9


Resenha Premiada: A História não Contada dos Estados Unidos - Oliver Stone & Peter Kuznick



Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409486
Ano: 2015
Páginas: 360

Adicione no Skoob
Compre AQUI - R$ 31,10

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Este é um arquivo histórico importantíssimo e raro que o leitor terá a oportunidade de conhecer a partir da curiosidade e do brilhante trabalho desta inusitada dupla de autores.
A obra cobre um período de mais de 100 anos de história mundial, é fruto de uma profunda pesquisa por cinco anos, em que os autores se debruçaram sobre arquivos da época, e conferiam dados de fontes à exaustão. O resultado mostra que tudo está conectado: Dos governos Reagan e Eisenhower a todo o conceito da Segunda Guerra Mundial; o real significado da batalha contra o nazismo; o desenvolvimento (e a alimentação) da guerra fria; os diversos momentos em que os Estados Unidos agiram, na verdade, como agressores; O Macarthismo e a tradição de espionar toda gente, desde pessoas comuns à líderes mundiais; o modus operandi em que se inserem os conflitos no Iraque, Teerã, o trabalho da CIA e tantos outros eventos que, segundo documentos, tiveram como meta criar uma guerra global ao terror e dividir o mundo.
Resenha:
"Aqueles que conseguem fazê-lo acreditar em absurdos são capazes de fazê-lo cometer atrocidades." - Voltaire
Quando solicitei este livro para resenha com a editora, não esperava nada do que encontrei. Bem, na verdade, imaginava o que estava por vim, mas quando você começa a leitura, vai conhecendo um país totalmente diferente do apresentado; ainda mais se o leitor não é americano - se a própria América acredita em suas mentiras, o que dirá o Brasil, um país que pouco conhece sobre a história americana.


A História não contada dos Estados Unidos é um livro que trás a tona todas as guerras e batalhas políticas que o mesmo enfrentou e enfrenta até hoje. A narrativa começa em meados de 1900, com o presidente americano McKinley. A partir daí, vamos conhecer a história por trás da história, e preparem-se, o conteúdo é forte, envolvendo muita guerra e política, de âmbito internacional.
"Assim, como na guerra do Vietnã e nas duas guerras do Iraque, os Estados Unidos, baseando sua reação em informações falsas, entraram em guerra porque quiseram."
Eu gosto muito de história, sempre que posso, leio algo sobre a história do Brasil, mas nunca havia lido algo sobre os Estados Unidos. Sou fã do canal History, e já acompanhei muitas matérias/seriados sobre a história americana, e foi por isso que decidi ler este livro.
Os Estados Unidos sempre foram um país a frente de seu tempo, mas o que realmente eles fizeram para ajudar o mundo? Bem, é difícil dizer, só lendo este livro mesmo para entender e decidir de qual lado você ficará.


Veja bem, não sou nenhuma expert no assunto, mas gostei muito do livro como um todo. Os autores escreveram sobre anos de pesquisas, ambos são historiadores e americanos, Oliver Stone esteve presente a guerra do Vietnã. Acompanhar a narrativa intensa e cativante deste livro foi difícil, mas valeu a pena, pois comece a ver o país com outros olhos e agora consigo entender algumas atitudes tomadas durante a narrativa.
"A Segunda Guerra Mundial continua a ser um dos mais heroicos da história e do mito norte-americanos. A moderna indústria midiática de livros, televisão, espetáculos e filmes, como O resgate do soldado Ryan, tem aclamado a contribuição norte-americana para derrotar o regime nazista de Hitler. No entanto, ignora, esquece ou negligencia o fato de que muitos empresários e cidadãos importantes norte-americanos - movidos pela cobiça, mas, às vezes, por simpatias fascistas - ajudaram conscientemente o Terceiro Reich."
Para quem gosta de história e política, este livro é uma boa pedida. Além da história completa dos Estados Unidos, também encontramos citados, outros países, dos quais alguns foram amigos ou inimigos dos EUA. Vamos conhecer os pensamentos de alguns presidentes americanos - de McKinley a Obama. Revoltas pelos estados do país também se faz presente neste volume.


O livro como um todo, está perfeito: A capa é bem chamativa, com o famoso Tio Sam na capa. A diagramação não deixa a desejar, os capítulos são longos, com detalhes e fotos ilustrando-os. Não encontrei erros de revisão relevantes.
"Mas, como a popular série de filmes Guerra nas estrelas mostra, um país dominando o mundo com sua tecnologia logo se tornará uma tirania, que será odiada por aqueles que são tiranizados."
Listei abaixo, alguns filmes citado no livro e outros que assisti que também falam sobre a história americana. Recomendo muito esta leitura para qualquer pessoa. O Brasil não passou ileso pela "tirania" dos Estados Unidos. Temos pequenos trechos falando sobre nosso país também. Agradeço a Faro Editorial pela oportunidade de ler este volume único, e como Bill Maher diz na capa, "com coragem para desafiar a versão oficial da história americana".


Filmes:

  • O Mordomo da Casa Branca - 2013
  • O Resgate do Soldado Ryan - 1998
  • Falcão Negro em Perigo - 2001
  • Pearl Harbor - 2001
  • A Hora Mais Escura - 2012
  • As Torres Gêmeas - 2006
  • Bastardos Inglórios - 2009

Book Trailer: 



Avaliação:


Sobre os autores:




Oliver Stone, diretor e produtor de grandes sucessos, dirigiu filmes emblemáticos sobre a História Americana como Platoon, Wall Street, JFK, Nascido em 4 de Julho, Assassinos por Natureza, Nixon, Salvador, W. e As Torres Gêmeas. Na juventude, esteve na guerra do Vietnã.







Peter Kuznick é PHD em história e diretor do Instituto de Estudos Nucleares  da American University. Autor de inúmeros de história relacionados à ciência, Política, História Nuclear e sobre a Guerra Fria. Em 2003, fundou o comitê de Discussão Nacional de História Nuclear e Política, além de coordenar um projeto de educação nuclear. 






Gostaram da resenha??? Então, que tal levar este livro com marcador para casa??? *o*
Em parceria com a Faro Editorial, vamos sortear entre todos que comentarem na resenha, um exemplar de A História não Contada dos Estados Unidos, marcador do blog e marcador do livro!!!!

Para participar, comente o que achou da resenha (comentários coerentes ok? Nada de "gostei", "vou ler", "participando" e etc.. Me considero no direito de desclassificar comentários sem conteúdo). Preencha o formulário abaixo e boa sorte!!!! <3




OBS: Sorteio válido até dia 30/09. O resultado será postado na page do blog no face. Entrarei em contato por email com o vencedor para solicitar os dados de envio. O prazo para envio é de até 60 dias. O envio será feito por mim (Ana Paula). Não nos responsabilizamos por possíveis extravios dos Correios.

9 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Como eu adoro história, adoro saber essas coisas "encobertas" e adoro estudar sobre guerras, acredito que esse livro foi feito para mim. Ainda mais vendo que o livro tem essa diagramação excelente. Adoro livros de história assim. Quero muito esse livro!

    Pode encerrar o sorteio porque eu vou levar o livro! haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Ei ainda não conhecia o livro, mas como também gosto bastante de história fiquei curiosa sobre tudo que é explicado. A diagramação parece ser muito bonita mesmo, as fotos deixam tudo ainda melhor rs
    Beijos
    Vou participar do sorteio!
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nao conhecia o livro, mas parece ser mt bom! ate pq adoroo historia, entao sempre saber de mais eh otimo!
    participando do sorteio :)

    ResponderExcluir
  4. Bom o livro parece ser ótimo!! Gosto de livros que me transmitem conhecimento. Os autores passaram cinco anos pesquisando sobre esta história, e com certeza, neste livro tem muita informação, que até então eram desconhecidas!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana! Não tinha conhecimento sobre o livro, mas fiquei bem curiosa a respeito do conteúdo, confesso. De fato, nós brasileiros, não sabemos muito sobre a história americana e o que sabemos é "tudo as mil maravilhas" e não é bem por aí. Por essa razão, achei interessante a ideia do livro. Pelo jeito, é a verdade nua e crua, né? Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    História passa bem longe de ser minha matéria preferida, mas tem certas coisas que eu acredito que nós devemos saber, e esse livro aparenta ter um conteúdo excelente por isso eu não exitaria em lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos filmes do Oliver Stone, ja conheço o trabalho dele.., mas desconheço o outro autor do livro Peter Kuznick ( apesar de ler a ficha dele, o cara é derespeito!! ). Como você adoro história e também sou fã do canal History...enfim, posso te dizer que conforme a tua resenha ( o qual gostei bastante) aguçou a minha vontade de ler este livro A História não Contada dos Estados Unidos, interessante que conheço mais a história dos Estados Unidos do que a do Brasil, talvez pq existem mais filmes ( Da tua lista de filmes assistir todos ), livros, etc falando do Estados Unidos, certo!!. Estou participando e aqui na torcida. ^_^

    e-mail: ivanildesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de livro é sempre interessante né. Apesar de ter lido poucos livros assim, os que li foram uma leitura muito prazerosa, não conhecia esse livro, mas já fiquei bem interessado em ler. Quando eu vejo algum filme, música que é citada em algum livro eu gosto de pesquisar, escutar a música e saber um pouco sobre os filmes citados.

    ResponderExcluir
  9. oie
    Eu gosto bastante de livros que falem da história de um país mas como o Eua não é um dos meus preferidos sei só o básico sobre a cultura deles.É bacana esses livros que mostram uma visão diferente daquela que muitas pessoas tentam passar pra gente.E mesmo com os capítulos longos,livros assim não me cansam,já que eu adoro saber sempre um pouco mais sobre a política e história desses lugares.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png