9


Resenha: Jane Austen - A Vampira - Michael Thomas Ford

Edição: 1
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9788563066190
Ano: 2010
Páginas: 304
Tradutor: Carlos Szlak
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 29,93
Sinopse: Jane Austen não morreu! Segundo este livro, a autora de "Orgulho e Preconceito" e outros clássicos do século XVIII não morreu, mas vive hoje numa cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso. Em Jane Austen: A Vampira, ela mudou o nome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro, quando se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor, dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma divertida viagem ao universo literário, com personagens de outras histórias, de maneira inteligente e divertida!
Resenha:
"De fato, era demais, principalmente porque a própria Jane não estava tirando proveito nenhum dos benefícios associados ao fato de ser uma das autoras mais populares de todos os tempos. Ela não recebia nenhum cheque referente a direitos autorais. Ninguém lhe pediu permissão para publicar livros de jardinagem ou de padrões de tricô baseados nas obras dela, que eram vendidos aos montes. O fato de que, para todos os fins, ela estava morta não aliviava seu aborrecimento."
Como a sinopse acima diz, Jane Austen, a escritora inglesa mais lida no mundo todo, não está morta. Ela é uma vampira que vive ha 233 anos, mudando-se de cidade em cidade, país em país, quando alguém começa a perceber que ela não envelhece. No livro, ela está vivendo em uma pequena cidade no interior de Nova York, adotou o sobrenome Fairfax, abriu uma livraria e tenta, desesperadamente publicar seu novo livro. Mas ninguém gosta do livro, como pode isso? Já que todos os seus livros são campeões de venda? 



É neste enredo que conhecemos uma Jane que não tivemos a oportunidade de conhecer. Ela ainda mantém alguns costumes do século XVIII e achei isso muito engraçado! Na busca desesperada por encontrar uma editora que publique seu livro, Jane acabará encontrando também Lord Byron, o vampiro que a transformou, enfrentará uma situação onde será acusada de plágio e se apaixonará. 
"Ele era exatamente o tipo de homem que ela permitia que suas heroínas se apaixonassem: decidido, mas disposto a deixar a mulher ser ela mesma; atencioso e curioso sem assumir ares protetores; talentoso, mas sem vaidade."

Este livro foi uma surpresa para mim, gostei de como o enredo se desenrolou e dei muitas risadas. O autor sabe entreter o leitor e também como escrever como uma mulher. Colocar Jane Austen viva, como uma vampira tentando publicar um livro novo, sendo que, seus livros são considerados clássicos e não conseguir, é sem dúvida maravilhoso! Jane vai te levar para o mundo literário, literalmente! Em sua livraria, vamos conhecer Lucy, que a lembra muito de Cassie, sua irmã e Walter, um amigo que tenta muito ter algo com Jane mas nunca consegue. Também trás o sarcasmo e a língua afiada de suas personagens, cita alguns autores já mortos, outros, que deveriam estar mortos, aparecem para divertir ainda mais a trama. Só não gostei do final, queria saber se terá continuação, pois o autor deixou um leque enorme de possibilidades.



Com personagens marcantes e bem construídos, Jane Austen - A Vampira, tem tudo para deixar o leitor ávido por mais. Confesso que adorei Lucy, ela é engraçada, divertida e muito sincera. Vi um pouco de Elizabeth nela. Uma ótima amiga que vai fazer Jane e claro, o leitor, rir muito! Venha descobrir o que a Vampira tem a dizer sobre seus 233 anos se escondendo do mundo e suas obras literárias!

O livro está lindo! A capa é linda e, tirando o morcego, tem tudo a ver com o enredo, é toda fosca, com verniz na foto de Jane. A diagramação é simples, mas bem feita, encontrei alguns erros de revisão, mas não chegou a prejudicar minha leitura. Os capítulos são separados por títulos e no começo de cada um, há um quote do manuscrito do livro Constance de Jane Austen. Como nunca li nenhum dos livros que vendem absurdamente só por conter algo relacionado com Jane Austen, não posso comparar, mas confesso que gostei e me diverti. Foi uma bela primeira vez, super indicado!


"Hum, sim... Quem mandou você criar o Sr. Darcy? Ele é o ideal de toda mulher, Jane. De alguns homens também. Que homem pode viver à altura disso?"

Avaliação:



Sobre o autor:


Michael Thomas Ford é autor de diversos livros juvenis e adultos, dentre eles, Alec Baldwin Doesn't Love Me e That's Mr. Faggot To You. Seu trabalho recebeu excelentes críticas e, por duas vezes, ganhou o prêmio de Melhor Livro de Humor. Recentemente tornou-se membro da Horror Writers Association, após ter sido premiado com o Bram Stoker Award.

9 comentários:

  1. Adoro livros com um ar cômico e adoro mais ainda a Jane, então tenho certeza que vou adorar esse livro.
    Não conhecia a obra, Ana. Essa sim foi uma dica de ouro. Já vai para os meus desejados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga....

    Achei super legal a ideia do autor transformar a Jane em vampira para ela viver muitos anos e pode escrever mais obras... e nesse por ela tentar publicar seu primeiro livro e não ser tão fácil assim rsrsrs... E você disse que tem um lado cômico... e isso pode deixar o livro mais interessante para ler... achei bem legal tudo que li... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Achei a sinopse bem estranha, e não curti.
    Mesmo sendo um livro "cômico", ainda assim não me senti tentada por ele a ler, então melhor deixar passar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente eu tenho que ressaltar que essa edição é maravilhosa! Gente, que livro lindo!!!
    Antes eu achava que esse era um livro sobrenatural da autora. kkkkkkkkkk Mas parece ser muito bom e bem divertido mesmo. Bem inovadora a ideia do autor de Jane Austen ser uma vampira e estar tentando publicar um livro.
    Excelente resenha! Bjs, Ana <3

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Como não conhecer Jane Austen, até mesmo quem não leu nenhuma obra dela sabe de quem se trata. Achei a capa do livro linda e ainda não tinha conhecido ele, então foi algo novo para mim. Nunca li livros onde o personagem principal era um autor famosíssimo, então isso me surpreendeu, ainda mais que o autor arrumou uma forma dela sobreviver té os dias atuais e creio que esse livro vai arrancar muitas risadas de mim.

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Amei a capa,e me interessei bastante pelo livro vou estar lendo ele o mais rapido possivel
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como tem livro sobre a Jane Austen por aí né? Os autores adoram fazer histórias sobre ela ou baseadas nas histórias dela rs Eu infelizmente nunca li nenhum dos livros dela mesmo eles sendo tão conhecido mundialmente, e gostaria de ler. Esse livo me interessou pela situação diferente e hilária em que o autor colocou a Jane.

    ResponderExcluir
  8. Nossa achei muito legal esta historia!
    Super diferente da historia de vampira que costumo encontra!
    Pois tem aspecto ''classico'' mais super original!

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Amei a premissa, a capa... Já quero ler! Apesar de não ser uma grande conhecedora das obras de Jane, a admiro muito, e tudo que a menciona, me atrai. Tenho que concordar com você que uma Jane Austen com dificuldade de publicar um livro, é por si só, cômico! Kkk E por ter vampiros é a cereja do bolo! <3 Quero ler com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png