Resenha: Não Conte a Ninguém

20 março 2014

3º Livro do Desafio Literário Skoob \o/



Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296516
Ano: 2009
Páginas: 250
Tradutor: Ivo Korytowski
Adicione no "Orelha de Livro"
Nota: 4/5

Sinopse: David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade. 

Resenha:

"Ela permaneceu ali por mais alguns segundos. Depois, disse algo para a câmera. Não pude ouvi-la, mas consegui ler seus lábios.
-Sinto muito- balbuciou minha esposa morta.
E saiu andando. "

Este é o primeiro livro que leio do autor, e confesso que me surpreendi. Não gosto muito de livros com mistérios, fico ansiosa sabe? Monto um quebra-cabeças na minha mente e fico tentando desvendar desesperadamente! Mas não foi o que aconteceu ao ler "Não Conte a Ninguém". Claro que rola aquela apreensão, mas foi tão gostosa a leitura, que quero ler outros títulos do autor em breve!

Neste livro, acompanhamos David Beck, um pediatra que a oito anos atrás, perdeu sua esposa. Todos os indícios levam a crer que ela foi morta por um serial killer, que foi capturado e condenado por outros diversos crimes. Mas tudo muda quando dois corpos são encontrados próximo do lugar onde sua esposa foi morta. A polícia volta a investigar o casa, e as suspeitas antes voltadas para o serial killer, agora recaem em Beck. Beck também não faz muito para ser o inocente. Depois de receber emails anônimos, Beck começa a suspeitar que sua esposa, Elizabeth, esta viva, afinal os emails são com códigos que somente os dois conheciam. A vontade de rever Elizabeth é grande, mas antes de isso acontecer, Beck terá que descobrir o que realmente aconteceu naquela noite, para isso, contará com a ajuda de sua melhor amiga, a modelo Shauna, uma advogada conceituada, Hester e um traficante de drogas que o considera muito, Tyrese.


O envolvimento dos personagens são acima de tudo, perfeitos! O autor soube como levar a história sem ser cansativa. A narração alterna entre primeira e terceira pessoa. Beck conta como tudo aconteceu e chega a conversar com o leitor. Achei maravilhoso esse estilo, não consegui desgrudar os olhos das páginas, tornou-se viciante sabe?

Desconfiei de muitos personagens, e adoro quando isso acontece, mostra que o enredo realmente mexe com o leitor, nos faz pensar nas possibilidades e nos acontecimentos. Só senti falta de um final mais revelador sobre alguns personagens que gostei muito, fora isso, o livro é perfeito!


Com uma diagramação simples, mas muito bem feita, "Não Conte a Ninguém" trás um enredo cheio de ação e suspense, segredos e mentiras, mas também mostra o que um homem apaixonado por sua esposa, é capaz de fazer para te-la de volta. Super recomendado!


"Falar de Elizabeth dói. Dói muito. Traz de volta seu último grito. Traz de volta todas as perguntas não respondidas. Traz de volta todos os "e se..." (poucas coisas, acredite, são mais devastadoras do que os "e se..."). Traz de volta a culpa, o sentimento, por mais irracional que seja, de que um homem mais forte - um homem melhor - poderia te-la salvado."


Sobre o Autor:


Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se atualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.


11 comentários:

  1. Ótima resenha.Eu também li esse livro para o desafio.De inicio tinha escolhido Ponto de Impacto do Dan Brown,mas acabei lendo esse e gostei muito,e me surpreendi pois não gosto muito do gênero(assassinato/policial/suspense),mas depois dessa leitura pretendo ler outros livros assim principalmente do Harlan Coben.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro do Harlan Coben, e não planejava ler esse livro também por que não gosto muito de assassinatos,mas só por que a resenha foi positiva vou dar uma chance a ele*o*,parece o tipo de livro que eu gostaria de ler...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha e concordo com vc. Eu tbm gostei muito desse livro

    ResponderExcluir
  4. Eu jurava que o personagem do traficante tinha sido inventado só para o filme! Achei meio forçado o envolvimento dele na história, mas enfim.... talvez no livro isso tenha uma explicação mais convincente.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem Michelle! Adoreu o Tyrese, vou procurar o filme para assistir!

      Bjo ^ ^

      Excluir
  5. Voltei meninas \o/

    Pense em um autor que eu tô louca pra ler alguma coisa? é o Coben.
    Li uma resenha em algum blog que me deixou curiosa demais com os livros dele. Essa só confirma rsrsr

    Bjokas
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, td bom?

    Eu já ouvi coisas maravilhosas sobre esse autor, mas ainda não li nada dele. Adoro histórias de mistério justamente por causa da ansiedade que eles causam, acho impressionante como um livro pode causar sensações físicas!

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente li poucos livros do Harlan Coben, mas acho esse o melhor deles (apesar de achar o Bolitar fantástico). Gostei da maneira como ele criou a história, bem original por sinal, e surpreendeu em vários aspectos. Sem contar, claro, a escrita genial que apenas contribui para um envolvimento ainda maior.
    Também gostei da adaptação, mesmo que a presença do Coben tenha sido tão rápida.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou remando no final de Cilada, a escrita do autor não me envolveu, talvez seja somente nesse livro, mas não fico mais eufórica pelos outros. =(

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro do autor ainda, apesar de amar este gênero e tenho vários títulos do autor na minha lista de desejados =)
    E depois da sua resenha fiquei ainda animada e curiosa para adquirir este livro! E senti sua empolgação ao descrever Não conte a ninguém, e espero conferir o mais breve possível.
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  10. Também foi o primeiro livro que li do autor e gostei muito. Espero ler outros em breve. Não é uma leitura monótona, ele consegue prender nossa atenção o tempo inteiro.
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir