25 março 2015

Resenha: Panaceia - Livro 2 - Georgette Silen

Desafio Literário Skoob 2015 - Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo  



Edição: 1
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578551858
Ano: 2013
Páginas: 632

Compre AQUI - R$ 35,70
Sinopse: As surpresas de Lázarus não terminaram com as incríveis revelações ou com a fuga alucinada de Laura, obrigada a se separar daqueles que ama e sacrificar sua felicidade. Ao contrário, em Panaceia a história ganha um fôlego intenso, repleto de enfrentamentos, conflitos e decisões dramáticas.
Nesta emocionante continuação da saga, descobrimos como o sangue pode conter tanto vida quanto maldição e que a busca pela cura é ao mesmo tempo arma e bênção. A narrativa saborosa faz de Panaceia uma história que vai acelerar a pulsação daqueles que ainda a possuem, enquanto os conduz a uma viagem por lugares fantásticos e paisagens deslumbrantes. Uma incursão deleitosa por mitos e crenças diferentes que envolverão o leitor, prendendo-o numa verdadeira teia de ações e palavras, aliada a personagens envolventes e cheios de mistérios. Sangue, aventura, angústia, esperança e romantismo, uma mistura que certamente vai pregar seus olhos nas páginas desse livro escrito pelas mãos habilidosas de Georgette Silen. Divirtam-se e, para aqueles que têm crise de ansiedade, boa sorte!

Resenha:

Quanto terminei de ler Lázarus, minha vontade era de pegar Panaceia e começá-lo imediatamente. Mas o tempo foi passando e só consegui lê-lo agora. O que não foi ruim, pois com o final impactante de Lázarus, pude descansar minha mente dos acontecimentos e quando comecei Panaceia, foquei somente no que estava por vir, e não remoendo o que aconteceu em Lázarus.


Panaceia começa dando continuidade a fuga de Laura. Ela deixou todos que ama para trás para protegê-los, mas não avisou ninguém, para não correr o risco de ser seguida e encontrada. Junto com ela, vamos descobrir que sua atual condição é mais valiosa do que ela pensa: Ela não somente foi "beijada" por Lázarus, sua condição explica segredos há muito tempo guardados e protegidos.
"Pois desde aquele dia minha vida seguiu outro rumo, não ditado pelos homens. Passei a percorrer um mundo onde a cortina entre o real e o imaginário era tênue como poeira no ar, onde forças milenares ainda imperavam com seus encantos e vaticínios, nada era o que realmente parecia e a diferença entre o que é ou não humano se revela."
Nesta eletrizante continuação, vamos adentrar o mundo das mitologias e folclore. Com passagens em diversos países, conheceremos as crenças dos povos que lá habitam e no Brasil, conheceremos muito sobre nosso folclore e mitos.
"Como se não bastasse tudo pelo que tenho passado, agora vampiros se espalhavam pelo Brasil à procura da cura. E matando pessoal inocentes em seu caminho. Se antes tinha alguma dúvida, elas se dissiparam com a confirmação dos fatos."
Além dos vampiros que são os seres que predominam o enredo, também conheceremos outros seres tão importantes quanto! A autora é uma grande conhecedora de lendas, tive o prazer de participar de uma de suas palestras e todo o conhecimento que ela tem, passa para os livros desta série. Eu amei o primeiro livro e não poderia ser diferente com o segundo. O livro pode ter muitas páginas, o que assusta a primeira vista, mas garanto que vale todo o tempo gasto enquanto lemos. O destino de Laura foi traçado, cabe a ela escolher o que fará.


A capa é linda e segue o mesmo parâmetro do primeiro livro, a editora caprichou na edição e revisão, encontrei poucos erros que não prejudicaram minha leitura. As letras são de um tamanho confortável para a leitura e explica o volume de páginas, se as letras fossem pequenas, o livro seria menor. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista dos personagens; digo dos personagens pois a autora não narra somente pelo ponto de vista de Laura, ela amplia a narrativa para todos os personagens que são importantes para a trama. Nunca li um livro com uma história tão complexa e madura, passei a acreditar piamente nos seres que se escondem nas florestas do Brasil! rs.
"Não consigo me lembrar, mas sei que um dia eles tivera medo de mim. Muitos deles. Ninguém se atrevia a me encarar, a nos encarar. Fugiam de nós, se escondiam. Éramos perigosos. Mas agora... Tenho medo deles! Muito medo. Eles estão diferentes... Os humanos estão diferentes... Não são mais como antes."
Outra coisa que gosto muito nesta série, é a importância que a autora dá aos personagens. Neste volume, ficaremos com medo pelos vampiros e por Laura, os humanos passaram a ser a ameaça, e protegê-los não será mais somente uma opção. A ganância está ali, onde deveria reinar o intuito de paz. Alguns dos vampiros também são do lado negro, mas se não fosse assim, não sentiríamos aquela vontade de saber mais, ler mais!
Dentro de Panaceia, vamos encontrar 3 livros distintos, os capítulos são divididos por locais e estações. Possui sub-capítulos que são divididos da mesma forma. Só não há nome dos personagens nos títulos, o que dificulta um pouco o começo da leitura, pois você só entende quem está narrando depois que lê um pouco mais. Mas depois que você pega o ritmo e passa a conhecer os personagens, isso não será mais um incomodo!


Não sei como não descrever essa série a não ser perfeita! No universo de Lázarus o leitor vai se deliciar com todas as histórias que nos faziam ter medo quando pequenos. Vai descobrir segredos guardados e amaldiçoados. Vai viver com Laura, um amor que ultrapassa as barreiras do destino! Vai viajar o mundo e conhecer cenários ricos em história e natureza. E claro, vai ficar desesperado com o desfecho surpreendente!
Recomendo, claro! Corra e adquira o seu o mais breve possível!
"Como poderíamos imaginar que os monstros eram muito mais reais e presentes na vida das pessoas do que qualquer um conseguiria supor? Que alguns eram assustadores, mas outros conquistariam nosso coração? O nosso amor? E que, às vezes, não poderíamos definir, apenas pela aparência, quem era o monstro e quem era o homem?"

Acompanhe as resenhas da série:


Avaliação: 


Sobre a autora: 



Georgette Silen é natural de Caçapava - SP. Arte educadora e professora de teatro, diretora teatral e figurinista. Como escritora, iniciou profissionalmente em 2009, participando de coletâneas sempre no gênero que mais a inspira: a Literatura Fantástica. Flerta com o terror, com a FC e seus subgêneros. É autora da série Lázarus, uma saga sobrenatural com 4 volumes sobre vampiros, publicada pela Giz Editorial. Também é autora dos livros As Crônicas de Kira, Fábulas ao Anoitecer e As Três Princesas Negras e outros contos dos Irmãos Grimm (Giz Editorial, 2012), e do romance Pérola – O ano do Dragão, em parceria com Rosana Rios, pela Callis Editorial. E além de ter participado de mais de 30 coletâneas como coautora e organizadora.
E assim ela leva sua vida, entre tramas e mistérios, romances e lendas, amigos e inimigos que saltam de sua imaginação e falam sobre seus medos, seus desejos e suas aspirações.
Contatos com a autora: missgette@yahoo.com.br
Blog: HTTP://georgettesilen.blogspot.com
Redes sociais: facebook.com/ georgettesilen.silenTwitter: @georgettesilen



5 comentários:

  1. Oi Ana...
    Ainda não conhecia os livros, mas você falou tão bem da série que fiquei curiosa.
    Dei uma conferida na sinopse do primeiro livro e gostei.
    Ótimas dicas. Adorei a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Conhecia esse livro só de capa, mas, você falou tão bem e a premissa é tão a minha cara que eu acho que irei gostar. Espero ter tempo, porque vontade está sobrando, de dar uma chance à série em breve.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Confesso que não gostei tanto do livro, mesmo se tratando de vampiros e folclore não e agradou. Não entendi muito sobre ele, acho que por ser o segundo da série, achei um pouco confuso. Mas sua resenha me conquistou, talvez eu vá ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Menina, que resenha foi essa!? Eu desconhecia essa série e me interessei MUITO! Acho que a autora conseguiria me conquistar pelo que descreveu… Também aprecio quando há um cuidado especial na apresentação e no desenvolvimento dos personagens. Além disso, adoro vampiros e parece que o enredo é surpreendente. O fato de ser o livro 2 e mesmo assim receber tão boa avaliação me atrai. Geralmente, o livro 2 é o pior das séries. :) Adicionei o livro 1 à minha lista e espero ter a chance de lê-lo esse ano.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ainda nao li o primeiro livro, mas parece ser bem interessante, vou procurar mas a saber dos livros!

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz