2


4# Conhecendo o autor - Lú Piras.

Heeey, pessoal!! vamos dar continuidade a nossa coluna semanal?
e que tal conhecermos um pouco mais sobre a nossa parceira Lú Piras ? ela concedeu uma entrevista para a Ana Paula, onde ela conta um pouco mais sobre o seu trabalho, e ainda nos conta sobre o lançamento da sequência de Equinócio.



1     Livros de Elite -      Como você se sente em relação ao retorno que os leitores deram sobre seus livros?
 É muito gratificante e motivador. Eu vejo cada mensagem que recebo dos leitores como uma sementinha que foi plantada e germinou. A mensagem do livro foi recebida e, o melhor, foi compreendida. Um escritor nunca escreve por escrever. É uma paixão, mas é também a realização de uma necessidade de expor, de desabafar, de compartilhar sentimentos. Por isso, não há nada que me encha de mais alegria do que o feedback dos leitores, do que saber que minha história tocou, sensibilizou, inspirou e que existe essa sintonia entre mim e minhas maiores fontes de inspiração, que são as pessoas.

Livros de Elite - Quando e como surgiu a ideia de escrever Equinócio?
 Equinócio surgiu de um passeio a uma livraria no bairro onde moro. Era fim-de-semana e eu andava aleatoriamente pelos livros de arte quando uma capa chamou minha atenção. Eu reconheci de imediato a minha escultura favorita na capa, “Eros e Psiquê” de Antônio Canova, mas daquela vez olhei para a escultura com os olhos diferente. Não apenas de admiradora, mas de escritora.  Fantasiei aquela cena entre um anjo e uma mortal e no conflito entre ele assumir o que sentia por ela ou protegê-la como era o deu dever. E ali eu decidi o tema do livro, anotando algumas palavras no celular para não esquecer quando chegasse em casa. Depois disso, foram sete meses escrevendo sem parar para dar vida ao anjo Nate e à humana Clara. 

Livros de Elite - Além das sequências de Equinócio e o livro A Última Nota, você tem mais algum projeto em que está trabalhando?
 Sim. Neste momento eu e Felipe Colbert (meu parceiro em A Última Nota) estamos com mais um projeto juntos. Como bem referiu, estou envolvida com as últimas revisões de Polaris, que será lançado ainda neste semestre pela Dracaena Editora e também as revisões para a segunda edição de Equinócio. Além disso, tenho outro trabalho solo, que será um romance atual, urbano que está crescendo todos os dias. Espero dar notícias em breve. 

Livros de Elite - Você teve alguma influência externa (de outros livros, por exemplo) para escrever Equinócio?
 As únicas influências que tive foram das pesquisas que realizei para compor os anjos de Equinócio. Pesquisei em diversas enciclopédias e livros de angelologia. Durante esse processo eu tive conhecimento de outros romances com a mesma temática, como Fallen e Sussurro, mas procurei não me informar muito sobre eles naquele momento. Equinócio foi escrito com base em referências pessoais, experiências e tudo aquilo que colecionamos na nossa vida. Eu sempre tive um perfil muito observador, desde criança. Isso me ajuda muito na hora de estruturar personagens e criar ambientes para as cenas que descrevo nos livros. 

Livros de Elite - A estória de Equinócio se passa no Rio, uma cidade maravilhosa. Você foi em alguns dos lugares descritos no livro e imaginou seus personagens por ali?
 Com certeza! Essa resposta complementa bem a anterior. Nasci e cresci no Rio. A maioria dos meus referenciais está nesta cidade. Vivi alguns anos em Portugal e quando regressei, estava com tanta saudade da minha cidade que quis lhe fazer essa homenagem. A história também pedia esse tom de realismo, tendo em conta que é um sobrenatural que envolve humanos. Eu queria que o sobrenatural tivesse verossimilhança, que os leitores pudessem se identificar e imaginar que aquela história poderia ser verídica. Por isso dei muito valor às descrições dos ambientes e, sim, sempre que visito alguns lugares, imagino os personagens lá. Eles estão sempre comigo. O Arpoador sem Nate e Clara fica vazio para mim. 

Livros de Elite - Autor também gosta de ler, neh? Quais livros são seus preferidos?
 Tenho muitos livros preferidos, todos os livros de Clarice Lispector, em especial “A Hora da Estrela”. Um que me marcou muito na adolescência foi O Diário de Anne Frank, por isso, sempre cito quando me perguntam. 

Livros de Elite - Onde os leitores podem encontrar e comprar seus livros?
 Equinócio e A Última Nota estão disponíveis em impresso e ebook, tanto nas lojas virtuais das maiores livrarias como nas lojas físicas. É mais fácil encontrar os melhores preços online. 

Livros de Elite - Fale um pouco sobre a sequência de Equinócio.
 Polaris – o Norte é o segundo volume da série, que está programado para ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano pela Dracaena Editora. Em Polaris, dando seguimento à trama, Clara e Nate precisarão enfrentar alguns desafios, tomar decisões importantes ao mesmo tempo que outros personagens ganham destaque, como Jonas, Marcus e Rodrigo e o segredo que os ronda. Muitos pontos serão fechados e dúvidas esclarecidas, assim como algumas surpresas farão o leitor ficar com o coração na boca.

Livros de Elite - Ainda não li A Última Nota, mas tenho lido resenhas incríveis sobre ele. Como foi para você escrever um livro em parceria? E de onde surgiu a ideia?
 Obrigada. Fico muito feliz com o feedback positivo sobre A Última Nota, mas confesso que não estou muito surpresa com a receptividade do público. É um livro destinado a agradar aos românticos e românticas de plantão. Quem não ama um bom romance? Quem não quer vivenciar um, mesmo que folheando as páginas de um livro? É um livro despretensioso, leve, com uma leitura rápida e que prende. Os capítulos são curtos e sempre terminam de modo que o leitor fica curioso para saber o que vai acontecer a seguir. Por essa razão, é um livro muito rápido de ler. E certamente deixa saudades pela forma como termina. Há aquele gostinho de quero mais.
Foi uma incrível experiência escrevê-lo em parceria com o Felipe. O convite partiu dele, que conheceu meu trabalho através de Equinócio e precisava de um escritor com narrativa romântica para compor a trama com ele. Houve grande sintonia logo de imediato e o resultado agradou aos dois. Por isso mesmo, já estamos trabalhando em outro projeto juntos.

Livros de Elite - Como está sua agenda? Tem algum evento que você gostaria de convidar os leitores?  
Ainda estou organizando a agenda para 2013. Pretendo dedicar-me mais aos lançamentos A Última Nota, Equinócio, Polaris este ano, mas não vou abdicar do meu tempo com os leitores. Adoro participar de eventos e ter esse contato com o meio literário.

Livros de Elite - Fale um pouco sobre você:
 Eu sou romântica e sonhadora. Gosto de inventar histórias desde que me entendo por gente e, principalmente, gosto de me convencer de que essas histórias que conto são de fato verdade. É por isso que a literatura está no meu sangue e é a paixão que neste momento move meus objetivos de vida. Mas não é possível falar de mim hoje, sem falar de vocês.
Agradeço imensamente todo o carinho que venho recebendo dos leitores desde que Equinócio era um sonho, com uma campanha de publicação que movimentou a blogosfera literária. Muitos acompanharam a trajetória e ainda hoje estão comigo nessa caminhada. Com dois livros publicados em 6 meses, eu me considero uma escritora nacional que venceu em 2012 e duas publicações programadas para 2013. E devo isso aos leitores e aos blogs como o EU Leio e Você que incentivam a literatura nacional.

2 comentários:

  1. Ahh, a nossa querida Lu ♥ Ela é um encanto de pessoa, merece todo sucesso multiplicado por 1 milhão \o/

    E super anciosa pela sequência de Equinócio \o/

    Bjinhos
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. acho muito legal essas entrevistas, conhecer um pouco sobre os autores é super valido

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png