Resenha: Pandemônio - Trilogia Delírio - Livro 2 - Lauren Oliver

22 outubro 2014

Desafio Literário Skoob - Outubro - Ficção científica (englobando distopia)


Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573138
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Regiane Winarski
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 22,40


Sinopse: Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.
Resenha: 
"O ódio é isso. Alimenta você e ao mesmo tempo faz apodrecer.
É um sentimento difícil, profundo e inflexível, um sistema de bloqueios. É tudo e inteiro.
O ódio é uma torre alta. Na Selva, começo a construí-la e a escalar."

Adoro quando começo uma leitura que parece entediante e depois, não consigo mais largar o livro e fico doida com o final! Pandemônio fez isso comigo - no começo a narrativa é um pouco lenta e isso me deixou com raiva, mas depois da página 50 mais ou menos, pequei o ritmo da leitura e agora estou surtando para começar a ler Réquiem logo! rsrsrsrsr
"Em um mundo sem amor, é isto que as pessoas são umas para as outras: valores, benefícios e encargos, nada além de números e dados. Nós pesamos, quantificamos, medimos, e a alma é esmagada até virar pó."

Pandemônio começa exatamente de onde Delírio parou: a fuga de Lena e Alex para a Selva. Mas só Lena consegue pular a cerca, Alex fica para trás e Lena acredita que ele está morto. Lena continua a correr, quando não aguenta mais correr, ela se arrasta, até que alguém a encontra - Graúna e seu bando cuidam dela e lhe dão abrigo. Lena agora está no meio dos Inválidos - aqueles que não aceitam a cura para o Amor. Terá Lena forças para seguir em frente depois que perdeu tudo o que mais lhe importava?

"Na Zumbilândia, sempre há alguém observando. As pessoas não têm nada mais para fazer. Elas não pensam. Não sentem paixão, nem ódio, nem tristeza; não sentem nada além de medo e desejo de controle. Assim, elas observam, se intrometem, xeretam."

Gente, que livro fantástico! A autora continua com a narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Lena. Divide os capítulos em "Antes" e "Agora" - o "Antes" é quando Lena chega na Selva, como ela se recupera e tenta superar seus conflitos internos. O "Agora", é Lena infiltrada na Sociedade que destruiu tudo o que ela amava. A Revolução ganha forma e sentido, Lena lutará pela liberdade de amar e ser amado. 
Senti muita falta de Alex neste livro, mas foi até bom tudo o que aconteceu, pois temos mais ação e Lena cresce consideravelmente. No começo, ela reclama de tudo e sente muita falta de Alex (como eu :'( ) mas isso só serve para deixá-la mais dura, corajosa. Acho até que foi por causa disso que a narrativa ficou lenta. Um novo sentimento é despertado em nossa protagonista, Lena conhece Julian, um importante membro do DSA, que é a favor da erradicação da doença. Mas os opostos se atraem e quando ambos menos esperarem, serão infectados! 
"Ele não é Alex. Você não quer Julian. Você quer Alex. E Alex está morto.Mas isso não é bem verdade. Também quero Julian."

Uma das melhores distopias que já li, está na minha lista de preferidos com certeza, a ideia de um mundo onde o amor é uma doença perigosa e instável, realmente te deixa pensativo, mas o desejo de sentir, de ser livre, é maior e cresce a cada página. Novos personagens são agregados ao enredo e cada um tem uma parte importante na Revolução, conhecemos Graúna e Prego, dois guerreiros que lutam por um ideal. Todos são construídos com maestria, deixando o leitor apaixonado por cada personalidade!
A capa é linda, segue o mesmo parâmetro da primeira capa. A diagramação é simples, mas bem feita, sem erros de revisão. O título condiz perfeitamente com o enredo, que te deixa tenso do início ao fim. Lena é uma adolescente, está sozinha e confusa, isso a torna mais humana e podemos sentir seus medos e sua coragem assustadora. A Sociedade impõe regras, mata sem só, quem será capaz de amar em um mundo assim? *o* Leiam! Recomento completamente!
"Pegue algo de nós, e nós pegaremos de volta. Roube de nós, e roubaremos tudo de você. Se nos pressionar, vamos bater.É assim que o mundo funciona agora."

Acompanhe as resenhas da Trilogia:



Avaliação: 



Sobre a autora: 



Lauren Oliver vem de uma família de escritores e por isso sempre acreditava (erroneamente) que passar horas na frente do computador todos os dias, meditando sobre a diferença entre "rindo" e "rir", é normal. Ela sempre foi um leitor ávido.
Ela freqüentou a Universidade de Chicago, onde ela continuou a ser o mais prático possível, formando em filosofia e literatura. Após a faculdade, ela participou do programa do MFA na NYU e trabalhou como assistente do mundo, pior, editorial e editor assistente de apenas marginalmente melhor, em uma grande editora em Nova York. Suas contribuições principais carreira durante este tempo foram desrespeitando o código de vestuário corporativo, a cada passo possível e repetidamente quebrar a impressora. "Antes que eu vá" é seu primeiro romance publicado.

13 comentários:

  1. Oi, Ana. Temos um livro dessa autora, mas eu não sei qual é, lembro que a capa é azul haha.
    Que bom que o livro te surpreendeu na leitura. Geralmente eles começam bons e ficam ruim. Mas, como diria a frase: "É melhor se surpreender do que se decepcionar". Esse livro provocou exatamente isso em você. Eu ainda não li, mas quero ler e saber o que acontece com ela tanto antes da selva quanto depois

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos e Natalia!
      Acho que é o primeiro livro, Delírio não é? A capa tbm é azul...
      Eu amo essa trilogia! Super indico mesmo, se tiver a oportundade, leiam, vcs não vão se arrepender!

      Bjo bjo^^

      Excluir
  2. Essa resenha me deu a impressão de que esse segundo livro da trilogia tem mais ação, por Alex e Lena fugirem, ter uma rebelião contra a erradicação do amor, essas coisas. Me fez ter mais vontade ainda de ler!
    Amei essa carinha, Ana! :'( ) hahahahaha
    E a resenha também! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza!

      E tem mesmo mulher, vc nem imagina! kkkkk
      Sabe qdo vc não tem tempo para respirar? Pois é!

      Leia logo, tenho ceteza que vc vai gostar! Bjo bjo^^

      Excluir
  3. Daqui a pouco você vai fazer a resenha do livro 3 e eu não tive a oportunidade de ler os livros ainda e to louca de vontade de ler ainda rsrs adorei o tema dessa distopia, de verdade, achei diferente essa coisa do amor como uma doença. E essa capa, claro, não tem como não gostar dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!

      hahahahahaha! A resenha já ta pronta! kkkkk não resisti e li um atrás do outro! O.O Amo essa trilogia!
      As capas são lindas mesmo! Eu adoro! Já falei isso neh? rsrsrsrsrsrs

      Bjo bjo^^

      Excluir
  4. Ola Ana Paula! Tudo bem?
    Eu ainda não li o primeiro livro "Delírio", mas tenho bastante vontade
    de conferir pois tem tanto elogios com esta serie que me
    chamou atenção para leitura futura e conhece narrativa da Lauren Oliver.

    ResponderExcluir
  5. Oi Girlene! Td bem flor e vc?

    Vc precisa ler! Todos os elogios são verdadeiros, é uma trilogia maravilhosa!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bem? Não sabia que você também faz o Desafio Literário do Skoob. Tentei ler "Delírio" para o tema desse mês, mas acabei não conseguindo ler, achei meio chatinho e acabei largando, mas agora que você disse que vale a pena acho que vou tentar ler. Adorei a sua resenha, apesar de não ter entendido algumas coisas por não ter lido o primeiro. Mas fico feliz que mesmo tendo achado meio monótono no início depois a leitura te prendeu.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Que resenha lindaa! Já li Delírio ano passado e sou apaixonada, o final foi tão arrebatador que me impediu de ler Pandemônio, eu chorei tanto que não me senti preparada para ler a continuação kkk Acho a ideia que a Lauren criou totalmente coerente e gostosa de acompanhar. Agora sou mais forte kkk e vou ler Pandemônio, em breve, assim como Réquiem. Acho as capas tão lindas! *---*
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Que resenha maravilhosa, não li o livro um ainda e muito menos esse kkk. Mas adorei esse enredo, e tô muito curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Gosto muito de distopia (aprendi a gostar com O doador de Memórias). E Eu recebi essa trilogia, mas ainda não comecei a leitura, preciso apenas de tempo e espaço já que tem muitos outros livros na lista para serem lidos. Gostei desse porque, sem dúvida, é algo diferente, como o amor pode ser visto como doença? É algo impossível de se imaginar mais que a autora parece desenrolar com maestria.

    ResponderExcluir
  10. As capas dos livros dessa trilogia é o que mais me chama atenção. Eu acho lindas demais *-*
    Adoro distopias e estou louca para ler essa, mas nunca acho os livros em promoção :c
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir