Resenha: Bruxa da Noite - Nora Roberts.

19 abril 2015

Edição: 1
Editora: Arqueiro
Autor: Nora Roberts
Serie: Primos O'Dwyer
Titulo Original: Dark Witch
ISBN: 9788580413847
Ano: 2015
Páginas: 320
Tradutor: Maria Clara de Biase

Sinopse:
Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda.
Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera.Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.
Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote.
Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado.
Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.
Resenha:
“ E em meus últimos suspiros o amaldiçôo. Neste dia e nesta hora evoco o que resta do meu poder. Você queimará e morrerá em sofrimento, e saberá que a Bruxa da Noite o matou. Desse modo meu sangue amaldiçoa o seu por toda a eternidade. Como eu farei. Que assim seja”.

Até então, eu nunca havia lido nada da autora Nora Roberts, apesar de algumas amigas minhas serem viciadas. Nunca me chamou a atenção, nem mesmo as capas. Mas, eis que surgiu a oportunidade de ler Bruxa da Noite em parceria com a editora, e foi uma leitura bastante agradável, pelo menos parte dela.

A Bruxa da Noite é o primeiro livro da trilogia Primos O´Dwyer, e nos apresenta uma historia repleta de mitologia, magia , romance e suspense.
A historia começa em 1263, quando Sorcha, a primeira Bruxa da Noite,  enfrenta um grande bruxo das trevas chamado Cabhan, um ser distorcido e corrompido pelo poder, que deseja Sorcha e seus poderes. Ele pretende seduzir e tenta-la  com a idéia de poder infinito, mas acaba caindo em uma armadilha preparada por ela. Só que algo da errado durante o processo e Sorcha acaba morta e Cabhan gravemente ferido, seu poder reduzido a quase nada. Mas Sorcha se precaveu, e incumbiu seus três descendente de destruí-lo completamente em algum momento, quando ele ressurgir .
“Vocês são a Bruxa da Noite, três em um. Um dia voltarão. Esta é minha dádiva e minha maldição. Cada um de vocês é forte, e juntos são mais ainda.”
Anos se passam, assim como varias gerações  de descendente de Sorcha e então a  historia começa a ser narrada pelo ponto de vista de Iona, uma garota simples e que sempre se sentiu perdida em toda a sua vida, nunca se encaixou em nenhum lugar, nem mesmo no meio de sua família. Desde sempre Iona teve o apoio incondicional de sua avó materna, principalmente quando se trata de seu dom. Sim, Iona é descendente de Bruxas, mais precisamente da Bruxa da Noite, um importante marco na mitologia local de um vilarejo na Irlanda, que é de onde ela descende.  Ela também descobre através da avó, que faz parte de uma missão importante com seus primos Irlandeses,  e que só com eles poderá desenvolver sua magia e cumprir o seu destino como uma das Bruxas da Noites.
Sendo assim, Iona vende tudo que possui e parte em viajem só de ida para Irlanda para encontrar os seus primos no condado de Mayo.
Quando chega ao deu destino, logo ela encontra seus primos Branna e Connor, e é muito bem recebi por eles, que a alertam de qual é a sua importância para derrotar Cabhan e também  qual é o risco que corre ao decidir ficar com eles e seguir seu destino.
Decidida, ela toma as redes de sua vida e de seu destino. Ela também começa a trabalhar no haras de Boyle, um homem lindo e com um temperamento um tanto quando explosivo.

Aos poucos Iona vai se habituando a sua nova vida e começa a se sentir completa, de uma forma que sua antiga vida nunca conseguiu suprir. Seus primos são ótimos e ela também começa um relacionamento intenso e conturbado com Boyle.
Mas mesmo com tudo indo a mil maravilha, a presença e a ameaça de Cabhan paira sobre eles, e o grupo todo precisa se preparar para enfrentar o inevitável.
“- Você será minha, e eu serei seu.É o que eu quero.
Iona encostou o rosto no coração dele. Amor, pensou, dado e recebido espontaneamente.
Não havia nada mais mágico.”
Então, como eu falei lá em cima, este livro foi uma leitura agradável, mas somente em partes. Bem, o motivo é que inicialmente, quando conhecemos a historia de Sorcha e como tudo começou,  a narrativa é lenta e super arrastada. Na verdade, até a metade do livro tudo é extremamente parado,  temos apenas a adaptação de Iona a sua nova vida e a construção do relacionamento dela com Boyle.
A personagem principal também não é lá das mais agradáveis. Ela faz o tipo irreal, é difícil acreditar nela e “vivenciar” as experiências com ela, ou seja, é difícil torcer. Iona é impulsiva, mas é do tipo que não tem filtro entre o cérebro e boca, é totalmente constrangedor e não realista, alem de faz o tipo carente e dependente. Não consegui me conectar com ela, infelizmente.
Já Boyle, faz o tipo clássico de mocinho,  do tipo apaixonante, galante e prestativo. Os outros personagens são ótimos, o único com quem impliquei foi a protagonista mesmo. Mas apesar disso, a autora criou um grupo de personagens bastante complexos, todos com  bagagens emocionais distintas e personalidade, ate mesmo a Iona, que apesar de insuportável, mantem essa característica até o fim.
O livro em si foi mais focado nas relações familiares e muito pouco na magia e no embate com o tal bruxo das trevas. Personagem esse, que mal foi explorado. Mas, espero que isso seja corrigido nos próximos livros da trilogia. Na verdade, tudo se resumiu a muito falar e pouco fazer,  foi o livro inteiro de preparação para o confronto que nunca acontecia, e que quando aconteceu, foi tão sem graça que nem deu para matar a vontade que juntamos ao longo de toda as 300 paginas.

Mas como já sabemos, esse é o primeiro livro de uma trilogia. Então, provavelmente é apenas a introdução para algo mais que está por vir. Estou esperando ansiosamente pelo próximo, apesar de ter algumas ressalvas quanto a esse. É um livro agradável de se ler, mas é apenas uma introdução, esta é sensação.
Sobre o livro físico, ele é lindo, um ótimo trabalho da editora, como sempre, com paginas amareladas, fonte agradável, uma diagramação simples mas, bem feita e uma capa encantadora.

Sobre o autor:

Nora Roberts (nascida Eleanor Marie Robertson a 10 de Outubro de 1950) é uma escritora norte-americana, autora de best-sellers românticos. Foi a primeira mulher a figurar no Romance Writers of America Hall of Fame.
Autora de maior destaque da lista de best sellers no New York Times e a primeira a ser escolhida para a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, Nora Roberts é considerada uma pintora de palavras que a cada pincelada, dá vida a personagens cheios de energia e vigor.
Escritora metódica e insaciável, Nora já publicou mais de 160 romances, a maior parte no gênero suspense romântico, traduzidos para 25 idiomas e editados em todo o mundo. Sua alta popularidade como romancista advém do grande talento que possui para sensibilizar o leitor ao escrever narrativas de suspense que também falam sobre turbilhão de emoções que acontecem quando entramos em contato com nossos sentimentos mais profundos, principalmente amor e paixão.
Suas histórias prendem o leitor com temas explícitos e intensos, descritos de forma clara e objetiva, passando uma mensagem curta e rica em detalhes. Os capítulos de seus livros são longos, e poucos, em média apenas 12. As paisagens descritas nos levam a viajar do México aos subúrbios de Washington, com certa suavidade e exatidão que sonhamos acordados, ou temos pesadelos!
Histórias publicadas no início de sua carreira: Negócio de Risco (1986); Alerta da Natureza (1984); A suspeita (1989);
No ano de 1995 a autora editou o primeiro volume da Série Mortal no original Naked in death (Nudez Mortal) sobre o pseudonimo de J.D. Robb, o qual hoje é prestigiado pelo mundo inteiro com mais de 25 volumes (em alguns países o número é menor). Autora Consagrada já vendeu mais de 2 milhoes de livros em todos os países publicados.

8 comentários:

  1. Oi Geeh...
    Os blogueiros tem falado muito deste livro e eu tenho curiosidade em ler. Ainda não li nada da autora, e poderia começar com este.
    Talvez tenha faltado algo por ser o primeiro livro mesmo. Se bem quem nem todos os primeiros livros de uma série deixam essa sensação. Quem sabe você goste mais do próximo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Geeh. Engraçado que eu já li alguns livros de Nora, acho que dois. Mas nunca tinha lido nada relacionado a fantasia. Me surpreendi com sua resenha porque pensei que o livro não iria ser bom.
    Na verdade, me deixou bastante curiosa para conhecer.
    Sem contar que uma boa diagramação faz a diferença, né? Adorei.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. eu ainda nao li nada na Nora Roberts, me interessei muito por bruxa da noite, um livro diferente por isso eu gostei dele e tambem por causa da capa, vou tentar ler só espero nao me decepcionar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro da Nora Roberts, mas sou louca para ler. Gostei de ler sua resenha, até então só tinha lido resenhas de pessoas que já eram fãs da Nora, o que termina sendo um pouco suspeito, já que a tendência de gostar do livro termina sendo um pouco maior. Gosto muito de fantasia, então acho que essa seria uma ótima escolha para eu começar a ler os livros da autora.
    Não sei se vou ler em breve, talvez eu espere os outros da série serem lançados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Geeh, tudo bom?
    Então... Eu nunca li nada da autora, mas confesso que recentemente venho vendo algumas resenhas desse livro mesmo, e achando o máximo! Como fantasia é um gênero que a cada dia venho me identificando, talvez eu dê uma chance pra Bruxa da Noite. Adorei sua resenha hahaha!
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Desse jeito a Nora me decepciona viu. Leia algum romance dela Geeh, bem melhor.
    É a segunda resenha que eu vejo desse livro e as duas foram bem desanimadoras pra mim, eu esperava bem mais vindo da Nora. Se o livro tivesse se concentrado mais na magia talvez tivesse sido melhor. To desanimada em ler e olha que antes eu queria muito ;/

    ResponderExcluir
  7. Sempre li elogios em relação aos livros da Nora Roberts, mas nunca cheguei a ler nada dela. Em relação a esse, realmente fica um pouco difícil se conectar com a trama quando se tem uma protagonista que não nos conquista. E essa primeira metade do livro também não ajuda em nada. Enfim, acho que se for lê-lo, já vou sem grandes expectativas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou louca para ler os livros da nora, muitos já me recomendaram e fico morrendo de curiosidade de saber se a autora é realmente tudo isso!
    Só não sei se começo por essa série ou por aquela de noivas!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir