3


Resenha: O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo #1 - Rick Riordan

Desafio Literário Skoob 2015 - Agosto: Folclore/Mitologia



Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570083
Ano: 2011
Páginas: 440
Tradutor: Rodrigo Peixoto

Adicione no Skoob
Compre AQUI - R$ 14,90
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.
Resenha:

Não. Nunca li nada do autor. Assisti aos dois filmes da franquia "Percy Jackson" e fiquei morrendo de preguiça de ler os livros (apesar dos fãs dizerem que os livros são muito melhores que os filmes). Contudo, gostei muito dos filmes, e sempre tive curiosidade em conhecer a escrita do autor e esse mundo mágico, onde, na vida real, semideuses vivem entre nós. Por isso comecei a ler esta nova série - Os Heróis do Olimpo.


Em O Herói Perdido, vamos conhecer Jason, um adolescente que acorda sem memória dentro de um ônibus escolar. Ao seu lado, com suas mãos dadas, está Piper, uma jovem bonita e muito corajosa. No banco da frente está Leo, supostamente seu melhor amigo e um garoto muito inteligente e imperativo - Leo adora construir coisas. Jason não sabe como foi parar lá, Piper e Leo a princípio, acham que ele está brincando, mas quando Jason prova que realmente não se lembra de nada, a coisa começa a ficar séria.... ainda mais quando são atacados na excursão ao Grad Canyon por monstros voadores e que os chamam de semideuses....
"Leo nunca fora um menino grane nem o mais forte. Mas sobrevivera em bairros violentos, escolas difíceis e lares adotivos complicados usando o que sabia fazer melhor. Era o palhaço da turma, o bobo da corte, pois cedo aprendeu que quem finge não ter medo normalmente não recebe os golpes. Mesmo o menino mais malvado esquece do palhaço, tolera suas brincadeiras e o mantém por perto para rir um pouco. Além do mais, o humor é sempre uma boa saída para a dor. E, caso não funcionasse, existe sempre um plano B. Fugir. Quantas vezes for preciso."
Quando comecei a leitura, ficava me perguntando: "cadê o Percy?" pois queria conhecê-lo pelo livro, e descartar toda a memória que tinha dos filmes. Eu não sabia como tinha terminado a aventura na série Percy Jackson e os Olimpianos, mas isso não atrapalhou minha leitura deste volume - claro que vamos saber o que aconteceu aos poucos, novos personagens foram adicionados e é com eles que viveremos a aventura deste livro. Percy está desaparecido e em sua procura por ele, Annabeth encontrará Jason, Piper e Leo.
Tudo está conectado. Uma nova profecia foi revelada e 7 semideuses terão que cumpri-la. Vamos acompanhar o trio nesta jornada, mas antes, vamos conhecê-los profundamente e nos apaixonar por eles!


Eu não sei porque demorei tanto para conhecer esta série. Riordan tem uma escrita gostosa e cheia de significados. não sei se a série anterior também falava sobre os deuses romanos, mas neste volume, vamos descobrir muitas coisas, conheceremos os deuses gregos e suas faces romanas, descobriremos um inimigo impossível de derrotar e toda a ajuda será bem vinda para conseguir essa façanha.
"Pela primeira vez, sentia-se inserida em algo grande, maior que ela mesma. Os semideuses estão por aí há séculos. Tudo que fazia, fazia por todos eles."
Embora o livro seja o primeiro de uma série, se prepare para ação do começo ao fim; nossos heróis não terão tempo nem para respirar! Encontraremos ciclopes, venti, gigantes e até um dragão de ferro! Uma aventura incrível, cheio de história grega e romana, com personagens únicos e cativantes.
Destaco aqui, minhas personagens preferidas - Annabeth, claro! Pois gosto muito dela nos filmes; Piper que é minha nova heroína preferida e Thalia, que não tive o prazer de conhecê-la profundamente, mas gostei do rumo que a personagem tomou e anseio por mais ação com ela presente.


A narrativa é em terceira pessoa, dividido entre os pontos de vista dos personagens principais - Jason, Piper e Leo. A capa condiz com o enredo apresentado e é muito bonita. A revisão deixou um pouco a desejar... encontrei alguns erros com os nomes dos personagens e troca de pronomes. Nada que influencie muito a leitura. Os capítulos tem em torno de 5 páginas e são destacados pelo nome do personagem que a narrativa dará foco. As letras são de tamanho confortável para a leitura, o que ajudou a minha leitura fluir.
"Se perguntar à maior parte das crianças se elas querem ter o poder de produzir fogo ou fazer maquiagem mágica, elas vão achar isso o máximo. Mais tais poderes também envolvem duras provas, como entrar em um bueiro em pleno o inverno, fugir de monstros, perder a memória, ver seus amigos sendo cozinhados e ter sonhos que anunciam sua morte."
Como um todo, O Herói Perdido foi uma grande surpresa para mim. Já imaginava que a série era boa, pois é bem conhecida e aclamada, mas me peguei desejando continuar a leitura quando não podia, desejava terminar logo meus afazeres para poder sentar e ler. Adorei conhecer esses personagens e espero em breve, conseguir ler O Filho de Netuno, que é o próximo volume desta série. Os personagens são adolescentes, em torno dos 15, 16 anos, mas nem por isso se fazem de coitadinhos, agem como crianças ou são fúteis. São personagens criados para desbancar esses livros onde a mocinha precisa de um mocinho para salvá-la, ou onde o mocinho é cheio de mimimi quando está em apuros. Sem mais, indico completamente está série. Quem gosta de mitologia grega e romana vai se deliciar com essas páginas e no final, vai querer mais!
"Pai, pensou Jason. Se eu já tiver feito algo bom, algo que o senhor aprove, ajude-me agora. Ofereço minha própria vida... apenas para que salve a dos meus amigos."


Avaliação:


Sobre o autor:






Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.








3 comentários:

  1. Os livros são realmente infinitamente melhores que os livros, Ana. Até porque aqueles filmes foram uma... (palavra retirada por motivo de boa educação haha).
    Já li a obra e gostei bastante. Apesar de não o melhor juvenil que já li, o quesito da mitologia sempre me prende e me obriga a ler as obras seguintes. rs
    Annabeth realmente é a melhor personagem. <3

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. que bom que vc gostou desse livro! eu amo essa serie, ja li percy jackson toda e essa tb! vc nao ler pjo nao faz mt diferença para conseguir ler esse, mas eu acho que como vc gostou desse dps deveria da uma chance para a primeira serie, la vc conhece mesmo o percy, nessa nem tanto..
    adorei tua resenha e concordo com todos os pontos positivos que vc apresentou sobre a obra!

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Estou com o livro aqui para leitura, mas também não me estimulei ainda para fazê-la...
    Uma ficção fantasia bem escrita é sempre uma leitura aprazível e vinda do Riordan, tão aclamado nesse estilo, é uma dádiva.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png