Resenha: No Seu Olhar - Nicholas Sparks

20 julho 2016


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415445
Ano: 2016
Páginas: 432
Tradutor: Alves Calado


Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington.
A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve.
Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Ao confrontar as diferenças entre os dois, eles questionarão as próprias convicções. E ao enxergar além das aparências, redescobrirão a capacidade de amar.
Porém, nessa frágil busca por um recomeço, o relacionamento deles é ameaçado por uma série de incidentes suspeitos que reaviva antigos sofrimentos. E quando um perigo real começa a se impor, Colin e Maria precisam lutar para que o amor sobreviva.
Com uma trama madura e repleta de emoções e de suspense, No Seu Olhar mostra que o amor às vezes é forjado em crises que ameaçam nos destruir e que o primeiro passo para a felicidade é acreditar em quem podemos ser.


Mais uma vez, sinto-me completa ao terminar um livro de Nicholas Sparks. E espera! Eu sei que sempre digo isso em todas as minhas resenhas de livros do autor, mas é impossível não se identificar com suas histórias e sentir, nem que seja um pouquinho, de amor por seus personagens.
Com este livro, não foi diferente... No Seu Olhar me deixou completamente apaixonada e cheia sorrisos bobos depois de finalizada minha leitura.
"Sentiu-se empolgado ao pensar no fim de semana, sabendo que podia ser uma das últimas vezes que a família estaria reunida com algum resquício de normalidade. Queria ver como reagiriam antes que a tensão infectasse a família doce e feliz... antes que o medo tomasse conta. Antes que a vida de todos começasse lentamente - e depois furiosamente - a ser arruinada.
Afinal de contas, ele havia chegado com um objetivo, e esse objetivo tinha um nome.
Vingança."
Neste livro vamos conhecer Maria e Colin. Maria, é filha de imigrantes mexicanos, cresceu em uma família unida e muito amorosa. Formou-se advogada, é bonita, inteligente e bem-sucedida, mas depois de sofrer um trauma, revê seus conceitos e volta para a cidade de Wilmington, onde consegue emprego em uma firma e passa seu tempo trabalhando, visitando sua família e praticando stans-up paddle.
Colin é um cara na dele. Cresceu em uma família que não lhe deu muito amor nem atenção. Apesar de saber que seus pais sempre o amaram, Colin teve sua cota de rebeldia, brigas e prisões. Resolveu deixar o passado para trás e com a ajuda de seu amigo Evan, começou a fazer faculdade e para amenizar sua raiva, treina muito e participa de lutas de MMA para descarregar suas energias. Hoje em dia, Colin pode se considerar um cara de bem e muito sincero, mas nem sempre foi assim: Colin tem problemas com a sua raiva que sempre rompia nos piores momentos, e isso lhe deixou com marcas tanto fisicamente quanto internamente.

Duas pessoas completamente diferentes que se encontram, ao acaso, em uma noite de tempestade e acabam criando preconceitos pelos motivos errados... duas pessoas que passam a se conhecer graças a intervenção de Serena, irmã de Maria, e dali em diante, um sentimento nasce, fazendo-os questionarem a si mesmos se algo tão incomum poderia tornar-se real em qualquer momento...

Que livro! Acho que essa exclamação é típica de todos os leitores que gostam dos livros do autor. Já li diversos livros do Nicholas e confesso que esse, por ter uma trama mais complexa e cheia de suspense, me ganhou da primeira a última página.
Sim! O autor consegue se superar (se é que isso é possível) e cria uma trama intricada, cheia de reviras voltas, com ação, romance e suspense na medida certa que deixará o leitor ávido por mais.
"Sentiu os ombros caírem. Por que tinha de ser uma mulher em dificuldade? E por que - como tudo indicava - uma garota de sua turma? Ele não podia fingir que não tinha notado que ela precisava de ajuda. Realmente não precisava disso agora, mas que opção havia?"
A história de Maria e Colin é linda e parte do começo mesmo, onde eles se conhecem, sentem atração um pelo outro e no decorrer das páginas, vão se conhecendo e passando a entender um ao outro. O romance não nasce do simples fato de eles se olharem; Maria tem reservas quanto a Colin logo de princípio, pois ele é o tipo de cara que ela está acostumada a processar. Colin não consegue entender como uma mulher como Maria poderia, em algum momento, se interessar por um homem como ele.
A diferença entre os dois é marcante e por muitas vezes, achei que esse romance não iria para a frente, mas em se tratando de Nicholas Sparks, podemos esperar qualquer coisa e isso foi um dos motivos que me fez colocar esse livro no patamar de melhores do autor que já li.

Outro motivo para minha predileção por este livro, é o fato de que o autor foge da sua zona de conforto e cria um romance sensível que nos leva a uma montanha russa de emoções. Não bastasse isso, também adiciona ao seu repertório a adrenalina de um thriller policial, com um psicopata pronto para matar ou morrer.
Confesso que até agora, ao escrever essa resenha, me sinto arrepiada com os acontecimentos marcantes do livro. A trama é cheia de suspense, fazendo o leitor investigar junto com os personagens, todas as provas e ficar remoendo todas as perguntas que não são respondidas.
"- Você é um homem interessante, Colin.
- Tem sido uma vida interessante - admitiu ele. - Mas você também é interessante.
- Acredite, sou a pessoa menos interessante do mundo.
- Talvez. Talvez não. Mas você ainda não fugiu de mim.
- Ainda posso fugir. Você é meio amedrontador.
- Não, não sou.
- Para uma mulher como eu? Acredite, você dá certo medo. Provavelmente é a primeira vez que me encontro à noite com um cara que fala que pisava na cabeça de pessoas em brigas de bar ou que prendeu o pai contra a parede.
- Ou que foi preso. Ou que esteve numa instituição psiquiátrica...
- Essas coisas também.
- E?
Ela afastou algumas mechas de cabelo soprado pelo vento.
- Ainda estou decidindo. Neste momento não faço ideia do que pensar sobre tudo o que você falou. Mas, se eu sair correndo de repente, não tente me alcançar, certo?
- É justo."
Como em todos os livros do autor, temos personagens bem construídos com uma carga emocional bem trabalhada e definida. Maria sofre de síndrome do pânico e Colin tem transtorno de raiva e TDAH. O autor trabalha os sentimentos deles de forma única e bem sensitiva, o que deixa o leitor com a sensação de conhecê-los profundamente.
Não sou fã de romances melosos, e acho que é por isso que admiro tanto o autor: Seus romances são balanceados e com uma história única por trás de cada um deles.
A capa é linda e, quando a editora Arqueiro abriu uma votação para a escolha da capa, eu confesso que havia votado nessa e fiquei mega feliz quando ela ganhou. É simples e trás todo o charme do enredo para a frente do livro, fazendo-nos ficar horas olhando-a sem se cansar. Também aprecio o toque aveludado que ela possui e o verniz localizado no nome do autor e no título do livro.
Sobre a diagramação: Perfeita! Não tenho o que reclamar dos livros da Arqueiro, são sempre muito bem feitos e tem aquele diferencial que é perceptível para agregar mais valor a trama.
A narrativa é em terceira pessoa e acompanha os personagens principais - Maria e Colin. A cada capítulo, temos a visão de cada um sobre o que está acontecendo. Os diálogos são maravilhosos e inteligentes; mesmo com o jeito Colin de falar (ele tem uma queda por só responder "certo" para a maioria das perguntas), me pequei acreditando que todas as conversas aconteciam ao meu lado e eu podia visualizar os personagens interagindo entre si! Amo quando isso acontece, pois só livros bons o suficiente tem o poder de nos transportar para a história em questão.

Todos os personagens são maravilhosos! Desde a família de Maria que é agradável e muito unida, até os melhores amigos de Colin, Evan e Lily. São personagens secundários que merecem destaque pelo carinho e atenção que dedicam aos personagens principais e com isso, acabam fazendo o enredo ser leve, descontraído e muito intenso.
"Pela primeira vez em muito tempo pensou em ligar para os pais. Não sabia por quê, mas presumiu que tivesse a ver com o modo como Maria falava sobre os pais dela e como se davam bem. Imaginou como sua vida poderia ter sido diferente se ele fosse criado numa família como a dela. Apesar de estar satisfeito com seu rumo atual, até recentemente a estrada havia sido cheia de buracos e pedregulhos. O fato de Maria ser capas de enzergar além dessas coisas ainda o surpreendia."
Do mais, eu poderia ficar o dia todo aqui, falando para vocês o quanto este livro é ótimo e que merece uma chance, mas vou parar por aqui, antes que acabe contando mais do que eu deveria!
E, claro, dê uma chance para Colin e Maria, o amor enxerga além das aparências e cada pessoa no mundo, merece ler essa linda história!


Avaliação:



Sobre o autor:



Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário de uma Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um amor para recordar (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor.


9 comentários:

  1. Apesar do autor ser bem famoso só li um livro dele até agora e amei que foi o Diario de uma Paixão, tenho outros três em casa porém não estou muito no clima para ler romance.

    Gostei deste livro e acho que leria.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é bem repercutido e tem ótimas críticas!
    Admito que tenho muita vontade de comprar todos os livros do autor pois tem uma fama enorme e seus enrendo fogem do clichê de romances melosos. Tem uma boa pitada de emoção e histórias comoventes. Espero ler em breve ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana.
    Apesar de parecer ser um livro mais complexo do que os demais que eu li do autor, não leria. Tenho trauma do Nicholas. Os livros dele que li quase me deram diabetes. haha
    Nessa obra, ao menos, há o atrativo de dois personagens com distúrbios e que podem se encontrar através do amor.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. bom, apesar de segundo vc esse livro ter uma trama mais complexa eu não leria.
    sei lá, os poucos livros q eu li do autor me deixaram enjoada de tanta água com açucar, mesmo esse sendo um pouco mais pesado, continuo com a sensação é mais do mesmo (por favor não me mate)
    enfim. uma boa pedida para os fãs do autor

    ResponderExcluir
  5. Olha recentemente li uma resenha tão negativa desse livro que confesso que já estava desanimando de lê-lo, mas ler sua resenha foi como encaixar todas as peças de um quebra cabeças, pois você narrou aqui tudo o que acreditei que esse livro fosse, e quem conhece a escrita do Nicholas sabe que apesar de previsíveis suas histórias sempre serão capazes de mexer com o leitor de alguma forma. Obrigada por tirar essa má impressão que tive em outras resenhas

    ResponderExcluir
  6. Sei que os livros, as história que Nicholas Sparks escreve são bem comentadas, e positivamente. Acho que nunca ouvi ninguém falar mal de seus romances. Eu não sou muito fã desse tipo de leitura, por isso nunca tive muita vontade de ler nenhum livro dele, mas com certeza ele deve ser um excelente autor, porque só leio elogios sempre. Sua resenha ficou ótima, deu para captar muito bem os sentimentos e emoções da história :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Perfeita sua resenha! Nunca li nada do autor, apesar de sempre ver ótimos comentários a respeito de suas obras. Mas como não sou muito fã desse gênero literário, sempre vou deixando passar. Mas uma hora dessas vou ler algum livro, para tirar minhas próprias conclusões. Afinal, um romance sempre faz bem ao coração. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Até agora só li um livro do autor e confesso que não me agradou. Esse parece ser diferente envolve até um thriller policial e suspense, onde instiga o leitor a tentar descobrir o que aconteceu, acho que daria uma chance por esses motivos.

    ResponderExcluir
  9. Estou torcendo pra esse livro ser tão bom assim. Porque faz um tempo que não leio nada dele que me encante muito. Gosto, mas tá faltando o tal sorriso bobo e satisfação. E nesse ele fez algumas coisas bem diferentes, tem um tema interessante e foge um pouco das coisas que ele escreve. Espero que tenha ficado bom. Estou com ele aqui e pensando em fazer dele minha próxima leitura.

    ResponderExcluir