5# Conhecendo o autor - Marco Antonio Rodrigues

26 fevereiro 2013

Heey pessoal, que tal conhecer um pouco mais sobre mais um de nossos parceiros?
Bom, hoje vcs vão saber um pouco mais sobre o autor de  "Perspicácia", que por sinal um exemplar está sendo sorteado pelo blog na resenha premiada. Corre lá e confere, ok!?


Livros de Elite - Como você se sente em relação ao retorno que os leitores deram sobre seu livro?
Por ser meu primeiro trabalho, a insegurança caminhou ao meu lado em vários momentos, principalmente quando decidi formar parcerias com blogs literários, pois nessa “prova real” estaria expondo meu trabalho a pessoas imbuídas, qualificadas, comprometidas em algum grau com a literatura. Deixei o cômodo espaço dos tapinhas nas costas e elogios de parentes e amigos para conhecer a opinião de devoradores de livros e para minha alegria os comentários foram verdadeiramente agradáveis. A partir daí, passei a me enxergar como escritor.

Livros de Elite - Perspicácia é um livro que contém textos sobre o dia-a-dia e reflexões. Como surgiu a ideia de escrevê-lo?
Todos os dias, todos os momentos escondem valiosos ensinamentos pulverizados em inúmeras vertentes, riquezas estas que quase que em sua totalidade passam despercebidas. São oportunidades valorosas que o automatismo frenético, orquestrado pela incansável imposição do “TER”, subtraiu a capacidade, a sensibilidade inata que o homem possui de captar detalhes repletos de nutrientes presentes nos mais comuns momentos.
Foram essas sacadas que me fizeram transpor para o papel esses momentos que se perdem no cotidiano.
Desejamos conhecer outras ciências, outros universos, mas não conhecemos as coisas mais básicas que envolvem nossa espécie!

Livros de Elite - Você tem alguma inspiração para escrever? Como um lugar ou alguém?
Quando estamos obstinados num propósito específico ficamos mais sensíveis, mais receptivos com tudo que possa colaborar para aquele fim. No caso do livro, a vontade de construí-lo, de concluí-lo fez com que meu escritor, inevitavelmente ficasse mais aflorado, mais presente. Minha mente ficou voltada para esse propósito e os momentos menos propícios, mais comuns fertilizavam o meu imaginário.
Nesse estado captava inspirações em qualquer ambiente, guardava a ideia central na mente ou num papel qualquer e depois desenvolvia. Já perdi muitas inspirações por deixar na mente, mas quando ela é forte, resiste até ocupar uma página.

Livros de Elite - Como foi para você a construção do livro? Havia mais textos que ficaram de fora?
Inicialmente me preocupei com a qualidade das mensagens que passaria.
Um livro, depois de concluso, depois que ganha capa, revisão e diagramação ganha também ares de documento, torna-se um produto respeitado e num contexto geral transmite em algum nível, respeito, imponência e veracidade.
É uma enorme dádiva poder influenciar pessoas mas é também uma grande responsabilidade para o escritor atentar para qual direção irá sugerir ao seu leitor.
Apesar das coisas ruins, desagradáveis serem uma realidade, quanto menos fomentá-las menos pesado se tornará o dia-a-dia. O escritor é humano, portanto possui seu lado equivocado e sombrio, mas para que adicionar mais cargas negativas além das que já vivemos?
Depois que os textos estavam prontos, me preocupei em selecionar os melhores para iniciar e findar o livro, mas não consegui ir adiante, cada texto era independente e resolvi deixar como estava. Sim! Haviam outros textos quase prontos, mas resolvi preservá-los para um próximo trabalho.


Livros de Elite - Confesso que seu livro me conquistou pela capa. Foi você que a escolheu?
Não. A capa foi sugerida pela editora. De pronto senti que tinha tudo a ver com o livro.

Livros de Elite - Fale um pouco sobre Perspicácia para deixar os leitores com água na boca:
O livro aborda diversos temas! Fala de desconfortos comuns mas que grande parte das pessoas ainda sentem muita dificuldade de externa-los. Obriga o leitor a exercitar a reflexão e reapresenta autênticos valores construtivos que foram asfixiados por ilusórios valores fugazes, ocos e fúteis.
Como já foi mencionado em algumas resenhas, PERSPICÁCIA é um livro que torna útil os pequenos intervalos que o dia-a-dia nos oferece.  Por ser constituído de textos curtos e solto, o leitor pode aproveitar os minutos vagos para saborear um ou alguns textos.

Livros de Elite - Autor também gosta de ler neh? Quais livros são seus preferidos?
Confesso que não sou nenhum devorador de livros, capto e absorvo muita coisa com os olhos e ouvidos (Cinema e palestras, por exemplo), mas óbvio que também leio. Gosto de Augusto Cury, Literatura espírita, ciência espiritualista, Halan Coben, Eliane Brum, Martha Medeiros, Um dos últimos que li e fiquei apaixonado foi o livro comemorativo do centenário de Nelson Rodrigues (Extraordinário escritor)

Livros de Elite - Onde os leitores podem encontrar e comprar seu livro?
Podem comprar direto comigo, com direito a dedicatória e marcador (Facebook.com/perspicacia.livro)
Na editora: LP-Books
Nas livrarias: Cultura, Galileu, Gutemberg, do café

Livros de Elite - Como está sua agenda? Tem algum evento que você gostaria de convidar os leitores? 
No momento não tenho nenhum evento confirmado, estou aguardando o germinar de algumas sementes que plantei no ano passado. Estão surgindo coisas novas mas ainda não há nada firmado, acredito que ao longo desse ano algumas atividades surgiram aí informarei a todos pelo face book.

Livros de Elite - Fale um pouco sobre você:
Ambiciono publicar outros trabalhos, outros estilos (pretendo me experimentar na literatura), mas no momento estou focado em outras coisas, em garantir uma estabilidade financeira (Básica) para que eu possa num futuro me dedicar com mais tranquilidade ao oficio de escrever. No atual período meu escritor esta mais quieto mas ele jamais deixará de pulsar em meu íntimo.
Gostaria de agradecer a Ana Paula pela oportunidade que me foi dada.
Gostei muito das perguntas e espero ter contribuído com as respostas.
Abraço a todos.



3 comentários:

  1. Eu não gostei muito da capa não. Também não leio muito esse tipo de livro, e das referências dele apenas o Halan Coben me é convidativo. Mas é sempre bom conferir antes de dizer que não gostou da obra.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. não curti muito a capa, mas aparece ser uma boa leitura. legal vc post uma entrevista assim, legal demais

    ResponderExcluir
  3. A cada entrevista que leio do Marco percebo que ele é um escritor inteligente, sério e que merece nosso respeito. Seu livro, apesar de ter um "quê" de autoajuda, já foi muito bem recomendado por outros escritores amigos que o leram e compartilharam sua opinião.
    Sobre a capa, bem... isso é questão de gosto, eu curti... Mas é válido lembrar que livro algum deve ser julgado somente pela capa, mas pelo seu conteúdo.
    Parabéns ao blog pela entrevista, pelo visual lindo e chamativo e pelas boas matérias.
    Ao Marco, desejo sucesso e quero dizer que foi ótimo conhecer um pouco mais de você.
    Abraços.

    ResponderExcluir