11 março 2013

6# Conhecendo o autor - Nazarethe Fonseca.



Heeey pessoal,
dando continuidade a nossa coluna, hoje nos vamos conhecer melhor a escritora Nazarethe Fonseca, autora da serie Alma & Sangue.


Livros de Elite - Sabemos que você é super ligada nas redes sociais, e que é conhecida por isso, por manter essa proximidade com seus fãs. Como você se sente em relação ao retorno que os leitores deram sobre seus livros?
É uma experiência enriquecedora. Saber o que eles sentem ao lerem minhas histórias. Se elas atingiram o objetivo desejado. As redes sociais são como o boletim da bolsa de valores, está sempre atualizado e despejando informações sobre uma grande variedade de assuntos, no meu caso livros, claro, se sua time-line estiver direcionada para isso.

Livros de Elite - Como foi o processo de escrita da série Alma e Sangue? Desde o início você tinha em mente escrever uma série, ou um livro foi puxando outro e mais outro? Quando chegou a conclusão de a série se encerraria em “A Rainha dos Vampiros”?

O processo teve dois momentos, a ideia, que veio através de um sonho, e a produção do livro. A ideia do livro chegou praticamente pronta, com exceção do final. No final percebi que haveria um segundo livro, mas não o escrevi de imediato. Algum tempo depois comecei a escrever o segundo livro, o Império dos vampiros. Quem leu o livro Pacto dos vampiros percebe alguns indícios. Fechou-se parte da série, não toda. Tenho planos de mais a frente lançar livros sobre alguns personagens que apareceram ao longe dos cinco livros.
.
Livros de Elite - Conte-nos de onde veio essa inspiração para escrever sobre o universo sobrenatural, em especial sobre o mundo dos vampiros e criar toda a ordem de poderes que existe em Alma e sangue?
Dentro dos meus gostos e predileções sempre esteve o gosto pelo sobrenatural. Nos livros, nas músicas, nos filmes. Sou uma fantasiadora profissional. Os vampiros são meus preferidos nesse universo, depois deles somente as bruxas. Criar mundos é sempre algo complexo. Foi fascinante ser praticamente engolida pelos Cinco Poderes, eles regem o mundo vampiro criado na série. Usei um pouco do meu interesse por direito e moldei algumas leis. A sensação é meio: “Agora Sou Deus”. O poder é algo realmente fascinante.

Livros de Elite - Para quem já leu “A Rainha dos Vampiros”, o final do nosso amado Rei Ariel Simon, ficou em aberto, não sabemos o seu destino. Podemos ter esperança de mais um livro? Talvez mais um extra como Kara e Kmam, só que voltado para Ariel?
Ariel Simon é um personagem muito sedutor, inteligente, ele realmente merece um livro solo. Não tenho previsão, mas estou trabalhando em suas aventuras no intervalo de outros textos. A história do rei foi contada em parte no Império dos Vampiros e no livro Kara e Kmam, Segredos de Alma e Sangue. O manuscrito está com quase cem páginas, acho que vai ser gostoso para os fãs reencontrar o rei, o mundo onde ele habita e quem sabe rever Jan e Kara.  Ele tem uma busca para realizar e dela vai depender seu futuro como rei.

Livros de Elite - Jan Kmam ou Ariel Simon? Sabemos que essa é uma pergunta difícil para todo autor, mas sempre existe preferencia, qual seria a sua?
É realmente uma pergunta difícil. Jan Kmam foi o primeiro a se aproximar, a me mostrar o mundo dos vampiros através de suas aventuras. Ariel Simon foi o segundo com ele descobri os Cinco Poderes, foi apresentada a Radamés, uma figura de peso dentro da série, pouco comentado, mas um vampiro realmente poderoso, um guia espiritual por assim dizer. Bem, fico com Jan Kmam. Mas amo todos eles, todos de algum modo dividiram comigo suas vidas, segredos, amores. Sou meio que uma confidente de todos eles.

Livros de Elite - Como foi o processo de criação dos seus personagens? Sabemos que o trio protagonista de Alma & Sangue tem personalidade forte e cada qual muito diferenciada. Gostaríamos de saber como você os desenvolveu, de onde veio a inspiração?
Criar um personagem é algo complexo. É uma conversa intima, uma entrevista com uma entidade etérea, que não nasceu ainda. É preciso fazer as perguntas certas. Como se ele chama, seu tipo físico, onde nasceu, o que o motiva, quais suas ambições? Faço essas perguntas e tento respondê-las o menor possível. Meus personagens têm uma ficha completa, que começa com a data de nascimento. Dou a eles mais que nomes e características físicas, eles tem até mesmo alma. Como disse é brincar de Deus. O escritor tem a falsa ilusão de que é um semideus, que da vida a sua criação. É um tanto prepotente, mas na intimidade entre o teclado e a tela existe um universo.

Livros de Elite - Kara Ramos possui uma rosa tatuada no seio, e Jan e Ariel possuem um amor pela flor também, sendo citada varias vezes durante a história. A rosa seria uma ligação entre eles, estou certa? E porque a escolha em especial da rosa, tem algum significado em sua vida?
Gosto bastante de rosas e flores. Quando tive a ideia do livro, foi por ter sonhado com Jan Kmam, ele e Kara estavam dançando, andando pelo átrio do casarão que estava cheio de rosas vermelhas.  Mas isso não é novo, a rosa é um símbolo de imortalidade de paixão e desejo. Nada mais certo que uma rosa vermelha para unir um casal. A tatuagem é o símbolo de uma união imortal entre dois amantes, suas almas. Nas capas dos livros vários desses símbolos estão representados. Para mim é um pacto antigo de amor.

Livros de Elite - Ao ler seus livros podemos notar que você tem um vasto conhecimento de história, principalmente em mitologia. Este assunto sempre foi de seu interesse?
Interessei-me por história antes mesmo de ir à escola, minha mãe costumava falar sobre a Grécia e os seus mitos. Na escola passei a ler livros sobre personagens, mitos, lendas, guerras, conflitos, heróis. Como também armas e objetos antigos. Também me interesso por magia e ocultismo, buscando diferenciar o real, e o fantástico. Afinal se vou falar de criaturas que viveram mil anos, preciso conhecer os acontecimentos que envolveram sua passagem por determinados países. No Despertar do Vampiro descrevo a Noite de São Bartolomeu, ocorrida em 1572, na França. No Pacto dos vampiros passei pela campanha de Napoleão Bonaparte na campanha do Egito em 1798.

Livros de Elite - Nós fãs, estamos sedentos por mais e você divulgou recentemente que esta trabalhando em um novo projeto, “Pandora – controle sobrenatural”. Novamente o tema sobrenatural, o que podemos esperar? Os fãs de Alma e sangue podem sair parcialmente do luto?
Recentemente postei em meu blog, e na página da série no Facebook, a primeira “Crônicas de Alma e Sangue”. Um projeto, por enquanto, independente, que pretendo futuramente editar em E-book, ou no formato tradicional, com contos sobre alguns personagens da série.
Acho que os fãs da série terão em Pandora – Controle Sobrenatural um novo mundo para conhecer. O livro trata da rotina de uma agência de controle do sobrenatural. Os agentes lutam contra demônios, fantasmas, ataques de vampiros, lobisomens, Súcubos. Seu dever é manter os mortais em sua “ignorância” sobre tais eventos. Um desses agentes é Zoe Lessa, uma Nefelim, que acabou de ganhar um novo parceiro, um veterano chamado Alex Olivares, um lobisomem.

Livros de Elite - Se não fosse escritora, seria______?
Pintora. Sempre gostei de desenhar, tive algumas aulas é algo que pretendo desenvolver como passatempo.

Livros de Elite - Você enfrentou dificuldades por não residir em São Paulo ou no Rio?
No começo foi um pouco complicado, mas nada que não possa ser resolvido via e-mail, telefone, Skype, vídeo conferencia. Claro, o público reclama, quer os livros autografados. Sempre que posso ou sou convidada para algum evento vou a São Paulo. É uma situação facilmente resolução.

Livros de Elite - Autor também gosta de ler neh? Quais são os seus livros e autores favoritos?
Boas histórias. No ano de 2012 li quase cinquenta livros bem variados, algumas séries. Estou no último livro da série de Irmandade da Adaga Negra, já haviam me recomendado dos livros, mas por tempo ainda não os tinha lido. Antes deles comecei a ler Dezesseis Luas, que tem estreia marcada nos cinemas. Espero que o filme não decepcione, gostei bastante do livro.

Livros de Elite - Onde os leitores podem encontrar e comprar seus livros?
Saraiva, Livraria Cultura, Travessa, Submarino, nas grandes redes.

Livros de Elite - Como está sua agenda? Tem algum evento que você gostaria de convidar os leitores? 
No momento minha agenda de eventos está em branco, a de trabalho está cheia. Tenho dois projetos para esse ano e pretendo finaliza-los antes de 2014.

Livros de Elite - Fale um pouco sobre você:
Sou curiosa, gosto de fazer amigos, alguém com desejos e grilos. Que aprende todos os dias e ainda se surpreende com coisas simples. Mas de pé no chão. Agradeço o convite, espero ter respondido tudo satisfatoriamente.

10 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Infelizmente só li o primeiro livro, e estou muito curiosa para ler o restante.
    Desejo a autora um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  2. que simpática, não conhecia ela! A série é bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! Eu tbm não a conhecia, vou procurar seus livros para ler!

    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Vendo as capas agora me lembrei que tenho apenas dois dos marcadores =(
    Não conheço o trabalho da autora, mas procurarei conhecer melhor. Nunca vi o livro, não sabia que tem no nosso amado Submarino rsrsrs

    Muito sucesso pra ela \o/

    bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Gosto de capas que fazem sentido e sequencia... tenho alguns marcadores desta série e fiquei curioso para ler o livro... =P

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a série e nem a autora mais eu gostei muito do nome e parece ser muito bom todos os livros eu gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista. Não conhecia a serie, vou buscar mais sobre os livros... mas acho que adoraria lê-la.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia a autora nem a série.. muito boa a entrevista..
    alias eu adoro essas entrevistas.. assim posso conhecer tanto o autor, quanto sua obra..

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nem a autora nem estes livros...
    Ela parece super gentil e educada. Isso já vale como um incentivo para ler a série =)

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora, mas acho que todos autores que tratam bem os fãs merecem já meu respeito.
    Me interessei pelos livros, adorei as capas, adoro capa com preto.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz