18 agosto 2013

Entre aspas - Um par de meias: indiferença x mudança.




É com muita prazer e orgulho que sou uma colaborada do Livros de Elite! Sou a Renata, tenho 21 anos, gaúcha, faço estágio na área de tecnologia da informação e faculdade de Engenharia de Energia. Sei que não tem muita haver com escrita e livros hahaha mas essa paixão é antiga, desde criança. Já ganhei cursos de leitura de poemas e criação (um deles o Poemas no Ônibus aqui de Porto Alegre). Minha saga favorita é "Harry Potter", porém meu livro favorito é "O Hobbit". Escritor favorito não falo por nada, porque isso é sacanagem com leitor. Tenho um blog, o Óculos e Marca Página, que é meio parado, mas às vezes dá para conferir algum texto ou resenha meus por lá. Irei publicar semanalmente textos e contos meus (já publicados e alguns exclusivos) para o blog Livros de Elite. Espero que gostem dos textos e contos!



                           Um par de meias: indiferença x mudança.                                                             

Todo mundo tem um ídolo, um modelo, um herói, ou até mesmo um de cada, quem sabe mais de um? Toda gente quer ser ídolo, modelo ou herói de alguém mesmo que por minutos, um instante, em um sonho.

A maior parte dos títulos que damos e conhecemos são superestimados, a palavra perfeita: overrated.
Mas esses personagens, esses títulos não são coisas boas? Pessoas que gostaríamos de ser como, que levamos atitudes, que admiramos, que dá uma sensação de bem-estar, segurança e até mesmo amor (platônico muitas vezes). Sim, é bom e saudável termos esses personagens, todos nós os temos. O problema é outro.
Cada um de nós é um pouco ídolo, modelo, herói. Mesmo que seja apenas uma vez na vida por um segundo, somos e representamos isso para alguém. Às vezes até para nós mesmos e muitas vezes nos saímos melhores dos que os nossos eleitos, mas não percebemos isso.
Saber admirar-se é considerado narcisismo. Eu vejo como saber as próprias qualidades e gostar delas. Admirar-se é amar a nós mesmos, um exercício mental e diário difícil e que mesmo aquele herói mais amado muitas vezes esquece, não sabe ou tem vergonha de praticar. Essa prática é importante para sabermos quando somos e quando sermos heróis e o porque disso.
Podemos ser heróis. Ídolos. Modelos. Pessoas admiradas. E tudo junto e misturado, mesmo com características contrárias a essas como vilão. Tudo depende do ponto de vista. Você pode achar-se herói em determinada atitude enquanto o outro não acha e vice versa. A mesma atitude considerada modelo por mim pode ser uma atitude indiferente para outrem.
Existem tantas pessoas tidas como ídolos, modelos e heróis: escritores, cantores, atores, e mesmo os heróis de quadrinho. O que faz então, com que eu prefira o Batman enquanto outro prefere o Homem Aranha? A referência e preferência individual. E é exatamente por isso que esses títulos são overrated. E embora não entrem em um senso comum e haja uma definição para cada palavra, acho que o que mais se destaca é o ser formidável para alguém.
Um par de meias não te torna um herói pra ti mesmo, e pode não ter nada de formidável para seu amigo, mas para aquela pessoa que recebeu esses par de meias de ti, com certeza, você foi formidável, admirável e o herói daquele momento, o herói dela. Você deu o que a pessoa mais precisava no momento e não esperava. Isso acontece com tudo: uma música, um livro, uma atitude, um sentimento.
Mude a vida de alguém, pratique o "ser herói" hoje.



8 comentários:

  1. Olá Renata! Bem vinda!
    Menina, que texto lindo! *-* Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, Renata!
    Meu ídolo é Deus, meu herói é meu pai, e acima de tudo eu sou meu herói :3
    Tenho um auto estima incrível. kkkk
    Adorei o texto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, queria ser a heroina dessas criancinhas que foram abandonadas =/ Espero poder ver mais textos como esse aqui no blog.

    http://garota-oblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua escrita, Renata!
    Seja bem vinda!
    Vou dar um olhada no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda Renata!!!
    Texto lindo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda!!!
    Muito lindo o seu texto eu adorei e quanta inspiração para escrever.

    ResponderExcluir
  7. Bem vinda a equipe :)
    Achei o texto lindo, parabéns! Belas palavras viu?

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz