5


Resenha: Travessia



• Editora: Suma de Letras
• Autora: Ally Condie
• ISBN: 978-85-8105-074-4
• Ano: 2011
• Páginas: 273
• Tradução: Renato Marques

Sinopse: Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.


Resenha:

Essa resenha pode conter spoiler do 1º livro "Destino", para ler a resenha do mesmo, clique no título.

Em Travessia, embarcamos na busca incansável de Cassia por Ky. Cassia foi enviada para os Vilarejos pela Sociedade, para trabalhar. Cassia tem certeza que será reclassificada, mas isso não muda seu objetivo atual: Encontrar Ky. Depois de alguns meses trabalhando nos Vilarejos, Cassia junto com uma nova colega, Indie, combinam de fugir. Juntas, conseguem chegar ás Províncias Exteriores, onde não há nada da Sociedade. Encontrar Ky é seu objetivo maior, depois disso feito, Cassia quer se juntar a Insurreição e nunca mais precisar pisar na Sociedade.

Ky tbm fugiu do Vilarejo onde trabalhava. Agora seu objetivo é voltar para a Sociedade e ficar próximo a Cassia. Apesar da saudade imensa que sente de Cassia, Ky sabe que, assim que ela descobrir seus segredos, irá preferir ficar com Xander. Mas isso não o impede de tentar.

Eu amei o primeiro livro, "Destino". Neste livro, confesso que me arrastei para terminá-lo. Os personagens principais, Cassia e Ky, cresceram muito. Cassia não é mais aquela meninha indefesa que vivia mimada na Sociedade. Cassia agora quer lutar pelo amor que sente por Ky. Quer encontrá-lo e ficar com ele, sem a Sociedade dizendo quem é o melhor partido para ela. Ky, apesar de ser o mesmo, me fez gostar mais dele. Descobrimos neste livro, muitas coisas sobre a vida de Ky, coisas que ele quer esconder.

Os capítulos são divididos entre Cassia e Ky. Podemos acompanhar a versão dos fatos pelos dois. O que eu gostei muito, só que a narrativa é lenta demais, me perdi em várias partes e tive que voltar algumas vezes para entender melhor. Como eles não estão mais na Sociedade, descobrimos mais sobre as Províncias Exteriores e sobre a Insurreição, que é um grupo de Aberrações e Anomalias que tentam tomar o poder da Sociedade. E tem ainda um "Inimigo" que eu não entendi de onde vem, mas tenho as minhas dúvidas...

Novos personagens foram elaborados a trama, e gostei muito disso. Indie, colega de Cassia, Vick e Eli, colegas de Ky. Xander é um ponto interrogativo para mim. Ele não aparece muito neste livro, mas algumas conversas entre Ky e Indie, indicam que ele tem um segredo que não pode ser revelado (ainda).

A capa do livro é linda, revela o que Cassia fez o livro inteiro: Sair da bolha de repressão que é a Sociedade. Na contra capa do livro, encontramos um mapa de como é Além da Sociedade, e enquanto Cassia e Ky narram sua fuga, nós podemos acompanhá-los pelo mapa. A diagramação é simples, com detalhes nas viradas de capítulos. Indico para quem gosta de distopias. Vou continuar lendo a série porque gosto demais das capas e do Ky (*.*).


Sobre a autora:


Ally Condie é ex-professora de Inglês do ensino médio. Abandonou a profissão para se tornar mãe em tempo integral e, a partir daí, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, publicou cinco outros romances para jovens. Atualmente vive com o marido e seus três filhos nos subúrbios de Salt Lake City, Utah.


Formulário Top Comentarista

5 comentários:

  1. Eu gostaria muito que a Indie continuasse na série, mas não sei não.

    Adorei a resenha Ana, tbm gostei muito dos novos personagens.

    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Ana Paula! Já li Destino e Travessia e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nenhum dos dois. Essa capa é muito feia, deus do céu! A resenha tá ótima, como sempre.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa série ainda.
    Acho que vou compra ela se aparecer novamente em promo da sub.

    ResponderExcluir
  5. Já vi alguns comentários sobre Destino e fiquei curiosa com a série. Fiquei meio perdida na resenha por não ter lido o primeiro livro, mas espero gostar quando eu lê-lo.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png