11


Resenha: Outlander - A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon.

Edição: 2
Autor:  Diana Gabaldon
Serie: Outlander
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296227
Ano: 2014
Páginas: 800
Tradutor: Geni Hirata

Sinopse:
Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Resenha:
"E se o seu futuro fosse o passado? "
Confesso que comecei a me interessar por Outlander depois de muito ouvir sobre, tanto a serie quanto livro. Mas, finalmente conheci, e faz pouco tempo, primeiramente a serie, assisti todos os capítulos lançados até o momento em um final de semana, depois disso fiquei completamente desesperada para ler os livros.

E que surpresa gratificante, já que inicialmente quando não conhecia nada ,imaginei que se tratava de mais uma distopia, das muitas que pipocam no mercado. Quando descobri se tratar de uma romance histórico, fiquei um pouco apreensiva, pois esse é um tema praticamente inexplorado para mim.

Ao inicia a leitura conhecemos Claire e Frank Randall, um casal que por causa da segunda guerra mundial foram obrigados a passar anos separados, Claire foi enviada para hospitais improvisados para cuidar dos feridos e exercer a sua profissão de enfermeira, e Frank foi enviado para os campos de batalha, e agora, com o termino da guerra, ambos querem comemorar,com isso resolvem partir em uma segunda lua de mel e se aventurarem nos campos Altos da Escócia na cidade de Inverness.

Quando a guerra acabou, Claire desenvolveu um hobby , estudar botânica e as propriedades curativas das plantas. Já Frank, um estudioso, tem fascínio por tudo relacionado a própria linhagem, seus antepassados e sua arvore genealógica, e passa quase todo o seu tempo afundado em livros de historia e documentos antigos. A viajem para a Escócia não é apenas passeio, já que um antepassado de Frank que viveu no século XVII fez fama nas terras Altas e lutou em Culloden. Jonathan Randall, também conhecido como Black Jack, foi um dos generais ingleses mais  famosos, principalmente por sua crueldade.
Claire e Frank são um casal a muitos anos, mas grande parte deles, passaram separados. Agora precisam se reaproximar, e se conhecerem novamente. Claire anseia um filho, e Frank é mais interessado em tudo que diz respeito a historia.

Certo dia eles descobrem um ritual em uma colina chamada Craigh na Dun, que no topo possui uma espécie de monumento neolítico, um circulo de pedra considerado mágico pelo povo local. Reza a lenda que foi cultuado por bruxas no passado. O ritual é magnífico e deixa tanto Claire quanto Frank encantados, mas o que realmente desperta o interesse dela é as plantas que crescem no local. Curiosa, ela retorna no dia seguinte para analisa-las, mas o que não poderia imaginar é que essa simples visita a colina transformaria sua vida para sempre.
" Havia um zumbido profundo vindo de algum lugar bem próximo. Imaginei que deveria haver uma colmeia alojada em algum nicho da rocha e coloquei a mão sobre a pedra, a fim de inclinar-me para dentro da fenda.A Pedra gritou." 

Quando Claire acidentalmente coloca as mãos em uma das pedras do monumento, se vê imediatamente transportada para um outro lugar, mais precisamente para o século XVII em meio a uma guerra de poder entre Ingleses e Escoceses.
Assustada com a viajem no tempo e pelo ambiente hostil em que se encontra, Claire recebe auxilio de uma grupo de Escoceses, entre eles está Jamie Fraser.
Logo ela se vê no castelo de Leoch, utilizando seu conhecimento com as plantas para ajudar os moradores e sendo vigiada a todo momento, suspeita de ser uma espiã inglesa. Mas como ela vai conseguir fugir e voltar para o circulo de pedras na montanha, para tentar voltar para seu marido se está cercada de intrigas e revoltas entre clãs e uma guerra entre Escoceses e Ingleses.


Como eu falei lá em cima, sou uma iniciante neste estilo de leitura, este é o primeiro romance histórico que li e comecei achando que era algo totalmente diferente.
Este livro é um Best seller nos Estados Unidos e já foi traduzido para mais de 23 países. No Brasil, até onde sei, ele foi disputado por diversas editoras e primeiramente publicado pela Rocco. Atualmente a editora Saída de Emergência é quem está dando uma nova roupagem para a trama.

Outlander é uma serie composta por cinco volumes que já venderam mais de 12 milhões de exemplares pelo mundo. A trama narra a viajam no tempo de Claire, uma enfermeira do século XX que acidentalmente acaba indo parar no século XVII, onde conhece Jamie Fraser, um intrigante escocês de cabelos ruivos,rosto meigo ,corpo invejável e uma personalidade forte.

Apesar das das 800 paginas li o livro em uma semana, e só não foi mais rápido pois estava me preparando para o vestibular e estudando muito.
Diana Gabaldon possui uma escrita simples e rápida, e apesar de ser uma trama histórica, não possui muitas palavras e expressões desconhecida. A construção dos personagens também é um ponto forte da autora. Claire é uma personagem fantástica, ela é forte, inteligente, corajosa e impulsiva, mas, ao mesmo tempo ela é sensível, companheira e fiel. Claire é um a mulher com defeitos, e não se envergonha deles e nem tenta esconde-los. Ela é extremamente real.
 Jamie também é um personagem completo, daquele tipo que é impossível não se apaixonar, ele é intenso, forte, lindo, meigo e também possui uma bagagem emocional extremamente pesada, mas que apesar de tudo, não impede que ele viva e ame de forma completa e intensa.

Cada pagina deste livro é uma nova surpresa, uma nova intriga que toma forma, mas mesmo assim, em todas as paginas podemos ver o crescimento dos personagens, e a capacidade de cada um deles de se adaptar com as situações adversar, e muitas vezes precisando abrir mão do próprio bem estar em beneficio dos outros.

Daiana Gabaldon é um gênio, conseguiu escrever um livro de 800 paginas que envolve o leitor do inicio ao fim. Ler Outlander é como vivenciar cada momento e situação descrito pela autora, pois existe uma riqueza de detalhes incrível, tudo isso sem se tornar massante ou enfadonho, muito pelo contrario, é como estar realmente presente na trama. A leitura flui extremamente rápido, é impossível desgrudar do livro, pois o ritmo é intenso e constante, quando você pensa que tudo vai se acalmar, surge um novo acontecimento que te deixa com os nervos a flor da pele.

Durante a leitura deste livro, eu experimentei um misto de sentimentos,  estava desesperada para saber o que aconteceria depois, mas, ao mesmo tempo estava tão agitada com os acontecimentos que não conseguia ficar parada para conseguir ler.
Ao longo da leitura, vamos descobrir que o livro não é um conto de fadas. Todos os personagens possuem uma bagagem emocional bastante pesada, e alguns fatos que acontecem ao decorrer da trama podem chocar alguns leitores mais sensíveis.
Este realmente é um livro que faz jus a toda a fama e fãs que reuniu ao redor do mundo. É um tipo de leitura que cumpre perfeitamente bem o papel de uma boa historia, e também lateraliza o nome "A viajante do tempo", pois é exatamente assim que nos sentimentos, viajando diretamente para uma Escócia do século XVII em meio a guerra.


Como eu também falei lá em cima, os livros estão sendo adaptados em uma serie de televisão no canal Starz e criada por Ronald D. Moore. Quem dá vida a Jamie e Claire são os atores Sam Heughan conhecido pelo filme “O príncipe e Eu”, e Catriona Balfe de “O diabo Veste Prada”.
Olha, eu realmente me surpreendi ao ler este livro, pois primeiramente havia assistido a serie, e é realmente muito fiel ao livro. Muito fiel é um eufemismo, é exatamente igual, até mesmo as falas. Sem contar que a escolha dos atores foi a melhor possível, Sam e Catriona são exatamente iguais as descrições. Pode parecer exagero, mas eles nasceram para ser Claire e Jamie.

Enfim, não tenho muito o que dizer, Daiana Gabaldon se tornou uma das minhas escritoras favoritas, Outlander foi ,com certeza, para a estante de favoritos.
O livro físico é uma obra linda, a editora Saída de Emergência está de parabéns, uma capa linda, com uma diagramação simples mas perfeita e de ótima qualidade, com uma revisão super bem feita.
Então, acho que depois de tudo isso, só posso deixar uma único conselho: LEIA!!

Sobre a autora:


Escri­tora ame­ri­cana de ascen­dên­cia mexicano-​americana e inglesa. Gabal­don é autora da famosa série Outlan­der. Os seus livros são difí­ceis de cata­lo­gar den­tro de um gênero espe­cí­fico, pois con­têm ele­men­tos de fic­ção român­tica, fic­ção his­tó­rica e fic­ção cien­tí­fica (sob a forma de via­gens no tempo). Os seus livros já foram publi­ca­dos em 23 paí­ses e tra­du­zi­dos para 19 lín­guas

11 comentários:

  1. Olá, Geeh. Tudo bem?
    Eu tenho uma vontade imensa de ler esse livro, mas acabo deixando-o para depois porque ele também é imenso. rs
    Essa mistura de ficção científica (viagem no tempo) com romance histórico me agrada bastante. Acho que conseguirei aproveitar bastante o livro. Agora só preciso e tempo para ler esse livrão. rs
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Só passei a ter conhecimento dessa série, depois que vi que ela iria se tornar uma série de TV. Posso dizer que a premissa me agradou bastante, pois me amarro em tramas que abordam viagens no tempo. Só me assustei um poco com o tamanho do livro. 800 páginas não enchem meus olhos. kkkkkkk Mas o bom é que, mesmo sendo extenso, a autora não deixa a onda baixar. Enfim, personagens complexos, trama interessante e narrativa gostosa, sempre são bem-vindos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Oi, Geeh. Nem acredito que você leu essa Bíblia HAHAHA.
    Fiquei com muita vontade de ler o livro, mas ele é tão grande que me deu um desânimo para ler por agora. 800 páginas não é nada fácil para ler assim, numa tacada só.
    Fiquei desejando fazer essa viagem no tempo. Ouvi falar muito da série também e quero assistir, mas acredito que lerei os livros primeiro e vou acompanhando aos poucos.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, 800 páginas? Que bíblia! Hahahaha
    Não consigo acreditar que a autora nos prende em 800 páginas, mas fiquei com muita vontade de ler pois eu adoro livros grandes (que não sejam enjoativos) e a capa me chamou muita atenção, fora que eu amo esses romances épicos! Hahaha
    Beijos
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Geeh. Já tenho esse livro e to querendo muito lê-lo logo, mas eu tava querendo ter o segundo antes pra poder ler os dois seguidos sabe, pra não ficar ansiosa rs. O livro parece ser demais, romance história não é uma coisa que aparece muito nas minhas leituras mas eu acho bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Oii!!

    Já tinha lido resenhas sobre esse livro e sempre muito positivas. Gostei do tema e do enredo, como tu descreveu, mas confesso que 800 páginas é demais para pouco tempo.

    Beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Geeh, tudo bom?
    Amei a sua resenha, eu estou louca para ler o livro e ver a adaptação dele também, eu tenho o livro e gente ele é gigante, mas estou ansiosa para ler, fico feliz que tenha gostado e espero gostar também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi falar muito desse livro, e a maioria dos comentários foram positivos. Adoro romances históricos, apesar de não ler tanto assim. Confesso que tinha desanimado para lê-lo pois vi um blog que colocou esse livro como uma das maiores decepções de 2014, fiquei um pouco com o pé atrás. Mas acho que se eu não criar muita expectativa, a leitura vai valer a pena.
    Eu não sabia que existia uma série de televisão sobre os livros, vou procurar para fazer o download e assistir alguns episódios. Como você disse que é bem fiel aos livros, se eu gostar da série, creio que vou adorar ainda mais os livros. Acho até melhor, pois como o livro é muito grande, assistir os primeiros episódios é uma ótima forma de me mostrar se realmente vale a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii Geeh! Tudo bem?

    Não me julgue, mas morro de curiosidade de ler esse livro, só não fiz ainda por causa da quantidade de páginas. Não costumo me assustar com leituras grandes, mas algumas resenhas que li falavam que o livro se torna um pouco repetitivo e nesse caso eu sempre desanimo a leitura.
    Estou encantada com o Jamie, sempre vejo blogueiras babando por ele (dona Paula de Franco, isso pra você,rs ) e é um personagem que estou bem curiosa pra conhecer .. Na verdade até mais que a Claire!
    Pretendo comprar pelo menos o primeiro livro logo e iniciar a leitura imediatamente, espero também me apaixonar <3
    Bj :*

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Esse livro e tudo de bom. O casal Claire e Jamiee encantaram tanto que já assisti aos 8 episódios da série duas vezes. Kkk O livro apesar das 800 paginas não me entediou nenhum momento. Já li o segundo e estou doida pelo terceiro. Diana também se tornou uma de minhas escritoras favoritas. Dona Vitória leia e não se arrependa Jamie amor demais. Kkkkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Outlander tem uma capa linda e uma sinopse que me instiga muito, portanto, obviamente le está entre os meus desejados. Vi já alguns capítulos da série, e fiquei ainda mais curiosa com a história. Espero realmente que a oportunidade para ler o livro surja logo, já que a trama me parece uma das mais bem elaboradas atualmente.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png