9


Resenha: Enfeitiçadas - Jessica Spotswood.

Editora: Arqueiro
Autor: Jessica Spotswood
Titulo original: Born Wicked
Gênero : Ficção Americana 
ISBN: 9788580412307
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Ana Ban

Sinopse:
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.


Resenha:
“Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.”
Quando iniciamos a leitura somos introduzidos no cotidiano de Cate Cahill, a mais velha dentre três irmãs um tanto quanto peculiares. Todas as Cahill são bruxas poderosas, inclusiva a mãe das meninas, que tragicamente faleceu. Mas Cate tem muito mais obrigações do que as meninas de sua idade, não somente por ser a mais velha, ou por ser uma bruxa em um seculo onde qualquer boato sobre magia é punido com a morte, além disso Cate precisa lidar com a promessa que fez a sua mãe no leito de morte de que cuidaria e manteria suas irmãs seguras e longe das garras da Fraternidade.

Como se isso não bastasse, ela também esta prestes a completar 17 anos, idade limite para decidir o seu futuro, anunciando um noivado ou decidindo se unir a Irmandade. Se não escolher um dos dois por livre e espontânea vontade, os Irmãos da Fraternidade escolhem por ela, sem levar em conta seu bem estar e o de sua família.

Fraternidade e Irmandade são grupos distintos de homens e mulheres. A Fraternidade é uma especie de governo religioso, que despreza as mulheres e fazem de tudo para que elas sejam o simbolo de obediência e submissão, tratando-as como incapazes e seres inferiores sem inteligencia. Como anteriormente as bruxas estavam no poder, toda mulher que demonstre interesse por conhecimento é consideradas  bruxas e punidas severamente. Essas medidas violentas servem para inibir, intimidar e erradicar qualquer atividade ligada as bruxaria e garantindo a obediência feminina.
Já a Irmandade é o equivalente feminino da Fraternidade,  mas que segue a risca as regras da Fraternidade, já que são mulheres. É um especie de convento para as meninas que escolhem a vida religiosa ao invés do casamento. A elas e permitido o estudo e a informação.
Cate tem duas opções, casar-se com Paul, seu vizinho e amigo de infância,se mudar para a cidade e abandonar suas irmãs, quebrando a promessa feita a mãe, ou entrar para a Irmandade, mas assim também seria obrigada a abandonar as irmãs. Mas mesmo com esse dilema em mente, a menina precisa lidar com problemas mais urgentes, já que seu ausente pai resolveu contratar uma governanta para ensinar as filhas bons modos e o convívio na sociedade.
Como manter a magia em segredo com mais um pessoa em casa? Esse é o dilema de Cate até o momento em que ela recebe uma carta anonima dizendo que ela deve procurar o diário de sua mãe.
E é neste diário que ela encontra  informações sobre uma antiga profecia recitada por um oraculo muito anos atrás, que previa o nascimento de um trio de irmãs bruxas, uma dela a mais poderosa de todas as bruxas e que poderia leva-las ao poder novamente.
E é em meio a esse turbilhão de sentimentos, medos e incertezas que o amor surge na vida de Cate de forma inusitada. Finn, o novo jardineiro da residencia dos Cahill e filho dos donas da livraria da cidade, e uma das famílias mais vigiadas pela Fraternidade, pelo acesso ao conhecimento dos livros, desperta os sentimentos de Cate.
"Eu sou uma bruxa. Estou cansada de ter vergonha da maneira como nasci: bruxa e mulher. Fiz o melhor que pude, seja isso uma bênção ou uma maldição."
Faz muito tempo que tenho vontade de ler esta obra, é uma temática que me agrada, tanto pelo fato de ser sobrenatural  e como por ser de época. Toda a trama se passa no fim do seculo XIX, onde a caça as bruxas está no seu ápice.
Enfeitiçadas conta com uma narrativa simples e que flui fácil. Já os personagens são bem construidos e estruturados, mas eu senti um pouco de falta dos personagens secundários que não foram desenvolvidos, a autora focou apenas no trio e esquecer de alguns personagens que poderiam ter contribuído bastante para o enredo.
O livro todo é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Cate, então podemos acompanhar todo o drama da menina e das mulheres em geral, em uma época onde o fato de se nascer mulher já era um crime, quanto mais bruxa.
Enfim, eu super indico a leitura, é uma trama recheada de segredos e intrigas,mas como qualquer primeiro livro de uma trilogia, esse é mais para ambientar o leitor, não vá esperando grandes aventuras, guarde a sua ansiedade para o próximo volume “Amaldiçoadas”, que eu já estou lendo e garanto: é ainda mais fantástico.

Sobre o autor:




Jessica Spotswood cresceu no interior da Pensilvânia, onde podia ser vista nadando, tocando clarineta, ensaiando para as peças da escola ou, principalmente, com o nariz enfiado nos livros. Escreve desde pequena, mas acabou se formando em artes cênicas. Mora em Washington com o marido dramaturgo e um gato chamado Monkey.

9 comentários:

  1. Estou bem curiosa com essa série, pois só vejo elogios!
    Amei o fato dele ter uma narrativa fluida e uma trama cheia de segredos e intrigas! *_*
    Ótima resenha! Bjs, Geeh <3

    ResponderExcluir
  2. Oi! Acho lindas as capas dessa série. O título de imediato me lembrou de histórias de época. Eu já tinha visto esse livro e ele está na minha lista de leituras, amo fantasia com aquela pintada de suspense, de magia. Nunca li livros sobre bruxos, incrivelmente, mas tenho uma vontade enorme, já que são seres que passam ideia de poder e controle. E claro, com um romance fica ainda mais apaixonante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana. Confesso que já li poucos livros sobre bruxas, mas esse até parece bem legal. A premissa é bem interessante, acho que vou gostar. O fato de a narração ser em primeira pessoa me dá mais vontade ainda de ler; afinal, desse modo podemos conhecer melhor o protagonista.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    Apesar de ser apaixonada por livros sobrenaturais ainda não li nenhum com bruxas, são sempre vampiros e anjos.
    Estou bem curiosa em relação a essa série, só tenho visto comentários positivos, e o fato de ser de época também me agradou bastante.
    Já está na minha lista para 2015.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler essa série, adoro a temática de bruxas e essa coisa de profecia sempre me agrada. Adoro a capa dos livros também.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    fiquei morrendo de curiosidade,vou ler ele o mais rapido possivel
    achei essa capa linda
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Esta serie encatadora. A capa ja no encanta logo de cara!
    Mais quando começa ver a sinopse, ja estamos apaixonados!
    No final da resenha fiquei muuito cheias de expectativas desta obra

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu também sempre quis ler essa trilogia, ainda não o fiz (to merecendo apanhar, eu sei), mas vou. Amo essa época também e todo o drama feminino, e amoo de paixão, bruxas, inclusive estou escrevendo sobre elas. Acho as capas lindíssimas, de todos os livros! Vou esperar ansiosamente pela resenha do próximo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Simplesmente amei a serie, sua resenha me despertou uma enorme curiosidade vou providenciar de ler o mais breve possível.
    Bjocas

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png