras pelo pouco investimento nos autores nacionais. E os leitores? Qual o papel deles nessa história?

Samanta Holtz- Hmmmmmmmmm!!! A primeira etapa é um balanço entre autores e leitores... Não adianta simplesmente os leitores se disporem a ler mais nacionais. Nós, autores nacionais, precisamos produzir nosso melhor, dar a eles leituras inesquecíveis para quebrarmos de vez o tal preconceito que ainda existe. E, claro, as editoras investirem em bons autores, bons textos, com boas revisões, boas diagramações... Tornar o livro nacional interessante Quanto aos leitores, eu, muitas vezes, não vejo preconceito... Vejo simplesmente que eles vão pelo que está mais comentado, mais divulgado!!! E são os próprios leitores e formadores de opinião (como os blogueiros!) que podem criar esse "zumzum" em cima dos nacionais.... Resenhando, incentivando a leitura, fazendo com que o público entre nas livrarias procurando por nacionais! Da minha parte, aplaudo de pé os blogueiros, que têm se empenhado nisso de verdade

Lu Piras- Como falávamos na primeira pergunta, a união entre editora e autor é fundamental. Mas os leitores são fundamentais para que uma obra se torne conhecida. Opiniões geram mais opiniões.

 - Sabemos que, para valorizar a literatura nacional, é preciso mais investimento das editoras e aposta em iniciantes. E quanto aos próprios autores? Qual o papel deles para que as editoras se sintam seguras para investir nos nacionais?

Samanta Holtz- Conforme já falamos um pouco na pergunta 2... Produzir com qualidade, com preciosismo! Estudar, aprimorar sua escrita... Tornar o seu material digno de investimento, digno de ser lido!!! É o que sempre digo aos meus leitores: meu livro tem que ser digno de estar na estante e no coração deles!

Lu Piras- Escrever é vocação. Mas talento com palavras apenas não faz de ninguém escritor. É preciso que o autor tenha coragem de investir tempo, dinheiro, que ele se coloque no lugar do leitor e escreva para o seu público. É preciso que seja parceiro da editora e que não se limite a escrever. Como dissemos nas perguntas anteriores, o escritor hoje é marketeiro, é vendedor, é empresário... E as editoras valorizam a iniciativa, além do talento.

 - Sabemos da pouca capacidade de distribuição de livros nacionais nas livrarias físicas. Que medidas você acha que as editoras devem tomar para que haja mais espaço para literatura nacional no mercado?

Samanta Holtz- Melhorar a exposição nas livrarias, com certeza, dando maior destaque!!! Claro que não é possível de todos... A editora pode selecionar os nacionais que mais lhe convenham, ou que julguem mais potenciais, e enviarem uma quantia maior às livrarias, solicitar exposição de destaque. Patrocinar eventos, encontros, bate-papos literários........ Afinal, os mais interessados, financeiramente falando, são eles.

Lu Piras- Mais destaqueeeeee!!! Trabalhar com a mídia, saber expor o material nas livrarias físicas. Os preços de alguns livros também ainda estão muito altos. Há tiragens muito pequenas que elevam os preços. É preciso criar uma estrutura que suporte a alta produção editorial interna. Valorizar o que temos aqui. Para isso, é preciso que o público tome conhecimento nas novidades da literatura nacional.


É isso gente. Mais autores estavam presentes e responderam a essas perguntas, mas infelizmente não daria para colocar todos aqui. Então convido a vocês a seguir a página da Turnê Literária no facebook e ler as demais respostas lá! Espero que vocês tenham gostado. Bjo^^


6 comentários:

  1. ai que interessante, uma turnÊ amei!

    ResponderExcluir
  2. O preconceito precisa acabar mesmo. Ouço gente dizendo que só lê os clássicos (tanto nacionais quanto estrangeiros). Parece que para muitos a literatura atual "assusta". Só não sabem que na época os clássicos não eram clássicos, rs.

    Sempre vou à livraria a procura de livros nacionais e só encontro livros de auto-ajuda! Tudo bem, onde moro há uma carência de livrarias e as que existem não parecem atualizadas. É uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li muitos clássicos da literatura nacional e estrangeira, mas hoje? Hoje eu quero é ler sobre anjos caidos, vampiros e coisas sobrenaturais \o/
    Realmente eu não leio muitos nacionais, pois tive a infelicidade de pegar dois consecutivos que foram um horror, fiquei meio traumatizada ¬¬ mas conheço alguns interessantissimos e vejo todo mundo falar bem de alguns autores, e acredito que sejam bem legais.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Indiquei o seu blog para um selinho no meu blog. Espero que não tenha.

    http://lostmemoriesplace.blogspot.com.br/2013/02/novos-selos-meme.html#more

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante, legal isso, bom que podemos ficar atualizados sobre livros.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz