17


Resenha: O Garoto ao Lado - Laritza Oliveira

Edição: 1
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Autor:Laritza Oliveira
ISBN: 9788542807240
Ano: 2015
Páginas: 160

Sinopse:
Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".
Resenha:

Bem, vou confessar uma coisa, eu solicitei  esse livro para a editora por causa da capa, simples assim. Coisa mais fofinha essa capa, não é mesmo? Pois então, e foi com esse espirito fofinho que iniciei a leitura, e confesso que a trama não deixou a desejar, neste quesito pelo menos.

Garoto ao lado conta a historia de Alice, uma garota super independente que com apenas dezoito anos sai de casa e vai morar em outra cidade para cursar o ensino médio.

As aulas do ultimo ano do ensino médio tem tudo para serem chatas e enfadonhas, mas  certo dia, durante a aula, Alice percebe um garoto no outro lado da sala. E é ai que tudo começa a dar errado, ou certo, depende do ponto de vista do leitor. Depois da primeira troca de olhares, Alice e Nicholas parecem estabelecer uma conexão instantânea, e também uma tensão, tipico em relacionamentos adolescentes, aquele sentimento de amor e ódio, onde um não perde a oportunidade de implicar com o outro.

A vida em Palmas é uma nova vida para Alice, um recomeço, com novas pessoas, novos amigos, nova escola e o mais importante: longe do passado, o qual ela quer desesperadamente esquecer.  Mas, quando Nicholas, o antissocial da escola cruza seu caminho, algo novo surge para ela, algo que deveria ser sentido e apreciado: o amor!
Mas, o passado oculto de Alice é algo que faz com que ela fuja de qualquer tipo de relacionamento, ela não quer e acredita não precisar de mais ninguém para ser feliz, apenas quer terminar o ensino médio e seguir sua vida, de preferencia de modo simples e rotineiro
Só que o que ela não imagina, é que Nicholas também tem um passado, algo que ele também prefere esquecer e que talvez juntos, um possa curar o outro.
" Ele não seria uma conveniência perfeita. Ele era minha inconveniência imperfeita e eu teria todas as perfeitas imperfeições para viver."
Bem, bem, bem... o que falar sobre esse livro! É difícil, pois eu gostei bastante a historinha fofa dos protagonistas, mas eu também achei que diversos pontos poderiam ser trabalhados de forma mais adequada, tornando o livro uma obra mais “harmonica”, por assim dizer.
O Garoto ao Lado tem menos de 200 paginas, então fica ainda mais complicado falar sobre ele sem dar spoilers que prejudicariam a apreciação da leitura.

Olha, é um livro clichê, até certo ponto, e também é um livro adolescente, o que acaba “neutralizando” essa pouca originalidade, que fica somente na ambientação e no contexto geral, deixo claro.
Menina que encontra menino que se interessa na escola, mas esconde o sentimento com hostilidade por não saber lidar com ele. Mas, em contra partida, temos  uma bagagem emocional bastante grande para um livro do gênero. Ambos os personagens tem essas experiencias traumáticas no passado e precisam seguir em frente e lidar com isso do melhor modo possível. Eu não posso revelar o que é este passado, mas garanto que esses traumas são bem sombrios. A personalidade dos protagonistas também são bem estruturadas, e se mantem ao longo da trama, sem declínio, o que é o mais importante.
Mas, a autora pecou em alguns quesitos, o que mais me incomodou foi a irrealidade de alguns fatos, não deixando o leitor se envolver com os acontecimentos e os personagens, algumas coisas até mesmo risíveis.

Laritza Oliveira é uma jovem autora e começou a publicar bastante cedo,como vocês podem conferir na bio dela abaixo, e eu acredito que esses detalhes que citei como “não favoráveis” a leitura são consequência disso. Um talento nato que esta sendo aperfeiçoado. E vamos frisar, a autora tem um talento e tanto, com certeza vou ficar esperando mais lançamento( em breve, eu espero), pois ela tem quase todos os elementos que aprecio na escrita de um autor, que é a leveza e fluides da narrativa somado a uma escrita simples e engraçada. Quem acompanha o blog sabe, eu gosto de um clichêzinho. hahahah
Sobre o livro físico, ele é lindo, com uma capa muito fofinha e que combina super bem com a trama. A diagramação é simples, mas de boa qualidade, com paginas amareladas e uma fonte agradável para leitura. Possui alguns errinhos de digitação/revisão, mas nada que interfira na leitura ou que seja gritante.

Book Trailer:



Sobre o autor:


Laritza Oliveira nasceu em Guaxupé, MG. Começou a ler aos seis anos de idade e  descobriu que queria ser escritora aos doze, quando escreveu seu primeiro livro, publicado dois anos  mais tarde.
Desde então, vem apurando a escrita e buscando novas inspirações. O Garoto ao Lado é a sua quarta obra. Atualmente reside em Palmas, TO, e divide  o tempo entre a escola, a família, os livros e o blog e canal no youtube.

17 comentários:

  1. Olá, Geeh.
    Esse livro dificilmente me agradaria.
    Não gosto de obras apenas fofinhas e também detesto um clichê. Pior, livros adolescentes me irritam. rs A única coisa que pesa mais a favor é o fato de os protagonistas terem um passado com traumas. Isso pode deixar a obra mais interessante. Porém, acho que dificilmente me faria querer ler a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Geeh!
    Esse seria um livro que eu não solicitaria por causa do título. É, pode me bater KKKK. A resenha me mostrou exatamente o que eu esperava, mas, saber que a carga emocional que os protagonistas possuem, me deixou interessada. É legal quando o autor lembra de colocar experiência nos seus personagens.
    Desejo muito sucesso a Laritza, aliás, adorei o nome dela!
    BJs, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  3. Oi Geeh!
    Definitivamente, não estou no momento pra esse tipo de leitura.
    Mesmo gostando de livros adolescentes. Esse não despertou minha curiosidade.
    Sucesso a autora e que esses pequenos detalhes “não favoráveis”, seja melhor trabalhado em suas novas obras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. A capa é mesmo muito fofinha Geeh. Adoro um romance clichê, principalmente quando se fala de romances adolescentes, então procurarei este para ler mesmo que existem pontos que pouco lhe agradou.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho nada contra clichês, até me interessaria por esse se fosse uma história encantadora com emoção (parece ter isso), mas um pouco mais real. Também não curto muito irrealismo em romances desse tipo. Amei a resenha, abraços =)

    ResponderExcluir
  6. Oi, a capa não me agradou nem um pouco, por conta disso não leria. Mas adorei a trama, principalmente pelo fato de terem um passado sombrio, algo que sou apaixonada em livros haha' Ah autora escreveu muito cedo mesmo, fiquei de boca aberta quando li. Beijos.

    www.potato-purple.blogspot.com
    www.youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  7. Leria pela capa, mas vendo sinopse e resenha, não sei....
    A dica é legal pra conhecer nacionais e tal , mas é daqueles que acho que eu leria só por ser fofo, não chama muita atenção pra mim =/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu até gostei da capa, mas foi a trama que me chamou a atenção, mas não despertou aquela vontade de ler entende? Pretendo ler sim, mas no futuro haha É um pouco clichê mesmo tendo como base garota conhece garoto, se apaixona e guarda o sentimento a sete chaves, mas me interessou essa passado sombrio que você citou... Adorei a resenha! Com certeza lerei algum dia (:
    Abraços, Raphael
    aestantedosgemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro até que é interessante e gostei da sinceridade na resenha e apesar de adorar livros nacionais acho que no momento eu não leria.

    ResponderExcluir
  10. Oi Geeh!
    Com certeza a capa desse livro chama atenção, adorei o efeito. A história a primeira vista achei clichê demais mas é como você falou, nem tem como fugir muito do clichê nesse tipo de história. Então, no caso, fiquei curiosa com o que houve no passado dos personagens e como eles vão superar isso. E gostaria de ler sim.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha está muito boa, é sempre bom conhecer novos livros de autores nacionais, não conhecia esse livro, e lendo um pouco mais sobre a história na sua resenha fiquei interessada por ter romance, apesar de um pouco clichê, então quem sabe futuramente eu leia O Garoto Ao Lado.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro me pareceu ser bem 'fofinho', fiquei curiosa para ler, mas sei que não vou fazer isso agora, porque estou em uma vibe assassina (muito amor por isso no momento), mas vou deixar anotado aqui.
    Realmente a capa é linda, chama bastante atenção.

    ResponderExcluir
  13. Oiieee, tudo bom?
    A capa realmente é muito fofinha hehehe, e o livro pelo visto também né, também gosto de um clichê as vezes, gostei do enredo, e fiquei super curiosa para saber essa passado sombrio que nossos protagonistas querem esconder, a autora começou bem nova hein, irei dar uma chance ao livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Tenho que concordar com a capa. Gosto de romances adolescentes, é muito bom relembrar esse período nos livros rsrs. Fiquei intrigada com o passado dos dois tentando imaginar o que poderia ser kk.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já tinha visto esse livro mas e a primeira resenha que leio e gostei da historia mesmo sendo clichê acho que os personagens acabam nos conquistando conseguindo que o livro tenha seu diferencial mas espero que mesmo o livro sendo curto não tenha ponta solta e nem seja corrido e se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  16. Eu também compraria só pela capa kkkk, que por sinal é divina.
    Ja tinha lido uma resenha anteriormente, e confesso que me apaixonei e estava na faze namoro, agora acabamos de casar, vou com certeza garantir o meu exemplar, por que eu amei tudo nesse livro.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png