Resenha: Torim e a Guerra Cosmica - Gabriel Mussolin.

09 maio 2015

Edição: 1
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos
Autor: Gabriel Mussolin
ISBN: 9788542804362
Ano: 2015
Páginas: 256

Sinopse:
Um mortal, um guerreiro, um herói, uma lenda.
Conheça Torim, filho de Zeus, que embarca com Apolo, Perseu, Agamêmnon e muitos outros deuses em uma jornada para derrotar o deus das trevas Hades e o poderoso titã Cronos, porém ao longo do caminho um outro guerreiro mais poderoso do que Cronos, será libertado do Tártaro.
Embarque nesta perigosa, emocionante e aventureira jornada em uma guerra entre deuses e titãs, uma batalha mitológica, com Centauros, Tritões, Elfos, Arcanjos, Dragões, Minotauros e muito mais.
Resenha:

Me falem, alguém já ouviu aquele ditado que diz para não julgar o livro pela capa, já que o capista pode ter bem mais talento que o autor?  Este livro é um belo exemplo, literaliza esse ditado, definitivamente.
Olha, eu realmente não estou querendo ser malvada nem tirar o incentivo de novos autores, afinal, como vocês sabem, a Ana e eu estamos sempre dando o maior apoio aos autores nacionais que nos procuram. Mas, ao meu ver, quando um autor resolve publicar um livro ele deve ter em mente a quantidade de outros autores que existe por ai, e que por este fato, a maioria dos temas está saturado, portanto, a originalidade é a única coisa que vai fazer ele se destacar, em todos os sentidos, e não recriar obras consagradas. E esse é o caso de Torim, infelizmente.  O autor é assumidamente fã de Rick Riordan e isso é claro para qualquer um que leia mais de 10 paginas deste livro.

A escrita do autor também não é nem um pouco estruturada, a narrativa não tem pessoa definida, e se altera sem aviso prévio.  Sem contar que a trama em si que é sem pé nem cabeça,  com uma premissa bastante instigante, mas desenvolvida de forma grotesca.

Não existe muito o que se falar sobre a obra. A trama se desenvolve em torno de Torim, Apolo, Perseu , Agamêmnon, Poseidon e Zeus , que estão recrutando seguidores para enfrentar Hades em uma guerra de proporções épicas.  Torim, à principio, é um humano comum com um incrível conhecimento de mitologia, que após um acidente trágico se tornou amigo do deus Apolo, e por essa amizade e conhecimento, ele acaba caindo de paraquedas na guerra dos deuses.
"-Quimera!- gritou Atena.
As duas criaturas cuspiram fogo e os deuses rapidamente se protegerem atrás da barreira de agua que Poseidon havia criado."
Eu particularmente fiquei bastante frustrada, solicitei o livro em parceria com a editora Novo Século esperando um livro repleto de mitologia, que eu adoro, e acabei desesperada à capa pagina, com cada parágrafo mais descabido que o outro e com uma historia sem desenvolvimento e sem qualquer atrativo para o leitor, já que é basicamente uma releitura da obra de Rick Riordan, mas com uma qualidade nem de longe parecida.

Por outro lado eu ainda tenho esperança, primeiramente já que este autor tem apenas 17 anos e muitos anos ainda para estudar. Acho que a alma de autor ele já tem, só falta aprimorar esse dom da escrita dado a ele. E segundo, é que “Torim” é uma saga,  o autor vai ter a oportunidade de aprimorar e achar uma forma de tornar a historia algo original, algo com as característica do Gabriel, e não uma compilação de obras consagradas. Mas, ao mesmo tempo é exatamente isso que me preocupa, se o autor não amadurecer a ideia, acredito que tudo vá se tornar apenas uma historia massante e cansativa, como foi este volume.
Contudo, preciso frisar que o livro físico é lindo, a capa é fantasística e extremamente convidativa, apesar de até mesmo o livro ter características semelhantes  a de Percy Jackson.

Sobre o autor:

Gabriel Mussolin nasceu em fevereiro de 1998,  vive no Brasil na cidade de São Paulo.Começou sua carreira de escritor aos treze anos. Era leitor assíduo da biblioteca da escola, tendo lido aproximadamente duzentos livros, o que possibilitou a Gabriel a habilidade de escrever ao publico jovem. Além desta saga mitológica, ele planeja escrever outros livros;inclusive um deles já está pronto e outra na fase de elaboração. Dentro do universo da escrita ele pretende também incluir os estudos na área de arqueologia, paleontologia e cinema.

7 comentários:

  1. Oi, Geeh!
    Puxa, que pena o livro não ter sido uma obra original. A sinopse prometia tanto! Tomara mesmo que o autor melhore a sua escrita ao longo da série.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Este livro está está na minha lista de pendentes esperando a ser lido.
    Gostei da tua opiniao.
    Boas leituras e beijinhos desde Espanha :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Geeh.
    Os problemas do livro talvez se devam ao autor ser novinho, então pode não ter a escrita muito madura. E isso acaba fazendo com que o livro seja muito parecido com outros existentes.
    Não leria o livro no momento. Mas desejo ao autor toda a sorte do mundo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. eu tambem adoro livros de mitologia e foi por isso que pela sinopse ja me interessou, bom ja que o autor é bem novinho, vou perdoar suas falhas apesar de achar que ele poderia adiar o projeto do livro e adquiri mais experiencia antes de ja querer publicar o livro.

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que a historia não a agradou, sim sou muito fã de Rick Riordan, e o objetivo era provar que existem brasileiros que são apaixonados por literatura estrangeira, e que com esforço podem seguir o caminho de seus idolos, agradeco o o conselho e prometo melhorar, porém achei um tanto rude e agressivo o modo como se expressou, e com uma certa falta de respeito, com a tentativa de fazer uma critica negativa, de certa forma acabou com minha obra que por sinal levou muito tempo para ser feita, aceitarei seu conselho como de um amigo e levarei de bom grado com o objetivo de melhorar, porém sem necessidade de tanta raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel,
      então, em nenhum momento foi a meu intuito ofender, pelo contrario. Como você pode notar se voltar em algumas resenhas do Livros de Elite, que o apoio à literatura nacional é grande por aqui, estamos sempre junto na causa, pois sabemos o quanto é dificil fazer um bom trabalho e ser reconhecido por isso, principalmente aqui no Brasil, onde a educação é tão pouco valorizada. Mas meu compromisso como blogueira, resenhista e principalmente como leitora, é, e sempre vai ser a sinceridade.
      E fico feliz em saber que vai avaliar minha critica. Boa sorte na sua jornada como escritor, pois como eu disse na resenha, é visivel que você tem a alma de escritor. Te desejo todo o sucesso do mundo.

      Excluir
  6. Não gosto de julgar idade mas depois que li um livro nacional de uma adolescente eu tenho certo trauma e te entendo :/ Realmente, pra se destacar no mercado nacional hoje em dia o autor tem que inovar e muito! Uma pena o livro ser assim.

    ResponderExcluir