7


Resenha: O Outro Lado da Memória

Autora: Beatriz Cortes
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799535
Ano: 2013
Páginas: 248
Adicione no "Orelha de Livro"


Livro cedido em parceria com a autora


Sinopse: "Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira! 


Resenha:

"Muitas pessoas dizem que o mundo  acabará em fogo. Outros dizem que ele acabará em gelo. Pelo que provei do desejo, fico com quem prefere fogo. Mas, se tivesse que perecer duas vezes, acho que conheço o bastante do ódio para saber que a ruína pelo gelo também seria ótima. E bastaria..." - Robert Frost
Bem, comecei essa resenha com esse pensamento, porque define Luíza em todas as suas formas e pensamentos no início do livro. Luíza sofreu por amor, com apenas 16 anos, provou do mais cruel desejos humanos. Foi traída e quase morreu. Dois anos depois, Luíza mudou completamente a sua maneira de ser, não confia em mais ninguém, só mantém seus verdadeiros amigos por perto. Afinal, eles acompanharam sua fase mais frágil e a ajudaram a prosseguir. Parou de fazer o que mais gostava, se mantém fria, com o coração fechado para qualquer outro sentimento.


Arthur, um jovem lindo e encantador, chega na escola onde Luíza estuda. A princípio, Luíza o maltrata, é rude e fria, até que o destino resolve dar um empurrãozinho, e durante um castigo escolar, as coisas podem mudar. Luíza pode descobrir que atrás do jovem bonito e capitão do time de basquete, existe um rapaz culto, amável e extremamente sincero!


Acho que vocês já perceberam que não sou muito fã de romances neh? Eles me deixam emotiva e com vontade de chorar! Ta, acho que todos se sentem assim, mas quando eu pego um livro lindo assim para ler, não tem como não me apaixonar! Confesso que no começo, digamos, nas primeiras 10 páginas, eu queria matar Luíza por toda a falta de carisma que ela possuía. Depois, consegui entender seus motivos, mas ainda não conseguia entender o mistério que rondava seu passado.


"Amigos quando são amigos de verdade sofrem com você, se preocupam com você, choram com você. E, mais ainda, quando você quer comemorar, quando você está bem e feliz, eles querem estar ao seu lado para observar e se deleitar com cada sorriso seu.E, sim, eu tenho amigos assim."
Claro que não entenderia! A autora abusa do mistério, e te deixa curiosa, querendo entender o porque de Luíza não deixar Arthur se aproximar, afinal ele é tão fofo e carinhoso, tão amigo e companheiro! Mas depois de tudo devidamente explicado, você começa a entender o motivo de tanta frieza vinda de Luíza. Ela tem medo: medo de se apaixonar e sofrer novamente.... Você pode até pensar que isso não é motivo, mas para Luíza, é. A paixão de outrora, quase a matou.
Luíza é uma personagem fácil de gostar, seus amigos são personagens maravilhosos com quem sempre ela podia contar. Achei isso fundamental para a história, pois sozinha, Luíza seria uma personagem insuportável, impossível não rir com suas amigas Ju e Carol, sentir a verdadeira amizade que ambas sentem entre si!
Os princípios cristãos de Luíza, trazem todo um charme para o enredo, apesar de a mesma não citar isso, fica evidente em suas ações. Achei isso maravilhoso, hoje em dia, precisamos de livros assim, com uma carga emocional moderada e com personagens que possuem respeito por si mesmos.


"Eu estava disposta a contar tudo para o Arthur e mais disposta ainda a acabar com toda essa situação. Não aguentava mais viver com medo da própria sombra, medo do que falava, do que via, do que sentia. Precisava acabar com isso o mais rápido possível!"
A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Luíza, e você não vai deixar de suspirar em algumas partes, vai sorrir e com toda certeza, vai ficar com os olhos marejados de lágrimas! Adoro quando isso acontece, mostra que a autora conseguiu o que queria: tocar o leitor com suas palavras. A diagramação do livro é simples, com lacinhos na parte superior das páginas e títulos nos capítulos que, vez  ou outra, dão um pequeno spoiller do que está por vir. A capa é linda, mas a meu ver, não faz jus a trama do livro. A revisão deixou a desejar, erros bobos, artigos com o gênero trocado, palavras com letras a mais.

Mesmo não sendo fã de romances, parabenizo a autora pelo livro maravilhoso. Consegui me envolver com a história e me senti um pouco Luíza no decorrer das páginas. A história realmente é linda e com uma lição de superação maravilhosa! Super recomendo!

"Sabe o amor? Certa vez, ouvi alguém dizer e concordo: ele não começa com "era uma vez" nem termina com "felizes para sempre". Na maioria das vezes, não é nada comparado a um conto de fadas... Ele pode começar com um olhar, com uma lágrima, sorrisos sinceros, amizades verdadeiras, ou pode começar com brigas e sentimentos opostos aos que são de costume."

Avaliação:


Sobre a autora:


Estudante de Psicologia, cristã, com uma fé inabalável em Deus e no amor. Vive na cidade de Italva, interior do Rio de Janeiro, onde nasceu. Acredita que os sonhos só podem se concretizar se você persegui-lo firmemente e diz que o mundo seria melhor se as pessoas lessem mais, se doassem mais. Apaixonada por livros e romances desde criança, escrevia textos, contos, histórias e sonhava que as mesmas pudessem impactar as pessoas. Quando finalmente colocou no papel uma história romântica, realista e que irá emocionar leitores de todas as idades.


7 comentários:

  1. Oi Ana!! Fico muito feliz quando vejo autores brasileiros como Beatriz! Espero que o livro dela seja um sucesso! E adorei sua resenha!
    Beijoo, Gabe!

    Blog Mundo Mágico dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Ah que linda! *-* Amei a resenha! Obrigada pelo apoio lindona!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já faz tempo que ando rondando esse livro, penso em comprar, entretanto sempre esqueço na hora. A capa é linda, romântica, mas dá a impressão de passar a ideia de solidão ou algo similar. Ainda afirmo que é um charme de encanto. Agora essa resenha me animou, deu para perceber que é um romance emotivo e devo admitir que tenho uma queda por esse estilo.
    Esse vai entrar na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser lindo, ja tem uma capa linda ainda com um historia dessas ela toda traumatizada com o que passou *-*
    Ainda tem mistério. Um cara todo trabalhado na fofura la disponível querendo ela e ela recusando: claro com medo de sofrer :(
    Vou ler esse livro para descobrir tudooo *-*
    Wool autora brasileira????? Parabéns quero ler esse livro em breve *-*

    ResponderExcluir
  5. Que lindooo,adoro livros que me fazem chorar tbm
    A capa é muito linda tbm,to querendo ler ele faz tempo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana
    Adorei a sua resenha. Gosto muito de ler romances e a história desse livro me pareceu muito boa. Gostaria de ler. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que também adoro enxer os olhos de lágrimas, é prova mesmo de que a autora é boa. Adoro livros assim.
    Ele me cativou mais ainda agora.
    Quero muito ler.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png