Resenha: Almas Gêmeas - Fátima Friozzi

26 dezembro 2014

Edição: 1
Editora: Komedi
ISBN: 8575822586
Ano: 2006
Páginas: 224
Adicione no "Orelha de Livro"


Livro cedido pela autora para resenha
Sinopse: A narrativa se passa em torno de almas gêmeas que encarnam em personagens distintos, em diferentes momentos e até em diferentes épocas... Isso ocorre para que uma profetização divina, de um estaria destinado ao outro, se cumpra... Entretanto, as ações e imperfeições humanas, principalmente os desejos irrefreáveis e mesmo as circunstancias, acabam por empurrar as personagens por caminhos que se cruzam, mas que não cumprem com os desígnios divinos. A vida das personagens se entrecruza com fatos históricos marcantes da vida brasileira e mostra personagens reais ao lado dos fictícios, dando à narrativa uma linha temporal organizada e com nítidos traços de verossimilhança, ou seja, atribui a fatos criados ficcionalmente um claro efeito de verdade, o que prende e orienta o leitor nos inúmeros descaminhos percorridos pelas almas gêmeas... De modo geral, a história aborda o tema da reencarnação e de presença dos espíritos acompanhando os atos humanos, neles interferindo na medida de suas capacidades, mas apresenta o ser humano como aquele que sempre, em última instância, determina o rumo real de sua vida, mesmo contrariando desígnios divinos... O livre-arbítrio é a marca presente numa releitura humana dos destinos traçados espiritual e divinamente por entes superiores... É uma história que mostra o ser humano em toda a sua plenitude: seu lado carnal, com vícios, defeitos, arroubos, limitações e outras imperfeições: mas também seu lado divino, cumprindo, mesmo que por linhas tortas, o destino traçado aos seres que não são apenas matéria, mas feitos à imagem e semelhança de um ser superior... Histórias de amor que ultrapassam todos os limites de vida, morte e reencarnação. 




Resenha: 

No começo do livro existem dois pontos que não compreendi direito, não relacionado com a história, o primeiro é falando de uma menina Lindaura (achei que teria algo no decorrer do livro, acredito que esteja nas continuações) e o segundo foi uma “explicação” ao leitor sobre numerologia para saber se são almas gêmeas (esse definitivamente eu não consegui entender, nem como fazer, porque ficou confuso, nem porque fazer já que no final diz que mesmo se não der alma gêmea não é para se preocupar..???) Enfim..

Em relação a historia, achei um pouco repetitiva e de difícil compreensão, apesar de ter gostado da narrativa, acredito que a autora quis expressar muita coisa em tão poucas páginas, o que deixou a escrita muito carregada de informações, e por várias vezes tive que voltar algumas páginas para poder entender.
“Acredito que um filho deve amar o pai, sem dar importância a como ele é. O pai dá ao filho a oportunidade da vida, e a vida não tem preço... Não há tesouro no mundo maior que a vida.”
A história se passar em torno de 4 personagens principais Jose Carlos, Caio José, Gloria e Dalva. Que em algumas vidas acabam tendo o mesmo nome (o que acho pouco provável).
E o que o livro fala é sobre como as nossas ações passadas ou presentes podem causar resultados na nossa vida e das pessoas que mais amamos.
Como pequenas atitudes ou mentiras têm efeitos catastróficos no futuro.
A autora também tenta demonstrar que todas as pessoas que passam por nossas vidas possuem alguma ligação, seja algum débito ou algo benéfico. Ninguém está na vida de alguém por acaso, isso tanto em relação aos pais, filhos, companheiros e amigos. Por isso que às vezes encontramos uma pessoa que parece que conhecemos há muito tempo, tamanha a afinidade, ou criamos antipatia sem nenhum motivo aparente. Porém os laços mais fortes são sempre os de parentesco ou marido e mulher, a ligação que temos com eles é mais forte.
O conceito de reencarnação foi abordado de forma diferente no livro, tanto como quando a mulher engravida a alma já vai para o bebê e também que a alma só foi levada para o bebê no momento do nascimento, isso me deixou preocupada, pois aparenta que enquanto a criança não nasce ela não possui alma, então se a mãe abortasse não seria pecado.

As vidas desses personagens sofrem várias reviravoltas em decorrências das ações de todos os envolvidos, chegando a sair do caminho traçados para eles. O que causa muito sofrimento, e parece uma bola de neve, sempre gerando mais débitos e desencontros. A autora demonstra mais o lado triste dessas relações cármicas, o que deixou o livro muito dramático, pois acredito que mesmo com todos os nossos erros existem coisas boas que fazemos e também temos os resultados disso.
Ela poderia ter explorado mais as formas de relações cármicas e menos explicação de todos os envolvidos na história, o que me deixou bastante confusa. E quando estava entendo a explicação o livro acabou e o restante só na continuação.

A diagramação é simples e de páginas brancas, o que não dificulta a leitura por causa do tamanho da letra. A capa é simples, eu que adoro uma capa fiquei um pouco decepcionada com essa.
“Estarei esperando por você no mesmo lugar onde um dia tudo começou errado em nossas vidas.”

Avaliação: 2 estrelas

Sobre a autora: 



Aparecida de F. C. Friozi, conhecida no campo literário como Fátima Friozi. Em 1979 escreveu a peça de teatro, que foi encenada no mesmo ano por estudantes da mesma escola que frequentavam. Em 1988 duas obras foram radializadas como história do sertão pela Radio Dinâmica da cidade de Santa Fé do Sul. Em 1991 escreveu uma peça infantil que foi vertida para o inglês e apresentada pelos alunos do Colégio Ateneu de Campinas; SP. Em 1997 escreveu outra peça de teatral que foi encenada na semana de Natal, na igreja São João Batista, em Campinas; SP. Em 1999 a peça de 1991 se transformou num livro infantil, editado pela Komedi, de Campinas SP. Em 2000 participou da IV Coletânea Komedi, com contos e também se integrou o conjunto de obras do CPAC Centro de Poesia e Arte de Campinas, com vários poemas. Em 2001 participou da V Coletânea Komedi, com contos e poemas. Em 2005 a primeira edição de Almas gêmeas Laços e Espinhos foi editado em livro pela editora Komedi. Em 2009 a peça O Morceguinho que virou donzela, foi encenada pelos alunos da escola E.E. professora Maria Dores F. Rocha, Santa Rita d'oeste: SP. Em 2013 o livro Sacrifício Final foi lançado pela editora internacional Seven system.

16 comentários:

  1. Olá, Graça. Tudo bem?
    Uma pena que a leitura não tenha te agradado tanto. Eu, de toda forma, acho que não me aventuraria com o livro, afinal não é gênero que eu não gosto muito.
    Estranho isso de ensinar a descobrir alma gêmea pela numerologia (e ensinar mal, pelo jeito) e no fim dizer que não é para se preocupar se determinada pessoa não for a alma gêmea.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. http://www.wattpad.com/54855466-la%C3%A7os-e-espinhos-parte-1-s%C3%A9rie-almas-g%C3%AAmeas

      Excluir
  2. Ola :D
    Eu nao conhecia a autora nem a obra dela, mas confesso que eu nao leria. Nao sou muito atraida por essa tematica de numerologia e acho que a historia nao me prenderia muito. Uma pena que voce nao gostou tbm.

    ResponderExcluir
  3. Olá... tudo bem??
    Bom esse não é meu tipo de leitura e percebi que deixou a leitora bem confusa... dependendo do livro que lemos se ele é muito complexo realmente temos que voltar algumas páginas... eu não sei se a leitura foi tão proveitosa, pelo que percebi... mas entendi o que ela quis dizer e esse conceito da criança ao nascer e somente daí que a alma entra no corpo parece-me meio louco... enfim... sou estranha em falar desses assuntos.... porque tas vezes tem coisas ilógicas dificieis de compreender... Xero!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Graça.

    Se o começo do livro já te deixou confusa e as explicações não conseguiram atingir o objetivo delas eu acho que não me arriscarei nessa leitura. Muita informação em poucas páginas complica mais ainda. Quem sabe um outro livro da autora eu não tente ler.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  5. Acho que o autor sempre tem que saber dosar a quantidade de elementos que envolve em sua narrativa pra que ela não fiquei confusa. Pelo que eu entendi, nesse livro a autora acabou abordando mais assuntos do que o necessário. As vezes, muita inovação não fica legal, e desnorteia o leitor. Eu não curti muito a capa, apesar de adorar coisas simples, mas me interesso bastante pelo assunto tema do livro.

    ResponderExcluir
  6. Uma pena ser repetitiva. No momento estou fugindo, estou me cansando cada vez mais D:'. O livro já em si, parece ter um bom enredo, sobre as ações e danos causados por elas. Nada é por acaso, sempre tem uma razão para aquilo, tudo pode mudar com um olhar, fala ou outra forma. O livro em si, não me interessou tanto. Mas as vidas dessas pessoas, também parece nos trazer coisas interessantes e mensagens. Não curti a capa também, poderia ter caprichado um pouco mais :(
    Abraços Ana,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  7. Oi Graça.
    Infelizmente os livros que você lê não me atraem num geral, o gênero não é do meu agrado. Porém pra quem gosta o tema é interessante. Uma pena a leitura ter sido carregada.

    ResponderExcluir
  8. Oi Graça, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro e confesso que não me interrssei por ele, algo na história não me chamou a atenção, e ele não faz o meu gênero.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Então, apesar de gostar dessas temáticas, não me interessei muito pelo livro. Acho que ele não me envolveria. Não gostei muito da capa também, sei lá, parece um pouco morta. Não pretendo lê-lo, mas quem sabe?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito esse tipo de livro. Essa temática não me atrai.

    ResponderExcluir
  11. Para quem gosta deste tipo de leitura, é uma ótima opção.
    Que a autora continue escrevendo mais e mais.

    ResponderExcluir
  12. Oii Graça :D

    Uma pena a leitura não ter agradado tanto .. Eu não me interessei pelo livro de cara, mas quando li a sinopse imaginei que seria uma leitura calma e gostosa .. Infelizmente acabei deixando pra lá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas, agradeço e respeito as considerações relacionadas ao meu livro Almas Gêmeas. Comecei a escrever o livro em 1986, após um sonho que tive. Mas, devido um plágio que surgiu no final de 2004. "Não irei revelar aqui como e por quem foi plagiado", o livro foi resumido, para uma publicação rápida para que eu não perdesse meus direitos autorais.
      Pedi para a Paula não resenhar, apenas enviei-os para o sorteio, de presente a quem ganhasse. Mas foi bom, assim posso dizer que o livro já foi corrigido, pelo menos os primeiros capítulos e retirados as partes repetitivas.
      Se quiserem ler eu estou postando no wattpad, com os novos capítulos que foram retirados, na época, onde eu havia escrito mais de mil páginas e resumi para 221. Como falei: Para garantir meus direitos, com registro em 1994, e outra em 2003, antes de fazer uma sinopse de 300 páginas e enviar para a pessoa que usou o conteúdo.
      Quanto a resenha escrita, está relacionada na série completa de Almas Gêmeas. Foi também para garantir que a história continuava.
      Em relação Lindaura Regina, escrito assim: Menina com sonhos além de seus limites de criança: ser escritora, ser poeta, assim dizia aos seus entes queridos, desde os cinco anos de idade. Quando crescesse, construiria uma casa bem grande, de cor azul, e colocaria ali crianças de rua e velhos abandonados.
      Mas onde está a menina?
      Será que a casa grande e azul é o céu infinito?
      Pois ali é a sua morada desde o dia em que completou treze primaveras. Muitos anos já se passaram e a saudade ainda dói naqueles que viram seus sonhos de menina serem levados por outra criança, em um ato inocente.
      Regina nasceu no dia 5 de abril de 1972 e faleceu no dia 4 de abril de 1985. Ela estava em cima de uma jangada, a um metro de distância do barranco, nas águas do rio Paraná. Uma garota de cinco anos pulou sobre a embarcação, que virou. De cinco pessoas que estavam nela, quatro sobreviveram. Apenas ela se foi. Após um mês de sua morte, estive com Regina, que me pediu para escrever as histórias. Passei muitos anos sem entender o porquê deveria ser eu. Confesso: Ainda não sei!
      Fiz essa pergunta milhares de vezes.
      Se o sonho era dela deveria ser ela a escrever!
      Existem mistérios que não encontramos explicações.
      Tem partes no livro que eu não concordava.
      Passei por várias experiências antes de aceitar a escrever. Tentei retirar o que eu não entendia, mas sempre voltaram e ainda voltam, pois, ainda não terminei e já passa de 3.500 páginas.
      Recebi as histórias em sonhos, como já citei, e se não escrevo me sinto mal. É como se eu tivesse a obrigação de escrever algo que eu não acreditava.
      Os livros publicados no inicio de 2005, foram distribuídos para amigos, sem interesse comercial. Bom, não vou repetir o motivo... Rsrs.
      Vou deixar o meu endereço eletrônico. Se quiserem conhecer melhor o meu trabalho, fiquem a vontade. Aceito criticas boas e ruins... Eu mesma critiquei, muitas vezes.
      Não acreditava em reencarnação antes de conhecer a minha vida no passado. Eu e meu esposo, por exemplo: Essa é a nossa terceira vida terrena. Em duas, não construímos o que estava determinado entre nós. Na primeira vida em que vivi, morri aos seis anos de idade, com um tiro na cabeça. Ele aos dezessete anos, afogado em alto mar. Na segunda, morri aos 15 anos, em um acidente de carro. Ele aos 26, soterrado em uma mineradora, no dia do seu casamento, com a moça que hoje, é nossa filha.

      Abraço. Que a paz de Jesus esteja com você.

      https://www.facebook.com/pages/Escritora-F%C3%A1tima-Friozi/149997821860202

      http://www.wattpad.com/54855466-la%C3%A7os-e-espinhos-parte-1-s%C3%A9rie-almas-g%C3%AAmeas

      O livro tem outra capa. A publicada, foi desenhada pela minha sobrinha que na época tinha 11 anos. A pintura foi feita em alguns minutos.

      Excluir