8


Resenha: Book Tour Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção - Livro Um





Autora: L.L.Alves
Editora: Biblioteca 24horas
ISBN: 9788541604215
Páginas: 310
Ano: 2013
Adicione no Orelha de Livro


Livro cedido através do book tour realizado pela Tifany Baesso do blog Os Amantes da Leitura

Sinopse:
Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?

Resenha:

Em Instituição para Jovens Prodígios, conhecemos Lara Müller, uma adolescente nerd que mora no subúrbio do Rio de Janeiro. Lara é mais velha de 2 irmãos, e o que ela mais deseja é fazer uma faculdade e ajudar a sua família que não é rica, mas nunca passou necessidades extremas.
Lara é uma garota palpável, adorei isso no livro. A autora mostrou uma realidade que sempre vemos em famílias deste porte. A mãe é uma exímia dona de casa, que largou tudo para cuidar do esposo e dos filhos. O pai trabalha tanto que não tem tempo pra mais nada. Os filhos brigam entre si, claro! Mas existe amor entre eles. Tudo isso atrelado a uma história fantástica que leva o leitor a uma viagem incrível!


Lara sempre estudou em escolas gratuitas, e também, sempre foi a mais inteligente. Sempre gostou de estudar, memoriza as coisas facilmente, lê muito e adora tudo que é associado ao mundo nerd! Na sua antiga escola, somente duas pessoas conversavam com ela: Jéssica, que poderia ser considerada sua colega, pois a garota adora falar e não escuta nada que não seja do seu interesse. E Lucas, seu melhor amigo, a pessoa mais próxima a Lara depois de sua família. Lucas é um fofo! Mas ele sempre teve outros sentimentos em relações a Lara que nunca foram correspondidos porque o coração de Lara pertencia a outro rapaz que, acabou a magoando muito.
No meio disso tudo, Lara descobre que a Instituição para Jovens Prodígios, situada em Londres, abrirá vagas para novos alunos. Lara e sua família vêem ali uma chance para a garota, afinal ela é muito inteligente e pode sim se dar bem. Mas Lara sente logo de cara, que esta Instituição tem algo diferente.... estranho.... Será que ela será capaz de deixar sua família para viver em outro país? E Lucas? Logo agora que Lara passou a enxerga-lo, ela irá embora para sempre?

"As inscrições logo estariam abertas. Sua mãe insistira que ela decidisse de uma vez. A garota acabara se acostumando com a frase que ela usava quase que diariamente: "É uma oportunidade única na vida, filha!". A garota sabia disso e tinha medo. Medo de não passar e sentir-se vazia, sem conteúdo. Afinal, a inteligência era a coisa mais importante que tinha. Na verdade, era a única coisa mais importante e que valorizava em si. Ela se orgulhava disso. Então falhar não podia ser uma opção. Se fosse tentar, seria para passar."
Lara passa na difícil prova, e agora é preparar as coisas para a grande viagem. Mas chegando na Instituição, Lara começa a passar por difíceis pertubações. Conseguira fazer amizade com Irene, a outra brasileira que também passara no teste, Hugh, um inglês muito charmoso e Patrick, um americano que adora futebol. Mas também conseguiu irritar diversos estudantes só pelo simples fato de estar ali. Outras coisas esquisitas começam a acontecer com nossa protagonista, ela sente muito sono, sua miopia que antes era irreversível, agora não a incomoda mais, e o mais estranho de tudo: Um pombo se comunicou com ela! Mas afinal, o que esta acontecendo?
"Esse lugar está me fazendo mal, concluiu sentando-se em um dos inúmeros bancos de pedra absurdamente gelados espalhados pelo jardim. Suspirou e fechou os olhos. Não havia motivos para entrar em pânico. Bom, na verdade havia. Um pombo falara com ela! Isso não era considerado normal, certo?"
Com uma narrativa em terceira pessoa, IJP vem para levar o leitor há um mundo de jovens super inteligentes. A autora não foca somente na Instituição. Ela trabalha a vida de Lara antes de entrar na mesma. Sua família que é a base de tudo para ela. A personalidade de Lara é marcante e realista. Tenho certeza que vocês vão se identificar com ela em algum ponto da história. A diagramação esta boa, com poucos erros de revisão. A capa, bem, vou ser sincera. Prefiro a da 2º edição. Esta ficou feia em comparação a nova, mas remete a uma parte do livro que eu queria muito descobrir.... afinal, o que o urso e a cobra tem a ver com a história de Lara? Leiam o livro! rsrsrsrsrrsrs Infelizmente as folhas são brancas e o livro não possui aquelas orelhas nas capas. A capa tbm é bem mole e o tempo todo eu fiquei com medo de amassá-la! ¬¬


Sou fã da literatura nacional, e sempre que gosto de um livro, o indico sem pensar duas vezes. Gosto mais ainda, quando a história é ambientada aqui, no Brasil. Mas isso não deixa a desejar no livro. A autora soube trabalhar com maestria os acontecimentos nos dois países, Brasil e Inglaterra. A descrição dos cenários, pontos turísticos, clima... Tudo muito bem feito! O que mais me empolgou neste livro, foram as pequenas indicações do livro preferido da autora: Harry Potter. Eu não li os livros, mas só pelos filmes, consegui distinguir vários pontos. O que me incomodou um pouco no livro, foi a utilização da língua inglesa. Bem, ela estava traduzindo tudo, então porque algumas frases e palavras tinham que ser em inglês? Nada contra.... já li outros livros que eram assim, mas para mim, incomodou um pouco. Afinal, o livro é nacional!
Este volume serve mais como um introdução. Muito mistério ronda a Instituição e Lara não descobriu nem a metade deles ainda. Muitas perguntas ficaram no ar e claro, aquele gostinho de quero mais!


Super indico essa leitura. IJP vem com tudo com sua 2º edição super linda e caprichada. Se você ainda não leu, não perca tempo e embarque nessa aventura com Lara, descubra junto com ela o que o grande castelo da Instituição esconde! Você não vai se arrepender!


"Lara sentiu seu coração apertar e o estômago revirar. Qual era seu papel em tudo aquilo? Era uma simples garota! Estranha, mas simples. Queria apenas passar em uma boa universidade e conseguir dinheiro para ajudar sua família. Como conseguiria lutar contra essas pessoas, sendo que sempre evitava brigas?"


Avaliação:


Sobre a autora:


L. L. Alves é estudante do curso de Letras - Língua e Literaturas Inglesa da UFSC. Apaixonada por ler e escrever pretende seguir os passos de JK Rowling e espera que a vontade de chegar à última página não passe jamais.

8 comentários:

  1. Oi, Ana Paula!! Uau, que resenha completa *-* Obrigada pelas palavras e, principalmente, pela sinceridade rs
    Não imaginava que o uso do inglês incomodaria tanto (quis mais dar uma sensação de realismo, já que a maior parte do livro não se passa no Brasil).
    Enfim, fico feliz que a história tenha te cativado e deixado perguntas, isso é o mais importante né? :D

    Obrigada pela parceria, pela paciência, e por ser essa pessoal incrível! Sei que a qualidade do livro deixou a desejar, mas por enquanto é o que posso oferecer para os leitores... Espero em breve ter mais condições de providenciar um livro de folhas amarelas, orelhas e bem melhorzinho rs

    Beijão, flor <3

    ResponderExcluir
  2. Quando sai o resultado do sorteio?! Era pra sair ontem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, o sorteio ia até ontem, o resultado sai assim que possível! Por favor aguarde ok?

      Excluir
    2. Okay, estou aguardando, obrigada... ^-^

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha, Ana. Super completa e extremamente sincera.
    Amo esse livro e estou super ansiosa pela sequencia, porque como você mesma citou, a autora deixou vários mistérios a serem resolvidos e escreve de uma forma que nos captura.

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Desde que li o seu post de "Li até a página 100 e..." sobre este livro, já fiquei interessada! Parece ser muito bom e gostei de saber que o foco do livro não é somente na instituição.
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não curti muito a ideia no livro. Não chamou a minha atenção. Mas fiquei curiosa pra saber o que significa esse urso e a cobra na capa, haha.
    Também não gosto quando pego um livro com a capa mole pra ler, principalmente porque a maior parte do tempo leio no metrô, e muitas vezes em pé, então isso atrapalha um pouco.
    Enfim, não seria um livro que eu leria, por não despertar tanto a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Não sei explicar exatamente o porque, mas o livro não me deixou com vontade de correr e comprar.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png