8


Resenha: Sob os Olhos de um Anjo - Célio Vieira


Edição: 1
Editora: Coerência
ISBN: 9788592572075
Ano: 2016
Páginas: 192

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Clarice e João Pedro são amigos desde a infância. Aos catorze anos, o que era apenas amizade se transforma num sentimento mais intenso e, apaixonados, eles decidem namorar. Tudo segue muito bem. Clarice é a princesa de João, e ele é seu príncipe encantado. Contudo, aos dezenove anos, João Pedro começa a trabalhar na empresa do pai, onde faz novas amizades e se deixa influenciar de tal modo, que passa a sair para curtir com os amigos, deixando Clarice de lado. Dois meses após o príncipe ter virado um sapo, Clarice descobre que está grávida e, como se já não fosse difícil ter que segurar essa barra sozinha, um exame de rotina detecta que seu bebê nascerá com uma alteração genética. Nesse momento, o medo e a insegurança invadem a mente de Clarice, mas, ao mesmo tempo, a ideia de ser mãe vai enchendo o coração dessa jovem valente de amor, esperança e fé.
Uma história de amor de mãe e filho.
Amizade, solidariedade e aprendizado.
Embarque nessa trama com Clarice e se apaixone por essa linda história de superação.




Clarice e João Pedro se conhecem desde a infância, e desde os 15 anos eles começam a namorar escondido dos pais. O namoro dura cerca de 4 anos, até que, quando ele assume a empresa do pai, começa a fazer novas amizades e deslumbrado com essa nova fase, passa deixar Clarice de lado.
Chateada com essa situação Clarice, rompe o namoro, e precisa encarar uma gravidez sozinha. Com todos os dramas de ser mãe solteira. E logo em seguida descobre que seu bebe é portador de síndrome de Down com o apoio apenas de sua mãe e sua amiga Fabi, para conseguir ultrapassar todas as dificuldades, inclusive o preconceito que as pessoas tem em relação ao seu filho.

O livro começa na infância e termina na velhice dos personagens, então podemos acompanhar as varias mudanças na vida de ambos. Seus conflitos e escolhas e o resultado delas.
O enredo resume situações verdadeiras e sentimentais; fala sobre a importância da amizade e do valor das pessoas que temos na vida, como pais e amigos, e também, de como podemos usar o sofrimento para fazer o bem e nos tornar pessoas melhores.
“Não posso esperar. Ou a gente se assume, ou então a gente para por aqui. É isso mesmo que você quer? - Eu, não. Quem quer isso é você.”
Senti falta de diálogos mais elaborados, mais detalhados, aquilo que nos aproxima dos personagens. Isso deixou enredo compacto e deu aquela sensação que perdemos alguma coisa especial. 
Mesmo com poucas páginas, o livro consegue nos tocar e deixar o leitor ávido por saber o rumo da vida dos personagens. Clarice e João tem muito a nos ensinar, o que torna o livro dramático e com um pouquinho de suspense.

Poderia ter sido melhor estruturado nesses aspectos, que com certeza deixaria o enredo muito mais emocionante, pois tem o potencial para isso! Como é o primeiro livro do autor, imagino a dificuldade de expressar em palavras temas difíceis e acredito que os próximos serão mais emocionantes.
“Você foi enviada para esse mundo para isso: dar seu testemunho de fé e coragem. Olha o tanto de mães que você ajudou com o grupo que formaram (...) Você é um exemplo de vida e superação, pense que esta sendo usada para transmitir amor e consciência ao próximo.”
A narrativa é em terceira pessoa, acompanhando a vida dos personagens conforme o tempo corre, entretanto, o autor usa um narrador em tempo presente e isso me incomodou durante boa parte da leitura, fazendo-me sentir que boa parte da essência do enredo foi perdida. 
A capa é linda, com escrita em verniz e uma imagem que nos faz pensar no enredo do livro. Páginas amarelas e letras em tamanho confortável para a leitura; possui orelhas e os divisores de capítulos são muito fofos. Sem erros aparentes. A editora Coerência está de parabéns, suas edições estão lindas e bem trabalhadas. 
Enfim, recomendo o livro para quem queira se aventurar por um enredo com uma ótima história, mas que poderia ser melhor.










Avaliação:


Sobre o autor:



Célio Vieira afora ler romances, dramas e clichês adolescente. Desde criança, gosta de construir historias e letras de musica, mas nunca havia levado a escrita a serio. Sob os olhos de um anjo foi o primeiro projeto que ele decidiu levar adiante. Natural de Uberaba, cidade de Minas Gerais, onde ainda reside, trabalha há alguns anos em uma editora e gráfica e agora faz parte do time da coerência.




8 comentários:

  1. A história parece muito interessante e impactante, olhando pela capa não imaginava que o livro iria abordar um tema tão delicado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Graça.
    O livro é realmente bem curtinho para alcançar uma vida toda. Por isso, fiquei com um pé atrás. Não gosto tanto quando os autores compactam as obras dessa maneira.
    Contudo, se você diz que o livro é tocante, mesmo sendo bem curto, talvez eu dê uma chance.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  3. A historia deve ser bem conflituosa, estar grávida sem o apoio do pai da criança é muito difícil. Pena que teve alguns momentos que deixou a desejar. e mais ainda por a criança ser portadora da síndrome, deve nos passar um aprendizado a protagonista.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Graça.
    Quando li a sinopse desse livro pensei logo: "Preciso desse livro pra ontem!". Nunca li nada que explorasse a sindrome de Down e fiquei curiosa pra saber como o autor trabalhou esse tema.
    Após passar pela experiência de uma UTI neonatal, livros que abordem qualquer coisa relacionada a esse tema entram para a minha lista de leitura imediatamente.
    Espero que a falta de um enredo melhor elaborado não prejudique a minha leitura, pois gosto de livros mais densos.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate hoje todos que leram que fizeram resenha adoraram o livro, caso tenha interesse de conhecer a história, eu tenho para vender. é so me procurar no face, celio vieira.

      Excluir
  5. Muito obrigado pela resenha, espero que no próximo livro, consiga melhorar nos pequenos detalhes.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Muito boa sua resenha, bem detalhada e convidativa a leitura. A premissa parece ser bem emocionante, tocante ao coração. Talvez venha a ler, mesmo não sendo um gênero que me atraia muito. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que situação!
    Grávida, praticamente sozinha e com um filho que nasce com uma doença, que até onde eu estudei, não tem problemas no desenvolvimento da criança, mas que sofre muito preconceito mesmo!
    Fiquei com muita vontade de ler, e conferir, saber mais dessa história, refletir mesmo!
    Parabéns pela resenha Graça, aassim que der vou comprar o livro!
    um bjão!
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png