7


Resenha: Não Fale com Estranhos - Harlan Coben


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 8580415713
Ano: 2016
Páginas: 304

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis.
Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?
Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.
Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.




Quando este livro saiu, eu claro, o queria muito. Mas havia outro lançamento que me interessava e acabei deixando-o passar. Mês passado finalmente, consegui solicitá-lo para resenha, mas estava com uma pulga atrás da orelha por causa de uma resenha negativa que li dele.
Mesmo assim, resolvi arriscar, porque gosto muito dos livros do autor e este é o segundo livro que leio fora da série de Myron Bolitar que eu gosto tanto.
Pois bem, me surpreendi mais uma vez. Harlan escreveu uma história linda, que possui romance, suspense, personagens obstinados e com um vilão que ninguém poderia imaginar.
Logo no começo do livro, temos um desconhecido que aborda Adam Price para contar-lhe um segredo sobre sua mulher. Adam vive uma vida dos sonhos: possui uma bela esposa, dois filhos maravilhosos, um ótimo emprego, uma boa casa e mora em um dos melhores bairros de Nova Jersey.
A princípio, Adam se recusa a acreditar no estranho, mas o mesmo lhe dá provas do que está contando e mesmo não muito certo do que está prestes a fazer, Adam resolve começar a investigar por si próprio.
"O mundo de Adam Price não foi destruído imediatamente pelo que o estranho revelou.
Isso foi o que ele disse a si mesmo mais tarde. Mas era uma grande mentira. De alguma maneira, ele soube, logo após a primeira frase, que sua vida tranquila como pai de dois filhos nos subúrbios endinheirados de Nova Jersey havia acabado para sempre. Fora aparentemente uma frase banal, mas algo no tom de voz do sujeito, uma certeza misturada a uma espécie de solidariedade. bastara para convencê-lo de que nada mais seria igual dali em diante."
O que Adam não poderia prever é que além da história contada pelo estranho ser real, sua esposa desapareceria no dia seguinte, deixando seus filhos para trás e apenas uma mensagem no celular de Adam. Com Corinne desaparecida, outras mentiras começam a surgir na vida de Adam, e Adam, que é um advogado, começa a tentar juntar as peças desse enorme quebra cabeças, mas nada é tão fácil quanto ele imaginava...
Entre desconfianças e segredos do passado, Adam vai se envolver em uma investigação particular, com o único objetivo de encontrar sua esposa, mas acabará encontrando muito mais!
Com este pequeno resumo, você leitor, pode imaginar diversas verdetes para essa obra. Eu sei disso porque durante toda a leitura, eu imaginei vários finais para o enredo, mas nada que imaginei passou perto do que acontece.
Harlan consegue surpreender o leitor com uma narrativa rápida, descritiva e cheia de suspense. A busca de Adam pela verdade leva o leitor a uma trama cheia de surpresas, com a história entrelaçando a diversos personagens com maestria e inteligência; não obstante, o autor consegue ainda, ser engraçado e nos tira boas risadas durante a leitura, deixando o enredo mais leve e de fácil entendimento. Não nos apegamos somente a busca de Adam, queremos saber quem é o desconhecido e o porque do mesmo fazer o que faz.
"-Nós, seres humanos, nunca vemos as coisas com imparcialidade. Sempre procuramos proteger os nossos próprios interesses."
Gostei muito deste livro. Achei a trama bem escrita e bem elaborada. Harlan nos leva pelo sonho da vida boa que Adam tem, e nos mostra como um simples segredo pode acabar com a perspectiva de uma família feliz.
O livro possui vários personagens que são igualmente importantes para a trama, vamos conhecendo suas histórias e seus motivos. Em alguns casos, nos apegamos ao personagens e tentamos entender suas atitudes, em outros, julgamos o personagem por suas escolhas; mas... o que você faria para manter sua família a salvo? Seria capaz de mentir? Matar?
A narrativa é em terceira pessoa e acompanha, principalmente Adam em sua busca por respostas. A capa é muito bonita e condiz com o enredo apresentado. Diagramação simples, mas bem feita; com letras em tamanho confortável para leitura e bom espaçamento. Sem erros de revisão aparentes.
O livro é lindo, isso é típico da editora, que sempre capricha em suas edições.
"- Então deve saber que na vida é a gente contra o resto do mundo. É por isso que travamos nossas guerras: pra proteger as pessoas que amamos, mesmo que para isso tenhamos que prejudicar os outros. Você compra uma chuteira nova pro seu filho, por exemplo. Com esse dinheiro você poderia salvar uma criancinha na África. Mas não. Você compra a chuteira e deixa a criancinha morrer de fome. Como eu disse, é a gente contra o resto do mundo. Todo mundo faz isso."
Do mais, só tenho a indicar a obra, que me surpreendeu positivamente. Convido vocês a conhecerem esse livro e se encantar pela trama intricada que o autor criou. Super recomendo!


Avaliação:


Sobre o autor:



Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.






7 comentários:

  1. Eu li somente um livro do autor que se chama Não conte a ninguém, e amei. Esses livros de mistérios sempre acaba me chamando a atenção. E com certeza este vai estrar para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Até agora só li um livro dele e gostei muito e tenho interesse em ler outras, essa forma de deixar o leitor aguçado em desvendar o mistério é muito bom. Esse deve ter muitos acontecimentos que desperta a curiosidade do leitor a começar por esse misterioso estranho que trás fatos sobre a esposa que nem ele sabia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o enrendo, cheio de mistério que com certeza prende qualquer leitor! A trama tem uma proposta muito interessante, diferente de tudo que já li. Já está na minha lista de livro pra adquirir =D

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    Nunca li nada do Harlan, mas esse livro me chamou a atenção. A ideia de um estranho revelar detalhes sobre sua vida conjugal é bem louca, mas também cheia de mistérios, do jeito que eu gosto.
    Quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Esse autor nunca me decepciona e é claro que desejei esse livro quando lançou. Ele é desses.
    E o interessante que estou vendo é que o vilão é bem diferente de outros que li dele, ao ao menos está parecendo assim pra mim. Vejamos no que dá quando ler.
    E ahh, já desisti de tentar adivinhar fim pra livro dele, é quase impossível acertar, não é? xD

    ResponderExcluir
  6. eu ainda não li nada do coben, mas são tantos elogios que eu preciso ler
    é ótimo quando o final te surpreende né? pois mostra que o autor realmente conseguiu criar um mistério
    p.s. por qual livro eu deveria começar?

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Sou fã de Harlan Coben e seus enredos cheios de mistérios e finais surpreendentes. Já tive o prazer de ler vários livros dele e esse não poderia ser diferente. Ainda não li, mas está na minha estante, na lista de leitura! Ótima resenha e maravilhosa dica. Beijos.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png