8


Resenha: Eleanor & Park

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira
Adicione no "Orelha de Livro"

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha:

Quero começar esta resenha, dizendo que este livro é um oásis de quotes! Foi extremamente difícil escolher quais quotes colocar nesta resenha, espero que vocês gostem dos quais escolhi!


Uma história adolescente. Dois adolescentes totalmente diferentes. Ele, um mestiço de olhos verdes que adora música e gibis. Ela, uma ruiva grande, que adora ler e tem muita vontade de conhecer as músicas que nunca pôde ouvir. Além da diferença entre si, há também a diferença social. Park tem uma família boa, que o ama e que lhe dá tudo o que quer. Eleanor, filha mais velha, não tem nada do que os outros adolescentes normais tem. Sua mãe e seu padastro vivem uma situação difícil, se fosse so isso, tudo bem, mas Richie não é o tipo de padastro que toda adolescente quer.


A história de Eleanor & Park é regada a muitas tiradas irônicas, conflitos familiares, gostos musicais e literários, bullying.... uma paixão improvável, um segredo bem guardado, um primeiro amor conturbado e lindo. Todos os jovens deveriam ler este livro, independente do gosto de cada um, uma história com um "q" de verdade e fantasia. Park é o tipo de garoto que podemos encontrar por ai, Eleanor tbm, uma menina madura para sua idade, que se acha feia e gorda, que não acredita em finais felizes....


A narrativa é em terceira pessoa, dividida entre Eleanor e Park, acompanhamos o que cada um pensa do outro; no início, a vontade de ficar longe e não se envolver, depois, a descoberta de um mundo só deles, onde eles podem ser o que quiserem, como quiserem. Confesso que minhas partes favoritas foram as de Park, ver Eleanor pelos olhos dele me deixou emotiva e rindo atoa. As partes de Eleanor, são mais sofridas e dignas de pena, principalmente quando a mesma está na sua casa com sua família.


A capa é super fofa e passa totalmente o enredo do livro. Os desenho dos personagens na capa é exatamente o que eu via enquanto o lia! Sem dúvida um dos melhores livros que já li e com certeza entrará para meus preferidos. Infelizmente, a edição deixou a desejar, muitos erros de revisão passaram despercebidos, pontuações que não foram colocadas adequadamente, erros de gênero também. A editora deveria focar em resolver esses problemas, afinal o livro é bem carinho. Fora isso, recomendo o livro para todas as idades, uma história linda, que merece ser lida! E claro, CONTINUAÇÃO neh? Que final foi aquele? Quero mais! rsrrsrsrrsrs


"Não existem príncipes encantados, pensou ela. Não existem finais felizes. Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele. Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre".

Avaliação:



Sobre a autora:


Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline). Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens para a Disney e discute sobre coisas que não são muito importantes. Ela vive em Nebraska com seu marido e dois filhos.

8 comentários:

  1. Oii Ana =)
    Amei a resenha, estou louca para ler o livro!
    Parece daqueles bem leves que a leitura flui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei a resenha. Só vejo resenhas positivas desse livro. Quero muito ler. Pena que tem vários erros.

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas a sua particularmente ficou muito boa!! Quero ler o livro e quero mais ainda que saia logo o filme!! Deve ser um livro muito bom, porque até o John Green fez uma resenha positiva!
    Beijoo, Gabe!

    mundomagicolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii..
    Tenho a impressão que este livro deve ser muito fofo, não só pela capa por toda as resenhas que tenho visto.
    O fato de Eleanor se achar feia e gorda essas coisas..me deixou curiosa quanto a história.
    Bela resenha.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros assim,fofos, de adolescentes, românticos.
    Faz voltar uma época muito boa
    Quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  6. Quero muito esse livro ´parece ser muito fofo *-*
    Ja vi varias resenhas do livro, e eu sempre la babando por ele mais por falta de verba não posso compra-lo :'(

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Um livro sobre adolescente, mais para qualquer idade. Isso é surpreendente, dificilmente alguns autores conseguem equilibrar essa balança, estender a leitura para todas as gerações diferentes, que convenhamos, tem um abismo separando-as, muitos deles criados por nós mesmo. Mas, falando sobre o livro, que história que aparenta ser tão gostosa de ler, são poucos os livros que já li sobre o primeiro amor, muitos eu achei enjoados, outros muito maduros para essa fase que passamos na vida, entretanto esse livro me parece fluir normalmente, tanto que você vai lendo até perder a conta de quantas paginas se passaram. Espero não está enganada com relação a ele, com certeza, irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, ainda não li ao livro, mas pretendo ler em breve, achei o enredo dele maravilhoso, acho que podemos aprender muito com a Eleonor e o Park, espero gostar do livro quando for ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png