4


Resenha: Jardim de Escuridão (Trilogia das Cartas #1) - Bianca Carvalho


Edição: 2
Editora: EraEclipse
ISBN:
Ano: 2012
Páginas: 308

Compre: Amazon (E-book) / Editora EraEclipse (Físico)
Sinopse: "Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..."
Quando Faith Connor recebe uma carta deixada por sua avó, após a morte da mesma, contendo um último pedido, ela não esperava que sua vida ganharia um rumo inesperado.
Detentora de um dom especial de compreender as flores, cujos significados lhe fornecem visões de acontecimentos futuros, ela atende o pedido da avó, levando uma flor especial a seu túmulo e acaba conhecendo Rowan Allers, um homem atormentado pela morte da irmã, assassinada por um serial killer.
Sentindo uma estranha conexão com aquela história, Faith o ajuda a investigar, sem nem saber que seus destinos estavam ligados de forma perigosa e até fatal.



Este é o segundo livro que leio da autora Bianca Carvalho, o primeiro foi Horas Noturnas (Resenha), e adorei a escrita e o enredo criado pela autora. Mas Jardim de Escuridão quebrou um pouco o encanto que eu senti com a primeira obra... explico o porque:

Neste volume vamos conhecer Faith Connor, uma mulher que está passando pela perda de seu marido que morreu em um acidente de carro. Faith é a mais velha das mulheres DeWitt, já que Lolla, sua avó, falece logo no começo do livro. Todas as mulheres DeWitt tem um dom: Faith consegue entender as flores e o que elas representam, também tem premonições que a ajudam a presentear quem precisa com uma flor especial para o momento. Por amar tanto as flores, Faith tem um floricultura, onde faz arranjos e plantio de suas preciosas flores.
"Aquela era uma novidade e tanto. O que poderia ter acontecido de tão importante que Lolla não queria deixar de dizer para as netas? Ela era realmente sempre uma surpresa, e depois de morta se mostrara meticulosa também. Estipulara datas exatas para que Thomas distribuísse as cartas."
Faith está sofrendo muito com a morte de duas pessoas tão importantes na sua vida: seu marido e sua avó. Logo após o velório da última, Faith recebe uma carta escrita pela mesma, intimando-a a ir no cemitério e deixar um arranjo de Amarantos em seu túmulo. Na carta, Lolla diz que sua sorte vai mudar e que Faith poderá ser feliz novamente. Sem acreditar muito na carta de sua avó, já que Lolla podia prever o futuro, mas não a avisou do acidente que matou seu marido, Faith atende o último pedido. Mas os acontecimentos que estão por vir são intensos e perigosos - Faith conhecerá Rowan, um homem maravilhoso, e juntos, tentarão solucionar uma série de assassinatos que estão sendo investigados pela polícia.

Apesar da sinopse ser instigante e de a história ser boa, não consegui me apegar ao personagens. Minto! Gostei de Cailey, a irmã mais nova de Faith. Tatianna, prima das duas também não é tão ruim, mas Cailey para mim, foi a melhor personagem durante boa parte do tempo.
Faith não é uma personagem sólida, durante muitas vezes, fiquei com muita raiva da mesma por ficar se lamentando tanto. Depois que conhece Rowan, as coisas pioram: melação é a palavra perfeita para descrever esses dois juntos!
"Aquela era a verdadeira maldição de seu dom; por mais que soubesse que alguma coisa iria acontecer, não poderia prever quando nem como, até que acontecesse. Não podia ajudar, pois todas as coisas que previa eram inevitáveis."
O ponto positivo da obra é aparte onde a autora coloca personagens secundários (Steve - policial amigo de Faith - e Jayce - detetive encarregado dos casos de assassinatos) para fazer a trama se desenrolar. Gosto muito do jeito que a autora escreve, prova disso é o primeiro livro que li dela, nele, a personagem principal é uma mulher forte e destemida, não uma mulher chorona e cheia de mimimi como Faith. Mas tem outra coisa que me fez continuar lendo este livro - os assassinatos! Bianca tem um dom incrível para criar serial killers inesquecíveis! Confesso que este livro só ganhou 3 estrelas por causa disso.

Do mais, achei o livro grande demais e muito dramático sem ser necessário. Não estou desfazendo do volume, longe disso, só não gosto de romances melosos e protagonistas frágeis e indefesas. Para quem aprecia esse tipo de leitura, este livro será um prato cheio!
Acredito que como este livro é de 2011, a escrita da autora tenha melhorado com o tempo, e por isso, seria uma boa ideia dar uma relida nesse exemplar e tirar o excesso de ingenuidade da personagem e diversas cenas que não fizeram muita diferença no enredo como um todo. Deixar o livro mais sensual também, pois as melhores partes do romance entre Faith e Rowan terminavam sem descrição nenhuma, o que me deixou muito triste.
"Faith sentiu seu coração gelar. Mal passara pela sua cabeça que aquele louco poderia querer atingi-la, principalmente por não ter o tipo físico de suas vítimas, mas sempre havia a chance de um serial killer sair de seu padrão para eliminar alguém que estivesse incomodando. Todos a avisaram que se intrometer naquela história seria perigoso, mas ela nem dera ouvidos, e o resultado poderia ser bem mais trágico do que ela imaginava."
Como disse, Faith não é meu tipo de personagem preferida, mas não deixa de ser indispensável para a trama. Rowan é um personagem que de começo me cativou, mas depois acabou sendo só mais um dos muitos personagens extremamente apaixonados e que beijam o chão por onde a mulher amada passa!

As capas dessa trilogia são lindas demais, cada uma mais incrível que a outra. Apesar de eu ter os dois últimos exemplares impressos, acabei comprando este em e-book por estar mais barato na época. Tenho que admitir que encontrei muitos erros de revisão: frases repetidas e falta de letras são as piores.
Indico a leitura sim, apesar das minhas ressalvas. Espero gostar mais dos próximos volumes e confesso que estou doida para ler a história de Cailey!



Avaliação:



Sobre a autora:




BIANCA CARVALHO é formada em marketing, trabalha como tradutora e revisora de textos, mas gosta mesmo é de dizer que é escritora em tempo integral.
Já tem dois livros publicados em formato físico: Jardim de Escuridão e Versos Sombrios, e um em e-book, Horas Noturnas, à venda somente na Amazon.
Jardim de Escuridão está na segunda edição e foi vencedor do prêmio Codex de Ouro na categoria suspense.
Além de escrever, Bianca ministra palestras em colégios e participa do grupo Entre linhas e letras, que possui o projeto social de realizar oficinas de escrita em colégios da rede pública do país.

4 comentários:

  1. Oi amiga, tudo bem??
    É uma pena que não gostou tanto da leitura... eu comecei ao contrário li este primeiro... depois li Horas Noturnas e confesso que amei mais Horas Noturnas haha... esse eu gostei da trama, mesmo com os lamentos de Faith, o desenvolvimento da parte criminal me deixou completamente satisfeita... eu já li o segundo livro que é com a Cailey e gostei bem mais que o primeiro livro... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, tudo bem??
    É uma pena que não gostou tanto da leitura... eu comecei ao contrário li este primeiro... depois li Horas Noturnas e confesso que amei mais Horas Noturnas haha... esse eu gostei da trama, mesmo com os lamentos de Faith, o desenvolvimento da parte criminal me deixou completamente satisfeita... eu já li o segundo livro que é com a Cailey e gostei bem mais que o primeiro livro... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana.
    Falou em melodrama, estou fora. Não me dou. hahaha Acredito que isso faria que eu perdesse o encanto pela a obra.
    A premissa é bem diferente e até interessante, com essa mistura de fantástico e policial. Porém, por causa do romance açucarado, não sei se leria a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante essa historia, gosto de livros que envolvam dons e mistério em relação aos assassinatos. Só não gosto de romances melosos e nem de protagonista fraca, prefiro as fortes e determinadas kk.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png