Resenha: O Teste - Livro 01 - Joelle Charbonneau

08 setembro 2014

Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 23,90


Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
Resenha: 
"As dúvidas ameaçam me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido a décadas? Que controlam a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir? Quem está atualmente nos controlando?" 
O mundo como conhecemos acabou. O ser humano conseguiu destruir tudo na Terra. Bombas foram jogadas no mundo todo, os rios, lagos e oceanos estão poluídos; a terra não recebe mais o plantio de alimentos; os animais foram mortos ou adaptaram-se com a radiação, alguns seres humanos também. Tudo o que foi criado se perdeu em meio aos Sete Estágios da Guerra. Mas, a Comunidade das Nações Unificadas conseguiu reestruturar boa parte das cidades, dividiram-nas em Colônias, e seus habitantes trabalham arduamente para restaurar o que um dia foi perfeito. Os jovens com as mentes mais brilhantes são convocados para O Teste, que vai avaliar se eles tem potencial para serem líderes. 


"... mas há histórias contadas ao redor de fogueiras de acampamento para assustar as crianças. Histórias sobre humanos que sobreviveram à radiação e à química, mas foram terrivelmente modificados."
É neste contexto que conhecemos Cia Vale. Uma garota de 16 anos que acaba de se formar. Agora, ela é adulta, e seu sonho é ser selecionada para O Teste. Mas quando, finalmente, seu sonho vira realidade, Cia descobre que terá que enfrentar mais que somente provas. Sua vida está em risco, ela e mais 3 jovens de sua colônia, embarcam para Tosu City com um futuro incerto a sua frente e com a promessa de nunca mais ver sua família e amigos.
"Sim. O Teste cobrou um preço para todos nós e o pagamento ainda não acabou. Ainda há um Teste a fazer."
Quando eu comecei a ler este livro, não esperava que fosse gostar tanto do enredo e que me pegaria comparando-o a outras obras que já li. Tá, atrás, na capa do livro, tem uma citação que o define como uma mistura de "Divergente" e "Jogos Vorazes". Mesmo assim, comecei minha leitura sem esperar muito, e eis que me pego totalmente apaixonada pelo enredo, toda arrepiada pelas emoções que o livro despertou em mim e incondicionalmente ciente da igualdade desta trama com os Bests Sellers citados acima.



Joelle Charbonneau criou uma distopia que não chega a ser única, mas diferente de tantas outras. Ao contrário dos demais livros que li, o governo não quer acabar com aqueles que não aceitam a ordem imposta, aqui, em O Teste, os comandantes das Nações Unificadas querem testar seus futuros líderes, fazer deles líderes fortes e competentes, para que no futuro, eles não escolham o errado e acabem desencadeando outras guerras. Mas, para um futuro chegar, os escolhidos para O Teste terão que fazer escolhas, das quais as erradas, pode resultar em morte.
"Meus sonhos estão cheios de disparos e rios de sangue. Quando eu acordo, eu me lembro de que os sonhos são reais e a náusea me invade."
A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cia. Cia é o tipo de protagonista que eu amo. Tão nova e com diversas responsabilidades que toma para si. Inteligente, corajosa, amiga. Cia sabe que não pode confiar em ninguém, mas a maneira que ela foi criada, a faz depositar esperança em seus amigos. Cia nos conta como o mundo chegou ao que é e nos questiona sobre o nosso futuro, creio que isso tenha sido intencional da autora, criar uma distopia que deu início a partir das guerras nucleares. 



Vários personagens são enredados a trama e cada um possui um ponto forte e são igualmente inteligentes, mas alguns, abusam da maldade para chegar ao final dos testes. Acompanhamos Cia e suas descobertas, como ela consegue resistir a tudo que lhe é imposto e juntos com ela, vamos sofrer as consequência de suas escolhas... O tempo está acabando, que conseguirá chegar vivo ao final?
"Este teste é feito para nos ajudar a aprender sobre a terra de que precisamos restaurar a saúde, mas também dá a nós e aos oficiais do Teste uma forte visão do nosso caráter."
Só tenho elogios quanto a obra. A capa é linda e faz jus ao enredo apresentado, toda fosca com detalhes em alto relevo e verniz localizado no raio, no título e nos números que aparecem no fundo. A diagramação é simples, mas muito bem feita, com detalhes nos capítulos. A revisão está boa, com poucos erros que não prejudicam a leitura. As folhas amarelas e as letras em tamanho médio, fazem a leitura fluir sem nenhum contratempo.



Enfim, se deixar, fico aqui o dia todo falando sobre o livro, porque realmente gostei de tudo! Agora, quero o próximo volume - Estudo Independente - e descobrir como Cia vai enfrentar suas novas descobertas!
"Eu pisco enquanto o pequeno quarto se enche com os sons de uma voz que soa como a minha, e escuto a voz falando palavras em que não quero acreditar."

Avaliação: 



Sobre a autora: 



Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica O Teste.

7 comentários:

  1. Por que você faz isso, Ana? Já estava querendo o livro, agora fiquei louco para lê-lo depois de sua resenha. Isso é injusto: muitos livros bons e pouco dinheiro para comprar todos. haha
    Eu gosto de livros em primeira pessoa, dá para conhecer melhor o protagonista. Os personagens em geral parecem bons e o tipo do enredo me agrada. Pretendo ler a obra em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  2. Achei a premissa de O Teste ótima, fiquei com muita vontade de ler! Com sua resenha então...
    Muitos falam mesmo que esse livro tem um diferencial das outras distopias, achei muito legal o fato de esse governo não querer acabar com quem não aceita as suas ordens.
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Já devo ter falado muito por aqui que amo distopias.
    Agora você vem trazer um livro que eu já estava querendo ler, aguçando mais ainda minha curiosidade e vontade de ler o livro o mais rápido possível.
    Adorei a resenha,
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana :)
    Todo mundo fala muito bem desse livro, nunca vi um comentário negativo. Eu não li essas distopias famosas de hoje então não sei muito bem sobre o assunto, mas a premissa desse livro me parece ser bem legal, parece ser uma coisa forte. Eu gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Quero ler esse livro há um tempão e estou só esperando meu exemplar chegar. A capa é mesmo linda! <3 O que me motivou a querer ler, é o fato de ser uma distopia, eu gosto muito desse gênero, porque por mais absurdos e cruéis que alguns acontecimentos possam parecer, estão mais perto da realidade do que imaginamos. Eu sempre ouço isso sobre a trilogia: é semelhante a Divergente e Jogos Vorazes, mas tem um toque especial que a torna diferente e contagiante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. o teste acaba de pular a fila de leituras.... já tem um tempo que quero ler, mas estava respeitando uma fila.... mas como nem tudo é como tem que ser... vamos burlar as coisas... acho que gostarei sim e não farei muitas comparações com outros livros do gênero, poi ainda não li nada dessas distopias que andam por ai...

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Estou super ansiosa para começar minha leitura desse livro!!
    Só li ótimas resenhas sobre ele e também sobre Estudo Independente!! O que me deixou muito animada!!!
    A premissa é irresistível e cativante!! Muita ação!! Mal posso esperar.

    ResponderExcluir