5


Resenha: Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli



Editora: Novo Século
Selo :Novos Talentos
Autor: Vanessa Martinelli
ISBN: 9788576796596
Ano: 2012
Páginas: 104

Sinopse:
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?


Resenha:
“Você Já teve um amigo-inimigo??”
A algum tempo recebi esse livro da autora para análise, junto com ele veio uma cartinha da própria explicando que se tratava de um livro destinado ao publico infantil e que deveria ser lido com isso em mente. Então, hoje começo a minha resenha com o mesmo aviso. É um livro infantil,que retrata o cotidiano adolescente, com amigos, escola, intrigas, idéias e amor juvenil inocente.

O mais fantástico deste livro é o fato de que se você é um leitor que já passou dessa faze, vai conseguir ter uma idéia e "se observar" como era na escola e relembrar esses momentos, pois é uma historia simples, mas bastante realista. Afinal, quem nunca teve aquele amigo(a) que era "afim", mas, que implicava com ele só para disfarçar e ninguém perceber?
“Nem ela entendia o que estava acontecendo. Quando os olhos se encontraram um sentimento estranho remexeu dentro deles.”
Quando iniciamos a leitura somos introduzidos ao cotidiano de Maria, uma adolescente que está passando por problemas na escola por conta de um certo menino “desagradável”, seu ex melhor amigo, Jack.
Durante a infância, Jack e Maria eram inseparáveis, já que suas mães eram amigas. Mas, o tempo passou, e o que era uma amizade solida e verdadeira se tornou implicância e brigas. 

Mas a convivência forçada pelas aulas e os trabalhos em grupo, fazem com que Maria e Jack comecem a descobrir juntos um novo sentimento, algo inédito e inexplicável para ambos, mais forte do que a amizade de infância e muito mais solido, mas infinitamente mais assustador.

Enfim, como eu falei lá em cima, é um livro infantil e se você seguir meu conselho e o da autora, de ler de coração e mente aberta, levando em consideração que é um livro destinado ao publico jovem, vai se tornar uma leitura extremamente agradável, prazerosa e bastante divertida. É impossível não se apaixonar pela determinada Maria e pelo fofo do Jack. Vanessa Martinelli soube construir seus personagens e suas personalidades de forma bastante realista, cada qual com suas características únicas e suas bagagens emocionais.

Amigos Inimigos é um livro curtinho, com apenas 100 paginas, é uma leitura de um dia, e levando em consideração a escrita simples, fácil e fluida da autora, pode ter certeza que você vai ler em “uma sentada”.
Sobre o livro físico, ele também é muito bem feito e elaborado, com uma diagramação simples, mas de qualidade, uma revisão super bem feita, paginas amareladas e uma fonte agradável para a leitura. Já a capa, é algo a parte. Para quem não sabe, a autora também é formada em Educação Artística e o desenho da capa foi feito pela própria. E convenhamos, é lindo. A capa toda é de muito bom gosto, a prova de que menos sempre pode ser mais, sem contar que reflete bem o clima da historia.
Nem preciso dizer que adorei o livro, já que sou suspeita para falar desses livrinhos juvenis, que como vocês sabem, me encantam completamente e dominam minha estante.
Quem procura uma leitura simples, despretensiosa e rápida, mas de boa qualidade, esse é o livro certo! 

Sobre a autora:



Vanessa Martinelli Levandowski é joinvillense de Amigos Inimigos é seu primeiro romance voltado ao publico jovem. Neuropsicóloga e Mestre em psicologia, é graduada também em Educação Artística; inclusive, é seu o desenho da capa.

5 comentários:

  1. Oi, Geeh!
    Eu ganhei o livro 2 em uma promoção, mas ainda não o li… Espero que não haja problemas em lê-lo sem ter lido o volume anterior. Eu gostei da sua resenha e, para mim, o livro soou convidativo. Eu gosto de enredos assim, suaves e doces, com sabor de saudade (rs). Eles nos encantam e, como você disse, nos fazem rever nossas próprias atitudes (e nos identificar com muitos dos personagens quando tínhamos a mesma idade).

    Da maneira como colocou, penso que é um bom livro para presentear leitores jovens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Geeh.
    Por ser um livro infantil, talvez a obra não me prenda tanto, mas ainda sim tenho curiosidade de ler. Acho o universo literário dos pequenos, muitas vezes, bem interessante.
    Fico ainda mais interessado por ser uma autora nacional.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Geeh....
    Parece ser um livro bem leve e gostoso de ler.
    Eu até gosto de livro infantis, mas não muito. Acho que quando você lê com isso em mente é bem melhor, para não sair criticando a qualidade da obra.
    Eu leria o livro sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Livros infantis tem um encanto da juventude, quando se ler um parece que algo em você se renova. Achei a história fofa e simples, acho que qualquer idade pode ler, mas seria bastante recomendado para queles que entram agora na adolescência.

    ResponderExcluir
  5. eu adoro esses tipos de livros, apesar de nao ler muito esse genero o livro em si me encantou, adorei a resenha, obrigada!

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png