17 setembro 2014

Resenha: Setor 27 - O Segredo do Imperador - Daniel Pedrosa

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576792567
Ano: 2009
Páginas: 288
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 14,87


Sinopse: No auge do regime militar, às vésperas do anúncio do Ato Institucional n.º5, um segredo guardado por mais de sete décadas é apreendido na cidade do Rio de Janeiro. Com ele, um grupo de militares, liderado por um oficial sem escrúpulos, leva sob custódia o único homem capaz de desvendar seu mistério.
Quarenta anos depois, um atentado terrorista dentro da maior hidrelétrica do mundo, aparentemente articulado por um louco, tem ligações diretas com este acontecimento do passado. Sem conhecer seus motivos, um dedicado defensor público e uma bela historiadora decidem sair em busca da verdade, encontrando sob o reflexo das águas, um lugar há muito tempo escondido.
Agora, cabe a eles desvendar, com a ajuda das palavras descritas em um antigo Manuscrito, o mais importante segredo do último Imperador do Brasil.
Uma viagem recheada de aventura, mistério e perseguições alucinantes, por entre alguns dos mais bonitos cenários do território brasileiro.
Um livro fantástico que levará o leitor a conhecer um universo repleto de traições, ambições sem limites e segredos tão próximos de nós que jamais pudemos imaginar...
Site do Livro - www.danielpedrosa.com.br/setor27
Resenha: 

Setor 27 - O Segredo do Imperador, foi uma grata surpresa para mim. Nunca pensei que poderia ler algo com tanto conhecimento da história do Brasil (sem ser livros de história da escola), dentro de um universo de ficção muito bem escrito! Este livro trás um enredo incrível, com tudo o que o leitor tem direito: segredos, perseguições, romance, um setor secreto... e sem perceber, você está conhecendo mais sobre nossa história e os lugares lindos que nosso país possui. Além de nossas belezas naturais, o autor também frisa o aquecimento nuclear, o que achei de grande valia, pois o futuro depende de nossas atitudes de hoje para com o meio ambiente. 
"Milhões de litros de água banhavam as paredes daquela que é considerada pela engenharia mundial uma das maiores construções já realizadas pelo homem em todos os tempos. Com uma área de inundação superior a quatro mil quilômetros quadrados e capacidade de produção de mais de doze mil magawats, Itaipu pode ser considerada por muitos uma afronta à natureza, mas, ao longo dos anos, tornou-se responsável pelo abastecimento de grande parte da energia utilizada no país."

Eu adoro os livros do Dan Brown, e encontrei um pouco dele na narrativa do Daniel. Só que ao invés das conspirações ao redor do mundo, nos deparamos com um mistério do nosso último Imperador: Pedro de Alcântara. O autor abusa de fatos e prédios históricos, com ricos detalhes em sua narrativa em terceira pessoa. Emprega aos personagens, vontade para descobrir esse segredo. Confesso que do Setor 27 mesmo, entendi pouca coisa, mas creio que isso será trabalhado nos demais livros. Neste volume, conhecemos Fernando, advogado, e Gabrielle, ex noiva do mesmo e historiadora. Tudo começa com um atentado na hidroelétrica de Itaipu, Fernando que estava de férias, presencia o fato, e sua curiosidade o leva a investigar o que poderia levar alguém a querer destruir tal patrimônio. Dai em diante, encontramos rastros de segredos deixados nos cantos da história, e vamos, junto com eles, desvendar esse suposto "tesouro" que está escondido em terras brasileiras.
"Nunca havia feito algo parecido. Mas, dessa vez, parecia estar sendo atraído por uma força maior, como se precisasse realmente descobrir o que estava além da verdade que todos conheciam."

Nem preciso falar que adorei o livro! A narrativa é gostosa, muito descritiva, o que deixa o livro mais emocionante. Daniel descreve os lugares com perfeição e leva o leitor a querer descobrir o responsável antes mesmo dos personagens. O autor fez uma bela pesquisa de campo para compor o enredo do livro, e o resultado é mais do que satisfatório, é incrível! Nunca li nada nacional parecido com este livro, o que abriu mais uma porta para mim - Daniel, quero meu exemplar de Setor 27 - Ameaça Nuclear!!!!
"O que poderia estar escondido sob as águas de Itaipu? Quais segredos o passado guardava? - perguntavam-se em pensamento."

Como eu disse, a narrativa é em terceira pessoa, abrangendo todos os personagens, deixando-nos a par de tudo o que acontece e mostrando nuances de um passado perdido, escondido, onde o Imperador, escondeu um segredo que deverá ser encontrado na hora certa, por pessoas certas. A diagramação foi muito bem feita, logo nas primeiras páginas, encontramos o mapa da Bacia do Rio Paraná e da Região Central do Rio, onde parte da história acontece. No final, também temos outra imagem, mas aí, se eu contar, vocês saberão onde o tesouro está antes de ler o livro, e isso não vale! u.u rsrsrsrsrsrsr
A revisão está boa, com poucos erros que não prejudicaram minha leitura. A capa é uma obra de arte, faz jus ao enredo do livro, deixando o leitor curioso e sedento por mais. Parabéns a editora pelo carinho com o livro. Ficou lindo de se ver!
 "Muitas coisas aconteceram durante o regime militar no Brasil. Muitas pessoas desapareceram. E fatos de que o país hoje se envergonharia foram ocultados para que pudéssemos voltar à democracia, sem que pessoas oriundas do regime fossem repreendidas. É como se o lado negro da História fosse apagado à custa da criação de um novo país."

Conheci o autor na Semana do Livro Nacional de São José dos Campos (minha cidade e do autor também! <3) do ano passado, até então, desconhecia ele e suas obras. No decorrer do ano, tive mais contato com ele e conversamos muito sobre livros (Jura Ana? E um autor e uma blogueira conversaria sobre o que? Novela?) tá, deu pra entender... Enfim, numa dessas conversas, ele me contou um pouco sobre o enredo deste livro, e claro que fiquei curiosa! Então, gente, se você gosta de um Thriller de conspiração, não pode deixar de ler essa trilogia - sim, serão três livros, o próximo é Ameaça Nuclear, e o terceiro ainda não tem previsão para lançamento. Vocês não vão se arrepender! Se recomendo? Claro! 
"... a vida nos traz sofrimentos e também alegrias, das quais não podemos nos livrar. São como marcas, que nos mudam a cada instante, e que nos tornam pessoas diferentes daquelas que um dia imaginamos ser."

Avaliação: 



Sobre o autor: 



Daniel Pedrosa é engenheiro e escritor, iniciou sua trajetória literária em 2007 com a publicação do Romance “No Relógio da Colina” pela editora Novo Século. Neste mesmo ano recebeu seu primeiro premio literário com o conto de mistério intitulado “O Espírito da Floresta”. Um estilo de narrativa objetivo e inteligente desenvolvido através de histórias atuais e surpreendentes, é a característica mais marcante encontrada em seus textos.

10 comentários:

  1. Ana, eu adoro esse tipo de livro e fiquei babando aqui, tanto pelo enredo quanto pela sua resenha. Pode ter certeza que quero muito ler este livro. Parece excelente!
    Narrativa gostava e bem descritiva? Comigo mesmo.
    Adorei conhecer mais desse livro. E o melhor de tudo: nacional.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ler livros ricos em detalhes e mais ainda quando se trata da história do nosso pais.
    Adorei a resenha. Curiosíssima com esse livro.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Sua empolgação me deixou empolgada pra ler também!
    Vou gostar de ler e ao mesmo tempo estar aprendendo a história do Brasil, muito show!
    Essa edição tá mesmo muito linda, eu quero!!!
    Amei a resenha! Bjs, Ana <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana
    Tudo bom?
    Adorei conhecer esse livro, sinceramente, é um dos meu gêneros preferidos. Parece ser muito legal, o autor arrasou né? Adorei e amei a resenha haha
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... gostei bastante de conhecer esse livro e é um que leria com todo certeza.... no começo da resenha já pensei em algo como Dan Brown em terras tupiniquins... achei ate engraçado, ler logo um comentário semelhante na resenha logo apos ter tido esse pensamento... mas como não dou adepto das comparações... ficarei com a opinião de que é um bom livro de suspense onde estaremos situados culturalmente, isso é o bom de ler literatura nacional...

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Não sou muito fã de história, mas esse livro me despertou grande interesse!
    Parece ter um enredo excelente e com um toque de suspense bem vindo para aguçar ainda mais a curiosidade do leitor!!

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Não sou muito fã de história, mas esse livro me despertou grande interesse!
    Parece ter um enredo excelente e com um toque de suspense bem vindo para aguçar ainda mais a curiosidade do leitor!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Parece ser um bom livro pra conhecermos mais do nosso próprio país, e conhecer dentro de uma história de mistério ainda o que torna tudo mais legal. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Fiquei toda arrepiada! Sou uma amante de História, sempre me fascinei por essa disciplina. E algo que eu sempre discuti muito com meus professores, foi sobre a manipulação dos fatos históricos objetivando algum domínio sobre o povo. Nem preciso dizer que já estou me roendo pra ler esse livro!! E se parece um pouco os livros de Dan Brown, deve ser um arraso! Já adicionei à minha lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu li. É ótimo. Recomendo sem dúvida alguma.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz