Resenha: Renascer de Um Outono - Samanta Holtz

12 dezembro 2014

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542803600
Ano: 2014
Páginas: 368
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 24,80
Sinopse: A vida aos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu. Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena. Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.
Resenha: 
"Se há algo essa virada da vida me ensinou foi que, apesar de todas as dificuldades, devemos erguer a cabeça e seguir em frente. Transformar as lágrimas em força, a força em atitudes e os erros do passado em chão que sustenta o caminho rumo ao sucesso. Se olhar em volta e não encontrar nenhuma luz que o guie, basta fechar os olhos: a luz estará dentro de você!"
Como eu já disse em outras resenhas de livros da Samanta, é muito, muito difícil mesmo, não se apaixonar por sua escrita e seus personagens! A partir de hoje, aprendi minha lição: não vou mais ser avessa a romances. Juro que lerei todos que tenho com a mente aberta, pois Samanta me fez enxergar o gênero de outra forma. Não somente por este livro, mas pelos demais títulos que já li dela, e sempre, em todos os 3, eu me senti totalmente completa ao terminar a leitura! Obrigada por isso, Samanta!
"... John é um caso a parte. Nunca tive qualquer contato, conversa, flerte ou sequer a sombra de uma possibilidade de romance. Ainda assim, a esperança de viver uma linda história de amor com ele insistia em não me deixar. Por algum tempo, lutei contra essa esperança injustificável, temendo me magoar, até que me rendi e deixei que aquele amor habitasse em mim, como um companheiro, mesmo sabendo que nenhum dos meus sonhos com ele jamais aconteceria. As únicas que nunca deixaram de acreditar eram Raquel, minha melhor amiga e mamãe."

Em Renascer de um Outono, terceiro livro publicado pela autora pela editora Novo Século, vamos conhecer Anna, uma jovem de 18 anos que carrega em seu coração a saudade de sua mãe que faleceu, e a saudade de casa, pois ela está sozinha em uma cidade estranha- não conseguiu passar no vestibular e seu emprego está por um fio! Anna é aquele tipo de personagem que qualquer um pode se identificar, ela é amorosa, inteligente, um pouco desastrada e muito amável. Carrega consigo a confiança de que tudo pode melhorar se acreditarmos e suas crenças e convicções são inabaláveis!
Anna também carrega um amor platônico por John, um antigo coleguinha de classe que nunca a olhou como ela queria. Nesta nova jornada em sua vida, um anúncio de Baby Sitter em um jornal velho, a levará a testar sua paciência e a conhecer verdadeiramente, seu amor infantil!
"Olhei para Lauren com profunda admiração. Havia se mostrado tão madura e tão rica espiritualmente que o que era para ser um passatempo virou uma lição de uma garota de sete anos de idade para outra, de dezoito."
Renascer de um Outono, trás a escrita marcante da autora em todos os sentidos, depois de Quero Ser Beth Levitt, achei que Samanta não escreveria mais dramas supersensíveis como O Pássaro. Eis que me pego lendo este livro e, em todo o momento, me lembrando do drama vivido por Caroline e desejando para Anna, um final melhor! Não, este livro nada tem a ver com O Pássaro! Mas é impossível o leitor que já leu os 3 livros da autora, não compará-los!
O que mais gostei no livro, é que, apesar das idades das protagonistas dos outros livros serem parecidas, Anna com apenas 18 anos se mostrou mais madura e menos inocente. Mais confiante e guerreira. Não que Caroline ou Amelie fossem diferentes, mas cada uma delas tem a sua história, e dentro dos contextos apresentados, Samanta escreveu o melhor para cada uma, mas tomei um gosto especial por Anna, (além do nome u.u) ela é uma adolescente que se entrega, apesar de nutrir esse amor por John, ela não deixou de namorar ou dar uns beijinhos por aí! Isso a tornou mais real sabe? E eu gostei muito disso!



Anna é uma das personagens únicas que só uma grande escritora consegue construir e marcar a vida de um leitor! O carisma que ela passa, seus sonhos e desejos, são como uma folha em branco, que ela vai escrevendo conforme a vida manda. O toque sobrenatural que a autora utiliza, também arrepia e nos fazem pensar em um poder maior, onde aqueles que nos amam podem sim, nos ajudar mesmo depois que partiram. Um livro lindo, carregado de sentimentos, dúvidas, amor, natureza, amizades... Será que valeria a pena passar poucos anos com um amor verdadeiro, ou seria melhor nunca vive-lo para não se machucar?
"Naqueles segundos, apenas naqueles segundos, mergulhei na ilusão de que eu tinha o poder de reger o tempo e fazer aquele momento durar para sempre. Eterno. Ininterrupto. O mais próximo possível ao infinito..."
Como já disse, adoro a escrita da autora, a narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Anna, o que me deixou muito triste em alguns pontos e surpreendentemente alegre e saltitante em outros! Podemos acompanhar suas dúvidas e saber o que ela pensa. A editora caprichou muito na edição, a capa é linda e não encontrei nenhum erro de revisão. A diagramação é simples, com detalhes de folhas nos capítulo que contém números e uma pequena frase do que está para acontecer. A única coisa que me irritou foram as letras pequenas... sou meia cega, e a noite ficava quase impossível de ler! Mas nada que tire o poder da obra de nos emocionar! Então, se vc ainda não leu nenhum dos livros da Sam, corre e leia, vc não vai se arrepender!

Eu só tenho a agradecer por Samanta continuar contando suas histórias e nos encantando com seu potencial maravilhoso! A vida nos dá surpresas maravilhosas, basta nós estarmos sempre alerta para poder perceber e aproveitar o momento. Deliciem-se com a história de Anna, conheça sua família unida e seus amigos que ganharam um espaço no meu coração: Raquel, Lauren e Ricardo (<3). Deixe-se apaixonar novamente, junto com Anna, por John, e descubra tudo o que o amor pode oferecer!
"Eu estava condenada a viver longe dele.
E ele, condenado a talvez nem viver."


Avaliação:



Sobre a autora:



Nascida no Dia Mundial do Livro, Samanta Holtz parecia destinada a trilhar o caminho da literatura. Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, tamanha era a vontade de entender as histórias que sua mãe lia para ela. Aos nove, ganhou um prêmio de redação em sua cidade, Porto Feliz, interior de São Paulo. Publicou em 2012 o romance histórico “O Pássaro”, premiado no “Destaques Literários” por votação do público e do júri técnico, seguido por “Quero ser Beth Levitt”, com a primeira edição esgotada em três meses, e “Renascer de um Outono”, romance idealizado ainda na adolescência. 
Com histórias românticas e cheias de surpresas, Samanta guia seus leitores por uma deliciosa viagem, levando-os das lágrimas ao riso em questão de capítulos.

12 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Sei como é ser meio avesso aos romances porque também sou assim. Para você ter ideia, não tenho nenhum romance meloso ou romântico mesmo nos meus favoritos. Mas quem sabe a Samanta não me surpreenda também, né?
    A premissa do livro é muito boa e acho que Anna seria uma protagonista que iria me agradar.
    Espero gostar tanto da obra quanto você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  2. Já li muitos livros desse gênero, mas ultimamente não tenho tido vontade de ler. Gostei bastante da sinopse e dos quotes, porém não me vejo lendo ele no momento. Assim que voltar a ler esse gênero talvez eu leia.

    ResponderExcluir
  3. A vida da protagonista logo de início, já é um caos! Coitada.
    Ainda bem, que ela pode encontrar a felicidade com essa vaga de babá.
    Ainda bem que para se apaixonar por seus personagens não é difícil, ela provavelmente faz ótimos personagens pelo jeito. E não li nada ainda da Samanta.
    O amor que nasce entre os dois, pode ser muito lindo. A quote 3, demonstra um pouco disso.
    Gostei do modo que falou da personagem e também da autora, já ouvi falar de O pássaro e também quero ser Beth Levitt. Lindas capas e resenhas.
    Preciso mesmo ler algo dela.
    Abraços Ana,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fa dos romances... mas nao sou mais tao fa dos romances de drama, embora tenha uma coleçao enorme de Nicholas Sparks e irei continuar lendo seus lindos livros, eu ando buscando romances mais calmos e divertidos... nao aguento mais finais tristes nao kkk mas a sua resenha me agradou muito e amei a capa tbm... n tem como evitar romances de drama cheio de sentimentos neh!?

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana. Nunca li nada da Samanta mas adoraria ler, de verdade. Faz tempo que eu to de olho nesse livro, parece ser uma história muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana.

    Conheci a Samantha na Bienal de Minas, um amor de pessoa. Cheguei a comprar dois livros dela na hora, mas eles estavam muito caro. Tenho Beth Levitt e O Pássaro aqui. No momento comecei a ler Beth e já me emocionei nas 100 primeiras páginas e fico me imaginando o que encontrarei até o final do livro. Irei comprar em breve esse e quero conhecer a Anna e sua história.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que lindooooo!
    Esse último parágrafo me deixou um pouco apreensiva sobre o que acontece, senti como spoiler e meu coração já apertou! Não li nada da Samanta ainda, apesar dos inúmeros elogios. Já conhecia todos os livros dela, mas a opotunidade de lê-los nunca surgiu, e é uma pena, pois já queria saber mais sobre eles. Quero muito poder lê-los e me apaixonar também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi muitos comentários incríveis sobre a escrita da autora, e morro de vontade de ler algum livro dela. Depois da tua resenha, então, sei que eu preciso ler algo. Ela é linda e suas histórias me parecem muito sensíveis, sempre deixando algum ensinamento para nossas vidas. Esses são os melhores livros para mim, que te fazem crescer como leitor e pessoas. Gostei da trama e me identifiquei com a protagonista!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Eu sou louca para ler os livros da Samanta, mas infelizmente ainda não tive essa oportunidade, adorei a resenha e gente que livro hein, tenho certeza de que vou amar ele, creio que temos muito a aprender com esse livro e já estou ansiosa para lê-lo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Querida Ana,

    Que resenha lindaaaa!!! Muito obrigada por dividir com os leitores do seu blog a sua opinião sobre "Renascer de um Outono" :)

    Fiquei muito feliz em saber que meus livros tiraram a má impressão que você tinha com os romances... Uhuuu!!! Espero que você continue encontrando títulos que a encantem nesse gênero e, claro, que continue adorando minhas histórias também ^^

    Amei ler suas impressões sobre a Anna e sobre minha narrativa... obrigada!!!

    Beijos no coração!
    Sam

    ResponderExcluir
  11. Que demais, a autora deu uma passadinha por aqui e ainda comentou na resenha! Que fofa!

    ResponderExcluir
  12. Oii Ana!

    Eu sempre adorei um bom romance, então logo que li a sinopse percebi que iria me apaixonar pelo livro .. Ainda não li nada da Samanta, mas to bem curiosa pra conhecer a narrativa dele, sempre vejo elogios.
    É tão gostoso quando o autor no faz sentir os mesmo sentimentos que o personagem vive enquanto a história acontece.. Acho que vou gostar bastante dessa protagonista, e claro que como uma romântica de plantão eu torcerei bastante por esse casal, rs!
    Bjs

    ResponderExcluir