Resenha: Morando Sozinha - Fran Guarnieri

19 julho 2015








Edição: 1
Editora: Belas-Letras
Autor: Fran Guarnieri
ISBN: 9788581742113
Ano: 2015
Páginas: 160

Sinopse:
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!



Resenha:
" Tudo o que você precisa saber para ter uma vida independente."
Então, normalmente quando me perguntam qual estilo de leitura eu não gosto, a resposta esta na ponta da língua e logo saio com um “Auto ajuda” bem eloqüente para a pessoa. Mas, “Morando Sozinha” foi uma surpresa muuito agradável, e confesso que só instigou a minha curiosidade pela cor, muito rosa!! <3

Este é aquele tipo de livro de jovem pra jovem, já que a autora tem apenas 22 anos e escreve sua trajetória até o sonhado apartamento e a independência que isso simbolizada.  Mas a Fran também vai mostrar o lado que ninguém conta, ou que ninguém imagina sobre morar sozinha , como ter sua própria casa para cuidar(e limpar) e o fato de que não é só festa , já que com a independência vem grandes responsabilidades que nem sonhamos quando se mora com os pais.

O foco do livro é este mesmo, a autora vai relatando desde o começo do livro um passo a passo de como planejar e se organizar para essa nova fazer da vida, e ao mesmo tempo ela nos brinda com historia que ela mesma vivenciou durante o processo, e muitos desses relatos são extremamente engraçados e reais, o que acaba “desmistificando” a idéia de que morar sozinha é só festa.
 Cada capitulo é um passo, desde como se programar, economizar, encontrar o apartamento certo, como é feito o processo de aluguel, ou decidir entre comprar e alugar, o que levar e o que comprar.

Um dos pontos mais legais do livro para mim foi a parte em que ela fala sobre a ideia que todos tem de que morar sozinha é sinônimo de solidão e também o relato sobre como ela lidou com a comida e os fast foods em excesso e o ganho de peso.
“O resultado após esse período foram os tais oito quilos.Quando me dei conta fiquei extremamente triste e inconformada por ter me descuidado tanto. E quando você esta engordando, você sabe o que esta acontecendo, mas só tem forças para reagir quando a situação a afeta de alguma forma. E me afetou quando as minhas roupas (principalmente as calças ) começaram a não servir. “
Também vamos ter umas aulinhas de economia, sobre como não torrar todo o dinheiro em sapatos e bolsas e esquecer que agora água, luz, telefone e o mais importante,a comida, depende de você e do seu salario.!!
Enfim, este é um livro que aparentemente é bastante feminino, mas os conselhos valem para ambos o sexos. Então, se você é menino, troque bolsas e sapatos por jogos de vídeo game e se joga na leitura do mesmo jeito se esta pensando em dar este grande passo para sua independência.
 Mas, sobre o livro físico, é a coisa mais fofa desse mundo, tudo muito rosa, cheio de fotos tiradas pela própria autora, a cor da fonte nos títulos dos capítulos é rosa choque, assim como as divisões. Como eu disse anteriormente, o primeiro atrativo para mim, foi a diagramação linda.


Outra curiosidade para o pessoal que não conhece a Fran Guarnieri, ele é blogueira também e o “Morando Sozinha” foi primeiramente um blog onde ela relatava tudo conforme ia acontecendo em sua vida e dividindo em tempo real com os seus leitores. O sucesso foi tremendo e hoje ela faz o que pra muitos de nos é um sonho: vive do blog!

Sobre o autor:


Franciele Guarnieri tem 22 anos, mora em Juiz de Fora (MG) e, apesar de cursar Engenharia de Produção, sempre gostou de ler e escrever.  E foi por causa desse hobby e da decisão de ir morar sozinha que nasceu, em 2012 o blog Morando Sozinha. Em pouco tempo ele conquistou uma audiência fiel, com mais de 1 milhão de visualizações mensais.

7 comentários:

  1. Geeh!
    Não sei porque o preconceito com os livros de autoajuda, olha esse esmo, me parece um exemplar que auxilia há muitas pessoas.
    E pelo que falou, não apenas os que moram ou querem morar sozinhos, a todos porque dá várias dicas bem legais.
    “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Geeh!
    Já passei do tempo de ler esse livro!! hahahaaha Mas é mesmo lindo, dá vontade de lê-lo só por causa dessa edição perfeita!
    Muito boa a resenha! Bjão <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, Geeh.
    Também não gosto muito de autoajuda, mas esse parece ser bem interessante, até porque é um livro bem prático. E como morar sozinho é um objetivo de quase todos, acredito que valha a pena investir na leitura do livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. kkkk não curto auto-ajuda mas esse parece que tá mais pra humor! Parece bacana ;)

    ResponderExcluir
  5. Olaaaa, tudo bom ?
    Como você eu não curto auto-ajuda, sempre é o primeiro gênero a vir na minha cabeça quando me fazem a mesma pergunta, que bom que você gostou desse livro, ele realmente parece ser muito bom, mas por enquanto não pretendo ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Também não sou fã de livros auto-ajuda, mas já vi resenha desse livro e ele foi o único do genero que me chamou atenção, não so por ser uma leitura fácil mas que pra mim que futuramente quer morar sozinha ia ser de grande ajuda 😊 Adorei a resenha e o melhor ainda é que de escritora brasileira e blogueira.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Tive uma overdose de rosa com essas imagens.Não curto muito auto-ajuda mas achei legal esse livro que te auxilia na hora de sair de casa.Já pensei em morar sozinha mas eu necessito arduamente de ter alguém com quem conversar toda hora ,então morar totalmente sozinha está fora dos planos.Bacana essas dicas da escritora.

    ResponderExcluir