10


Resenha: Adultério

Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
ISBN: 9788543100456
Ano: 2014
Páginas: 240
Adicione no "Orelha de Livro"

Exemplar cedido em parceria com a editora Sextante

Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.
– Mas isso não é o mais importante?
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.
Resenha:

 "Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais".
Linda é uma mulher com seus 30 e poucos anos, casada a 10 anos com o homem que ama e mãe de dois filhos. Linda mora na Suíça, o lugar mais seguro do mundo, não sofre com problemas financeiros, seu marido é extremamente rico de berço e gosta de trabalhar. Linda também trabalha, é jornalista e adora o que faz. Ela tem tudo o que quer: roupas caras, uma ótima casa, dinheiro, uma família perfeita! Mas Linda busca algo mais, algo que se perdeu nos anos de casamento.... veja bem, ela ama seu marido e tem certeza disso, mas ela não sente mais aquela paixão arrebatadora do início. Isso passa a incomodá-la, depressão, bipolaridade, tudo se resume a esta vida calma, sem aventuras, exatamente como sempre foi.

"Quando chega a noite está vendo, eu me apavoro por tudo: a vida, a morte, o amor e a falta dele, o fato de todas as novidades estarem virando hábitos, a sensação de que estou perdendo os melhores anos da minha vida em uma rotina que irá se repetir até eu morrer e o pânico de enfrentar o desconhecido, por mais excitante e aventureiro que seja."
A paixão que Linda tanto procura, aparece em forma de um antigo namorado do tempo da escola. Depois de 15 anos sem se verem, Linda vai entrevistar Jacob, um famoso político, e encontra nele a aventura que necessita. Mas ela não pode trair o homem que ama, pode? E se Jacob só quiser usá-la? Afinal, ele tbm é casado... O que fazer quando o desejo de se aventurar fala mais alto?

Bem, primeiramente, quero ressaltar que quem classificou este livro como erótico se enganou profundamente. Se for assim, todos os livros de Paulo Coelho são eróticos! A narrativa do autor não demonstra situações de sexo explícito. Claro que como o título do livro sugere, estamos lendo uma história adulta, mas não erótica.

"Sinto uma necessidade imensa de me apaixonar de novo por ele. Nunca deixei de amá-lo- sempre o amei e continuarei amando -, mas nossa convivência se transformou em algo muito próximo da monotonia. O amor pode resistir a isso, mas, para a paixão, é fatal."
Linda me pareceu mais uma mulher perdida, que busca desesperadamente encontrar um sentido para sua vida, o vê quando reencontra Jacob e se arrisca, chega ao fundo do poço, para finalmente entender que o amor é o único sentimento que pode salvá-la de si mesma.
Sou fã do autor, não nego. Já li diversos livros dele e sempre, sempre mesmo, tiro alguma lição para usar no meu dia-a-dia. Maktub, outra obra do autor, é meu livro de cabeceira, sempre que me sinto diferente, abro em uma página qualquer e leio, sempre me ajuda e me renova. Paulo Coelho tem o dom de te levar para a história que ele conta.


Outra coisa que gosto muito nos livros do autor, é que ele não prega nenhuma religião ou dogma. O autor prega somente o amor. Apesar de usar trechos bíblicos em seus livros, Paulo Coelho sempre bate na mesma tecla: Só o amor constrói, só o amor edifica, só o amor vence. Neste livro nada segue diferente. A história de Linda é bonita a sua maneira. Veja bem, sou casada a 5 anos, e várias vezes já me fiz as mesmas perguntas que Linda se fez. Linda sofre de um sentimento ambíguo, que nunca senti, ela precisa desta aventura para se sentir melhor. Agora, imagina a destreza que um autor deve ter para escrever como uma mulher, sobre sentimentos de mulher, tendo que entrar na cabeça de uma mulher! Maravilhoso! Sem mais.

"De um lado, a vilã que vai até a faculdade para tentar incriminar um inocente, sem saber explicar direito o motivo de tanto ódio. De outro, a mãe que cuida da família com amor e trabalha duro para que nada falte aos seus entes queridos, também sem entender de onde tira forças para manter esses sentimento intacto."
O autor também abusa de clássicos para mostrar o que acontece com Linda, como Frankenstein e Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Achei isso maravilhoso, pois para quem conhece essas obras, entende a briga interior de Linda. A narrativa é em primeira pessoa, nos dando ampla visão dos acontecimentos e dos pensamentos de Linda. A capa é linda, a diagramação é simples e a revisão esta perfeita, sem erros aparentes.
Enfim, indico este livro para todos que gostam de uma boa história, com uma mensagem no final. Recomendadíssimo!

"(...) O que mata a relação entre duas pessoas é justamente a falta de desafios, a sensação de que nada mais é novidade. Precisamos continuar sendo uma surpresa um para o outro."

Avaliação:



Sobre o Autor:


Nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.
Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.
Em 1986, PAULO COELHO fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), O Vencedor está só (2008) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006).
Fez também a adaptação de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um Profeta (Khalil Gibran).


10 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro porque amo os livros do Paulo Coelho! Li todos, alguns mais de uma vez!
    Adorei a resenha :)
    Beijos, Gabe.

    http://mundomagicolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu gosto da capa desse livro, mas perdi a vontade de ler ele.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana
    Adorei sua resenha. Gosto muito dos livros do Paulo Coelho. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro do autor, esse livro não chama muita minha atenção :(
    Mais a capa é muito convidativa *-*

    ResponderExcluir
  5. Tenho visto muitas resenhas positivas do livro e tenho curiosidade em ler.
    Nunca li nada de Paulo Coelho.
    Sua avaliação me animou um pouco mais.
    Ótima resenha...

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ultimamente estou ouvindo falarem muito desse livro e da habilidade do autor de tirar dos assuntos cotidiano histórias surpreendente. Acho esse livro, como você citou, adulto, parece falar do amor sem fantasiar, digamos que de uma forma madura, com os "pés do chão".
    Vou pensar no caso de lê-lo, acho que não irei me arrepender.

    ResponderExcluir
  7. Oi queromuito ler esse livro nao sei se consigo encontra lo cá vou sondar tenho que ler esta interessante prece algo erdadeirem algum momento vai tocando um poucos gente e interessante

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro
    A capa está meia fraquinha
    Mais sendo de Paulo Coelho ele pode
    Fiquei surpresa que o livro não é erótico,mais mesmo assim eu quero ler

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro do Paulo Coelho, mas tenho curiosidade, tenho Brida, mas ainda não peguei para ler, mas pretendo faze-lo, Adultério é o livro do autor que mais me chamou a atenção, e eu gostaria muito de pegar ele primeiro para ler, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png