Resenha: Não Tão Primos - Renan Merlin

03 julho 2016


Edição: 1
Editora: Coerência
ISBN: 9788592572006
Ano: 2016
Páginas: 200

Compre: Por email - lilian@editoracoerencia.com.br / Facebook Editora Coerência

Livro cedido em parceria com a editora 
Sinopse: Tudo parece sem cor. As férias começaram com um romance e acabaram como um filme de terror. Agora as aulas vão recomeçar e Bernardo terá que enfrentar os meninos que o agrediram e lidar com a nova emoção que insiste em seguir os seus passos: o medo. Apesar de tudo, Bernardo não está sozinho, Gustavo chegou para recolorir o seu mundo. Gustavo e Bernardo são meio que primos, ou melhor, Não Tão Primos.Os dias podem se tornar cinza por algum tempo, mas jamais perderão o calor, pois a famosa cidade do verão eterno não deixa que os corações fiquem frios por muito tempo. Prepare-se para aquecer e colorir o seu mundo com Bernardo e seus amigos. Seja bem-vindo a São Pietro!



Bernardo começa as férias vivendo seu sonho, começar a natação que é algo que ele gosta e ainda por cima estar próximo do garoto mais bonito da escola. Com o tempo ele e Matheus acabam se aproximando e descobrindo coisas em comum, durante o recesso da academia, Matheus acaba usando a piscina de Bernardo para treinar, já que a competição esta perto, nisso o romance floresce e tudo parece perfeito. Porém, o preconceito acaba abalando esse romance. Bernardo se vê perdido e deprimido, e sem saber como encarar a escola.

Uma surpresa aparece para aliviar seu coração, seu meio primo Gustavo, vem estudar o último ano, e passa a ser o apoio necessário para que ele enfrente e supere essa fase conturbada.
O que começa com uma amizade, começa a evoluir para algo mais.
Será que Gustavo é quem vai fazer Bernardo redescobrir a alegria?
“A angustia de não ser aceito é grande. Mas jamais tentarei ser alguém que não sou só para agradar as pessoas. Preciso tentar ser mais flexível e me permitir ser feliz, independente do julgamento dos outros – ou do julgamento que acho que os outros podem ter de mim.”
O livro é cheio de conflitos e questões psicológicas, o que leva a refletir bastante em como determinadas situações marcam nossas vidas; e como é difícil lidar com elas, e às vezes é necessário ter apoio para conseguir lidar com as circunstâncias e perceber que a vida é muito maior que certas dificuldades.

Em alguns momentos queria entrar no livro e dar uma chacoalhada no Bernardo. Algumas decisões deles me davam nos nervos. Mas deu para entender a indecisão dele levando em conta a fase da adolescência e conflitos internos.
É uma leitura rápida e devido a pouca quantidade de paginas, senti falta de um desenrolar, com uma fluidez maior, que nos levasse junto com personagem descobrindo as respostas.
A escrita do autor é gostosa, mas como mencionei, faltou um desenrolar mais amplo. O autor nos dá a entender que está contando uma história verídica sobre um passado repleto de sentimentos.
Algumas situações se resolviam tão rápido que não conseguia assimilar de forma correta, assim como alguns traumas, levariam mais tempo para serem superados.

A capa é interessante, em verniz e bem cara de verão como propõe a leitura. Páginas amarelas e letras de tamanho grande, o que torna bem confortável a leitura, possui orelhas e o divisor de capitulo simples. Encontrei poucos erros de revisão, o que não prejudicou minha leitura.
Do mais, só tenho a parabenizar a editora pelo ótimo trabalho: o livro está lindo e muito bem feito. 

Indico a leitura para todos que gostam de um romance homossexual com uma pegada mais jovem e um pouco dramático. 











Avaliação:


Sobre o autor:



Formado em Psicologia e apaixonado pelo inconsciente, seu gênero literário preferido é o drama e sua maior diva é, e sempre será, a Britney Spears. Desde criança, ama inventar histórias. Começou criando fanfics de Digimon quando tinha apenas oito anos. Mais para frente, resolveu escrever seus dramas pessoais em diários secretos e, recentemente, se jogou no mundo da literatura LGBT.
Assim como muitos, não foi compreendido na sua adolescência e se rebelou. Apesar de muito difícil, conseguiu elaborar seus conflitos dessa fase e agora se dedica a mostrar aos rebeldes com causa que eles não precisam enfrentar seus problemas sozinhos, e que, mesmo que pareça muito difícil e doloroso, há sempre uma luz no final do túnel.





9 comentários:

  1. O livro é bem interessante e o enredo também. É um história para se refletir e ver o mundo em uma outra visão. A capa é muito bem feita ^^

    ResponderExcluir
  2. A historia pelo visto é daquelas que nos ajudar a refletir sobre esse tema que causa polemica, retrata os conflitos que os adolescentes passam nessa fase complicada onde tem que tomar muitas decisões e entender seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    O livro tem uma premissa interessante, mas não é muito meu estilo de leitura. Sua resenha está muito bem produzida e muito clara, mas apesar de suas palavras, no momento deixo passar. Talvez venha a ler daqui algum tempo. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Graça.
    Apesar da falta de desenvolvimento, parece ser um livro interessante por abordar um assunto polêmico (infelizmente ainda é polêmico). Acredito que colocar na obra um protagonista homossexual e que vence seus conflitos possa ajudar a quebrar preconceitos.
    Boa dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se leria o livro, apesar de ter ficado bastante curiosa pelo fato do protagonista ser homossexual. É difícil encontrarmos um livro que trate dessa temática mesmo na atualidade onde antigos tabus vem sendo quebrados.
    Gosto de tramas dramáticas, mas quando são bem elaboradas.
    Apesar dos pontos negativos da obra, ainda espero conseguir lê-la um dia.

    Venha conferir a Promoção de Inauguração do Confissões de uma Mãe Leitora!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Não conheço a editora e nunca tinha ouvido falar no livro. Apesar dele abordar um assunto importante que é o homossexualismo. Romance não é um gênero que me atraia muito. Principalmente quando é juvenil. Precisa ter um tcham bem forte para que eu tenha vontade de ler
    Vou deixar a dica passar.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. eu não conhecia nem o autor e nem o livro.
    achei um romance fofo, daqueles ótimo para trabalhar nessa fase
    tadinho do bernardo querer entrar no livro ? só isso que me faz pensar duas vezes em ler esse livro, já passei da fase eu até entendo as atitudes dos personagens, mas ... enfim...

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro ais gostei do enredo, eu nunca li um romance homossexual, e estou esperando chegar o meu box do David Levithan que aborda este tema também.

    Apesar dos contras me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  9. Vi uma resenha dele recentemente e achei bom pelo tema. É um que gosto de ver em livros por retratar os conflitos, o que o personagem sente e pensa estando nessa situação. A de se descobrir. É interessante.
    Mas não sei se leria, ainda não deu muitas vontades. Acho que poderia ficar meio irritada com essas situações de fácil resolução, coisas acontecendo rápido ou falta de desenrolar...

    ResponderExcluir