19


Resenha: O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira


  • Autor: Rodrigo de Oliveira
  • Editora: Baraúna
  • ISBN: 978-85-7923-675-4
  • Páginas: 372
  • Ano: 2013

Sinopse:
Num futuro próximo, uma antiga lenda Suméria torna-se realidade. Um gigantesco planeta é descoberto no nosso sistema solar e ruma em direção à Terra. Sua aproximação desencadeia um fenômeno único na história e bilhões de pessoas se transformam, de uma hora para outra, em criaturas sedentas de sangue e carne, num estado permanente e irreversível de fúria psicótica. Neste cenário caótico uma família inicia uma luta desesperada pela sobrevivência. Assim, surgirão dois líderes capazes de guiar os poucos sobreviventes de uma cidade do interior de São Paulo para enfrentar uma horda de zumbis canibais. Com passagens em Brasília, nos Estados Unidos, na China e na França “O Vale dos Mortos” é uma história de zumbis com ação frenética e muita violência, que também trata de valores como liderança, trabalho em equipe, e a força de um jovem casal capaz de tudo para proteger seus filhos e amigos. Acima de tudo, “O Vale dos Mortos” trata de uma grande história de amor capaz de sobreviver a tudo, até mesmo ao fim do mundo.


Resenha:
O ano? 2018. O dia? 14 de Junho. O mundo parou para ver o planeta Hercóbulus, afinal, a alguns meses atrás, todos achavam que este seria o destruidor do planeta Terra. Mas os cientistas conseguiram comprovar que ele passaria ao lado da Terra, podendo oferecer um espetáculo a toda população mundial. Mas no dia em questão, algo fora do normal aconteceu. O calor era abrasador, pessoas de todas as idades começaram a desmaiar e quando acordavam não eram mais as mesmas. Com os olhos de um branco espectral e uma fome de carne inumana, esses seres despertavam para matar, sem medo nem piedade.

"E assim, nesse espírito de empolgação de muitos e apreensão de alguns tantos outros, chegou o grande dia. O momento do tão esperado show cósmico, no qual Hercóbulus iria se revelar com toda a sua majestade. Naquele dia, se Deus existisse de fato, deve ter preferido desviar o olhar. Por que aquele planeta não iria apenas trazer um belo espetáculo. Iria trazer também o caos e a devastação."

Em São José dos Campos, uma cidade do interior de São Paulo, uma família qualquer começa seu dia. Ivan e Estela são casados  e possuem 2 filhos, Matheus e Ana. Um casal comum, que aproveita o final de semana para resolver algumas pendências domiciliares. Quando finalmente param para almoçar no Shopping Center Vale, algo estranho acontece: pessoas começam a desmaiar e quando acordam atacam quem estiver na frente, dilaceram em questão de minutos, seus maridos, esposas, filhos... Ivan e Estela, meros analistas de sistemas, pensam primeiramente na segurança de seus filhos e apavorados deixam o local. O pensamento coletivo é de há algo errado com o sistema de ar do shopping, mas ao sair na rua, o caos é maior, agora ambos deixam de lado suas vidinhas pacatas e se tornam algo maior, capaz de fazer qualquer coisa para proteger seus filhos e amigos.

"... Não sabiam no que os pais iriam se transformar com o passar do tempo. Matheus e Ana não faziam ideia de que estavam diante de dois dos maiores predadores vivos da Terra."

Em 2018 esse planeta Hercóbulus, resolveu nos fazer uma visita, e os acontecimentos gerados apartir desta data, nos dão certeza que ele foi o responsável. Em O Vale dos Mortos, conhecemos um casal que viraram meus personagens favoritos. Ivan e Estela são os melhores personagens que tive o prazer de conhecer este ano. Não por eles estarem em uma guerra Zumbi, mas pela competência de cada um. O autor os nutriu com tanta humanidade que algumas de suas ações nós mesmos pensaríamos em fazer. Todos os demais personagens do livro, também são igualmente significativos. Além dos zumbis atacando continuamente, nossos personagens ainda tem que enfrentar o ser humano vivo, aquele que é capaz de qualquer coisa para se salvar, que não pensa nos demais, se só quer se dar bem.

Agora, imagina meu desespero total, lendo que cada canto da minha querida cidade (São José dos Campos) está infestada de zumbis? Os lugares onde costumo ir, Shopping Colinas, Shopping Center Vale, Wall Mart, Extra... dentre tantos outros. Mas a história não é focada somente aqui. Temos passagens por todo o planeta, o autor fez uma pesquisa que é inacreditável! Como o evento se passa em 2018, o autor teve que fazer algumas suposições, como ele mesmo explica no final do livro. Mas alguns eventos passados são verídicos e documentados, nos dando mais a sensação de estar acompanhando o que acontecerá no futuro. Uma história maravilhosa, cheia de ação do começo ao fim, onde o ser humano não é mais o caçador, é a caça!

"Assim que eles entraram no veículo Ivan pegou o celular e colocou uma música para tocar no MP Player.
- Black Sabbath? - Estela perguntou curiosa.
- Sim. Chama-se The Sign of the Southern Cross - Ivan respondeu, enquanto entrava na avenida Jorge Zarur com o gigante de aço.
- E do que fala essa música? - Estela Perguntou.
Ivan sorriu de forma significativa. Depois respondeu:
- Fala que quando surgir um sinal misterioso no céu a Besta estará livre para vagar sobre a Terra. E os homens terão que se unir para enfrentá-la."

Como vocês podem perceber pelos quotes, a história é narrada em terceira pessoa, o que eu gostei muito, pois temos uma abrangência maior dos acontecimentos. Os capítulos possuem titúlos e numeração, eu particularmente gostei muito da capa, mas sinceramente, espero que no próximo volume a capa tenha mais cor. Sim! Este livro é o primeiro de uma série (trilogia?), que terá seu próximo volume lançado até o final do ano (informação cedida pelo autor). A diagramação é simples, mas muito bem feita, e a revisão está perfeita, sem nenhum erro. 

Espero sinceramente que eu tenha passado pra vocês o quanto eu gostei deste livro. A escrita do Rodrigo é viciante. Só não terminei de ler antes, porque as letras são pequenas e sou meio cegueta sabe... só tenho tempo para ler a noite, ai já vio, cansa demais a vista. Mas mesmo assim, adorei capa palavra escrita, cada invasão programada, cada sobrevivente encontrado. E espero ansiosamente a continuação. Um livro maravilhoso, que não fala só de zumbis, morte, carnificina. Mas que também nos mostra do que o ser humano é capaz para proteger quem ama, como somos vulneráveis sozinhos, como precisamos uns dos outros.
Pois é gente! Que livro! Tentei ao máximo reduzir esta resenha, mas creio que foi um pouco impossível por dois motivos: Primeiro - eu sou doida pelo Apocalipse zumbi (creio que nós ainda seremos atacados por um vírus ou algo do tipo, que faça isso acontecer), segundo - minha cidade é palco desta história inacreditável! 
Quando eu fui a sessão de autógrafos deste autor aqui na minha cidade, não me passava pela cabeça que eu acabaria virando uma fã enlouquecida desta história. Quem me acompanha no face e na página, deve ter visto meus surtos psicóticos que esses dias lendo O Vale dos Mortos me renderam!!!! Se você não gosta de carnificina e zumbis, tudo bem, neste livro, além de muita ação, você vai encontrar um história com romance, divertida e com uma lição de vida!

"Os eventos passados deste livro ocorreram de fato. Os eventos futuros dificilmente virão a acontecer. Mas o certo é que mais cedo ou mais tarde podemos nos encontrar com Hercóbulus.
E que Deus abençoe e proteja todos nós." - Nota do Autor

Avaliação:


Como vocês podem ver, hoje adotamos um sistema de classificação que será representado por nossas torrezinhas ai em cima. Como eu amei de verdade este livro, nada mais justo do que dar 5 torres não é?

Sobre o autor:


O Vale dos Mortos é a obra de estréia de Rodrigo de Oliveira. 
O autor é técnico em publicidade e propaganda, cursou publicidade na Universidade Metodista e é graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista. Também é certificado especialista em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute sediado na Filadélfia / Pensilvânia.
Rodrigo de Oliveira é casado, pai de dois filhos e reside em São José dos Campos, interior de São Paulo.

19 comentários:

  1. Os nacionais estão cada vez melhores!
    Adorei a resenha e realmente dá para perceber que vc gostou do livro!

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a capa muito tensamente uau!
    Admito que tenho uma preguiça por livros de zumbi, mas ganhou pontos por você ter gostado.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar nem no livro nem no autor.
    Mas uma coisa é certa, os autores nacionais cada vez mais surpreendem com suas histórias.
    Fiquei super curiosa pra ler e eu adoro zumbis... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
      Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
      O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

      Excluir
  4. Cara, fala sério, eu preciso deste livro. Imagino por tudo que vc passou Ana, eu tbm surtaria lendo este livro. Parabéns! A resenha ficou perfeita, to me coçando pra comprar este livro hehehehehehe

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
      Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
      O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

      Excluir
  5. Eu não conhecia esse livro, mas parece que ele é muito bom e eu preciso ler esse livro, adoro zumbis e tenho certeza que vou amar ao livro, eu vou surtar se não ler ele logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
      Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
      O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

      Excluir
  6. Caramba, deve ser muito legal ter uma história de um livro se passando na sua cidade, sei lá parece ser muito emocionante, sério. Minha cidade mesmo é tão pequena e desconhecida que nem história de quadrinhos se passaria aqui...

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa tenebrosa mas a resenha está ótima, gosto muito de estórias futuristas e com esse tema, parece bom o livro!

    ResponderExcluir
  8. Eu não me animei muito com o livro!
    Não curto muito história futurista e essa não me atraiu muito!
    Mas pra quem gosta vai amar o livro!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olha que legal, você já leu... eu ainda estou para ler, este está na fila... rs...

    Essa foto do autor, eu tirei no evento de apresentação do livro...rs... acho que como está no picasa fica disponível pra todos...

    Mais não tem problema... ficou ótima o foto né?

    Adorei sua resenha!!!

    Sorteio deste Livro autografado no Blog Mural dos Livros!!!
    http://www.muraldoslivros.com.br/2013/06/sorteio-do-livro-o-vale-dos-mortos.html

    Vem visitar meu blog Mural dos Livros - www.muraldoslivros.com.br


    Beijos
    Nina Lauren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Na verdade encontrei no Google mesmo! Eu ia colocar uma foto que tirei com ele na sessão de autógrafos, mas a sua tava mais bonita!

      Obrigada pelo comentário!

      bjo^^

      Excluir
    2. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
      Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
      O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

      Excluir
  12. Comprei ele sábado 07/06/14 e já estou mais que na metade do livro. A história é muito legal! tem muita ação e aventura! to me segurando para não terminar ele logo! kkkkkkk SUPER INDICO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
      Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
      O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

      Excluir
  13. Tem uma trilogia de zumbis que li essa semana que achei excelente.
    Chama-se 'Apocalipse Z'. O subtítulo do primeiro livro é 'O Princípio do Fim'; o do segundo livro é 'Dias Escuros'; e o do terceiro livro é 'A Ira dos Justos'.
    O autor é Manel Loureiro, e ele é espanhol.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png