9


Resenha Book Tour: Pluvia - Entre Segredos & Esperança



Autora: Erica Azevedo
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799993
Ano: 2013
Páginas: 280
Adicione no "Orelha de Livro"


Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos.
Resenha: 

 Devo começar essa resenha, agradecendo a querida autora Erica Azevedo, pela oportunidade única de ler esta obra. Muito obrigada mesmo Erica, tenha certeza que, depois de ter lido este livro, vou ver a chuva de outra maneira! ;)


Bem, não é surpresa para ninguém que a literatura nacional vem ganhando um espaço merecido no mercado. Fico muito feliz com isso e só tenho a agradecer por ter a oportunidade de ler algo da nossa terra com um enredo tão fantástico.
Em Pluvia, somos apresentados a um mundo totalmente diferente do que já vimos. Os personagens desta trama, são de um universo paralelo, e atravessam essa dimensão através da chuva! Em Pluvia, encontramos personagens parecidos com os humanos, mas os animais que lá exitem são diferentes e alguns até fofos (Dermilin *-*). Ana, uma humana, vai passar as férias com seus pais e durante uma tempestade, vê esses seres pluvianos, com a curiosidade a flor da pele, resolve segui-los. Para seu espanto, ela descobre que é a única que pode ajudá-los. Pluvia está passando por um momento ruim, algo de estranho e terrível vem assombrando seus habitantes, mas ninguém conta a Ana o que realmente querem dela, ela terá que descobrir seu caminho sozinha.


Confesso que fui surpreendida pela história deste livro! Como a maioria dos livros nacionais lançados recentemente, Pluvia tem continuação, mas o desfecho da história não deixou nada a desejar! Claro que ficaram alguns ganchos para o próximo livro, mas nada que deixe o leitor doido de curiosidade!
Adorei o modo como a autora apresentou os personagens na trama, e gostei muito de Ana também. O que me incomodou um pouco no início, foi a facilidade com a qual ela absorveu o que estava acontecendo. Claro que, devido as circunstâncias em que ela estava, não haveria outra saída, mas.... não sei, acho que não me convenceu. Ana é aquele tipo de personagem que todos os leitores querem ser: participar de uma aventura surreal, em um universo desconhecido, que até então só era visto em livros.


A realidade em que Ana vivia, não era nada emocionante. Com pais que mais trabalham do que ficam em casa, nossa protagonista é sim amada pelos mesmos, mas passar um tempo com os pais, é um tarefa que Ana não quer fazer, ainda mais quando sabe que férias para os pais, é sinônimo de continuar trabalhando. Por isso ela se afundava em suas fantasias, e creio que também tenha sido por esse motivo, que ela aceitou tão rapidamente seu destino.

"E foi então, em meio àquela pequena demonstração da força da natureza, que ela vislumbrou, pela janela embaçada pela chuva, uma pequena transformação de fantasia em realidade. As gotas que caiam inexplicavelmente transformaram-se em pessoas, iguais a ela, vestidas de maneira diferente e agitadas por certa empolgação que ela imaginou em seus rostos."

A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista de Ana, senti falta de um englobamento maior sabe? Queria também conhecer o lado de Aléxi, um personagem que arrancará suspiros, prometo!
Gostei muito da narrativa da autora, sucinta e sem rodeios. Ela não foca somente no romance entre personagens, você sabe que tem algo ali, mas o ponto principal, são os segredos que os pluvianos escondem, e claro, a aventura em que Ana e seus amigos embarcam.


"Algo muito terrível estava assustando os pluvianos, ela podia sentir. E saber que sua ajuda poderia ser a única chance deles fazia crescer uma desconfortável sensação de insegurança."

A capa é muito bonita, descreve bem o enredo do livro, e a diagramação é simples, mas muito bem feita, sem erros aparentes. Uma história que realmente vale a pena ser lida e tenho certeza que te encantará. Um mundo desconhecido, cheios de segredos, magia e seres diferentes, onde uma reles humana pode ter o poder de ajudar ou destruir. Super recomendado!



Avaliação:


Sobre a autora: 


Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica com a série “Harry Potter” e graças a ela se tornou uma aficionada por livros dos mais variados gêneros e autores. Ainda no ensino fundamental, escreveu um roteiro baseado na ditadura militar, o que a aproximou ainda mais da escrita. Mas foi observando a chuva borrar a janela da sala na casa onde morava com os pais e, depois de anos vivendo no mundo dos livros, que a ideia de uma realidade totalmente nova lhe veio à mente. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas.



9 comentários:

  1. Aaaaaaaah que linda sua resenha, Ana. *-*
    Eu que agradeço por você permitir que Pluvia fizesse parte do seu imaginário. Fico muuuuito feliz que tenha gostado. De verdade.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. OI Aninha!! Tudo bem??
    Adorei a resenha do livro, parece ser muito interessante...Pois ganhei ele em um sorteio (autografado) e depois de ler tua resenha confesso que irei "furar" a fila e ler ele em breve!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha e amei o enredo do livro! Eu concordo, o mercado literário brasileiro está ganhando espaço, e coisas maravilhosas estão saindo dele! Sou viciada em literatura fantástica e acho que me sinto do mesmo jeito que Ana, louca para deixar a realidade e invadir um mundo imaginário. Estou animadíssima pelo livro, espero lê-lo logo, a ideia de gotas de chuvas transformando-se em pessoas é tão poético! Até :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana
    Gostei muito da sua resenha.É tão bom ver livros nacionais serem valorizados. Adorei a sinopse, gosto de livros com dimensões paralelas. vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da resenha e me deixou com uma vontade de ler o livro, mas quanto a capa vou discordar de você, eu não achei bonita, achei mais estranha mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler o livro desde que a Erica falou dele em um grupo literário no face. A trama é instigante. É um sobrenatural, mas consegue ser totalmente diferente do que vimos por aí. E é isso o que mais me chama a atenção: É inovador!

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci o livro a pouco tempo e já fiquei curiosa para ler, ainda mais por ser sobre chuva *-*
    Espero que a Erica libere outro book tour em breve :)
    Ah! Adorei a sua resenha xD

    bjs,
    https://garotasdejales.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio muitas resenhas positivas sobre este livro e estou muito interessada. Parece ser uma estória muito original, nunca vi nada de seres que conseguem ir para outros mundos através da chuva e achei muito interessante. A capa é linda, por sua vez, e chama muito a atenção. Espero poder ler em breve também! :)

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente estou amando os livros nacionais, todos que li amei. E parece que com esse não será diferente. Passar para outro mundo através da chuva realmente é uma ideia bem original. Fiquei muito curiosa para conhecer os Dermilins e o Aléxi.

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png