Resenha: Joana D'Arc - Por Ela Mesma - Ermance Dufaux

20 janeiro 2015

Edição: 1
Editora: Petit
ISBN: 9788572531702
Ano: 1998
Páginas: 312
Adicione no "Orelha de Livro"

Exemplar cedido em parceria com a editora
Sinopse: Condenada pela Inquisição, Joana D’Arc a virgem de Domrémy, médium e heroína da França , martirizada na fogueira, ganhou as alturas celestiais. Neste livro, moderna edição de um clássico do Espiritismo, por intermédio da médium Ermance Dufaux, jovem colaboradora de Allan Kardec, a guerreira de outrora retorna até nós para revelar todos os lances de sua incrível epopéia. Seu relato inicia-se ainda no período da infância, quando, no despertar da mediunidade, ouviu pela primeira vez os espíritos que depois a conduziram à glória. Joana descreve seus encontros com o rei da França, sua luta nos campos de batalha, a trama infame que a levou à prisão, o julgamento, a injusta condenação, o assédio e o martírio a que foi cruelmente submetida. Joana D'Arc por ela mesma, psicografado por Ermance Dufaux, é um livro inesquecível, retrato fiel de uma mulher capaz de grandes feitos heroicos, mas que nunca perdeu a feminilidade, mesmo depois de empunhar a espada com todas as forças da alma para defender seu ideal de fé.




Esse livro nos mostra o uso errôneo da religião; a fé é diferente do fanatismo e ha centenas de anos as pessoas matam em nome de Deus, pois interpretam as palavras conforme lhe são convenientes.

Joana começou a ter visões e ouvir vozes a partir dos 13 anos e uma dessas visões diz que ela tem a missão de ajudar o rei, e ela aceita essa missão. Assumiu o exercito francês e enfrentou as dificuldades de ser uma mulher comandando homens em 1430. Ela era muito inteligente e perspicaz, durante o julgamento ela demonstrou isso com suas repostas rápidas e objetivas nunca entrando em contradição, e mantendo-se convicta em sua fé.

No começo eu achei que não ia me interessar muito, pois achava que já conhecia bem a história, mas à medida que fui lendo acabei me envolvendo, apesar de alguns trechos serem repetitivos (a maior parte do livro fala sobre o julgamento) eu não conseguia parar de ler.
Ha sempre um fato novo, algo que não vemos nos filmes ou outros livros.
A narrativa é gostosa e leva o leitor ao tempo de Joana, acompanhamos suas certezas e vemos que o tempo em questão, não era fácil para as mulheres. Joana foi uma heroína, mas tudo isso aconteceu devido a uma força maior: a fé inabalável que tinha em suas crenças.

A diagramação é simples e de páginas brancas, mas não dificultou a leitura por causa do tamanho das letras. A capa é simples sem orelha, não chama muita atenção e os detalhes não são muito visíveis por causa da cor.
Eu não gosto de livros na primeira pessoa, porém a forma como esse livro é narrado me prendeu desde o primeiro capitulo. Recomendo!

“Você escaparia, agora, se achasse que poderia conseguir? Se visse a porta aberta, iria embora? Você acha que teria permissão de Deus? Acredito firmemente que, se visse a porta aberta e os guardas ingleses fossem incapazes de me deter, isso seria um sinal que Deus estaria me dando permissão para partir. Sem essa permissão não iria.”

Avaliação:


Sobre a autora: 



Em 1853, época em que uma onda de fenômenos sobrenaturais eram recorrentes na América e em toda a Europa, na Cidade de Fontaineblau, França, uma jovem de família nobre, filha de rico produtor de vinho e trigo que residia num castelo medieval herdado pelos seus antepassados inexplicavelmente começou a apresentar distúrbios nervosos e a fazer premonições. Preocupado com seu repentino estado de desequilíbrio, seu pai a levou para um médico renomado que ao examiná-la, muito impressionado com o que presenciava colocou em sua mão um lápis e a pediu que escrevesse tudo o que sentia. Para sua surpresa, essa jovem como que impulsionada por uma força estranha que movimentava o seu braço começou a escrever mensagens vindas do além.

Esse foi o ponto de partida da história da vida mediúnica de "Ermance De La Jonchére Dufaux", autora em vida das obras psicográficas "A História de Joanna D'Arc ditada por ela mesmo", "A História de Luís IX ditada por ele mesmo" e que participou junto com Allan Kardec da publicação da 2º edição de "O Livro dos Espíritos", sendo também a médium escolhida por ele a colaborar no lançamento da "Revista Espírita", no início do ano de 1857.


12 comentários:

  1. Achei bastante interessante o tema do livro. A história dessa mulher guerreira sempre me instigou bastante, e é muito bom saber um pouco mais sobre aquela época e seus costumes. É uma viagem e tanto! Interessante a história da autora também. Não sei se leria o livro, por ser um pouco repetitivo depois de todos os filmes e documentários, e também porque eu realmente prefiro histórias ficcionais. Mas mesmo assim a obra não deixar de ser bastante interessante!

    ResponderExcluir
  2. Como gosto muito de livros com conteúdo histórico, me interessei bastante pela obra. Acho que irei adorar o livro.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Amo livros que se passam antigamente, e mostram como era a vida naquele tempo também. Fiquei muito interessada nesse, ainda mais por ele tratar de religião, visões e tudo o mais.
    Amei a resenha! Um abraço, Graça!

    ResponderExcluir
  4. A Joana D'arc é, sem sombra de dúvidas, uma das personagens mais marcantes da História Mundial. Acho que conheço sua história apenas o necessário para se passar em um vestibular. Então, tenho certeza que esse livro seria uma ótima pedida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito da história de Joana D'arc, e adoro livros que abordam fatos históricos. Fiquei muito interessada pela leitura, apesar de não acreditar tanto que foi a própria Joana D'arc quem "escreveu" o livro, mas não estou aqui para discutir fé ou religião. Acho que vale muito a pena a leitura, e fiquei super curiosa para conhecer a história de um modo mais aprofundado.
    Eu não gostei muito da capa, mas isso é só um detalhe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Tarsila este um belo livro e uma bela historia envolvendo a querida Emanence Dufaux e a admirável Jeanne D'Arc; apesar da historia humana ter muitas falhas é ainda assim cheia de milagres, cordiais saudações e uma boa leitura

      Excluir
  6. O livro é bem interessante né, mas não pretendo ler ele por enquanto, não faz muito o meu estilo, porém me parece ser um livro bom e que se deve ser lido, adorei a resenha, e ainda pensarei na possibilidade de ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi,Graça.

    Não conheço bem a história de Joana D'arc e acho que esse leitura irá me mostrar qual história realmente é. Ver que você curtiu a leitura apesar de conhecer a história e ter descoberto coisas novas só me deixa mais animada. Vou tentar ler mais clássicos.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Graça, livros de épocas são sempre muito bem vindos. Sempre ouço falar desse livro, mas nunca dei uma oportunidade para conhecer mais sobre a história de Joana.
    É ótimo quando a leitura é gratificante. Sem dúvidas, vou querer conferir.

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouvi a história da Joana D'arc por cima, não sei muito bem como foi tudo e achei bem legal esse livro, com certeza tiraria todas as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite gente linda!
    Fico feliz que vcs tenham gostado das últimas resenhas.
    Eu recomendo Joana Darc,pois me surpreendeu.
    Obrigada ! Grande abraços a todas(os)

    ResponderExcluir
  11. Oii Graça :}

    Já escutei várias histórias sobre a Joana D'arc, mas até então nunca tinha parado pra conhecer mais da vida dela! Confesso que achei o livro interessante, principalmente pela coragem e força dessa mulher, mas não sei iria gostar da leitura, livros com temas religiosos tendem a ser parados pra mim. Vou dar uma procurada na biblioteca da minha cidade de ver se encontro o livro..
    Bjs :*

    ResponderExcluir