Resenha: E Se... - Giovanna Vaccaro

05 setembro 2016


Edição: 1
Editora: Editora Coerência
ISBN: 9788592572105
Ano: 2015
Páginas: 320


Livro cedido em parceria com a Editora
Sinopse: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente. No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível.
O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente?
Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo.


Confesso que eu comecei a leitura deste livro sem nenhuma expectativa. Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora e juro, não esperava me emocionar tanto quanto me emocionei lendo este livro.
"A única regra que eu estava quebrando naquela noite era a de estar no lugar erado e na hora errada. Tudo aconteceu muito rápido e eu mal pude notar. Só percebi quando estava no hospital, com enfermeiros cuidando do meu braço ferido.
Se fosse mais esperto, teria saído daquele lugar na velocidade da luz."
A sinopse é bem explicativa, então não vou me alongar muito na minha descrição: E Se... conta a história de Logan, um garoto normal, do bem - como ele mesmo diz, mas que por ironia do destino, acabou em um reformatório, acusado injustamente. Lá, Logan vê seus dias passarem sem nenhum acréscimo, até Olivia chegar e mudar sua vida. Mas nem tudo são flores, Logan descobre que seu pai criou uma pílula capaz de fazer a pessoa que a ingerir viajar no tempo. Logan não acredita a princípio, mas uma tragédia acontece e ele tem a oportunidade de voltar no tempo e mudar o acontecimento, ou, por mais bobo que seja, provar que seu pai está errado.
É aí que a coisa desanda. Logan volta no tempo para tentar mudar um acontecimento, mas acaba mexendo, involuntariamente, na linha que separa o tempo e espaço. Toda vez que Logan arruma algo, outros tantos acontecimentos mudam no presente. Sempre é uma surpresa quando ele volta para o presente e descobre o que mudou. O que não muda, é o amor que sente por Olivia e a vontade de tê-la sempre ao seu lado.
Logan tentará manter as pessoas que ama a salvo, mas será que ele será capaz de abrir mão da sua felicidade para Olivia ser feliz?
"- Estas pílulas podem te levar para qualquer lugar... Quer dizer, a qualquer data na linha do tempo - disse, com os olhos brilhando. - Bom, é claro que se você ingerir alguma não vai poder ir para 1500 a.C, porque você não estava lá. Estas pílulas podem te levar a qualquer data em que você já esteve ou ainda estará."
Estou até agora tremendo de ansiedade e amor por esse livro. Mesmo com alguns pontos negativos, a história de Giovanna Vaccaro me conquistou tanto, que não consigo dar uma nota menor que 5 estrelas. Eu amei a forma como ela criou Logan, como esse personagem, mesmo sendo um garoto, possui sentimentos tão intensos e sinceros. Sobre Olivia, não tenho muito o que falar, vocês precisam conhecê-la para chegar a uma conclusão de amor ou ódio! rsrsrsrsrs
Também vamos conhecer personagens secundários incríveis e que trazem sua própria carga emocional para o enredo, fazendo assim, o leitor se apaixonar e desejar que o livro nunca acabe.
A escrita da autora é gostosa e cheia de significados. Encontraremos frases marcantes de livros que já lemos e tiradas engraçadas com personagens que já conhecemos em outros livros. Giovanna abusa da simplicidade cativante em seus personagens e faz o leitor torcer para que tudo termine bem. Fiquei encantada com sua narrativa ágil e delicada. Personagens bem construídos e reais, embelezam a trama e nos deixam cada vez mais apaixonados pelo enredo e pela ideia de poder viajar no tempo.
"- Você não pode mudar tudo para melhor. Sempre, quando você conseguir deixar algo bom, algo estraga. É a lei.
- Quem inventou essa droga de lei? - perguntei, impaciente.
- Não há como saber com certeza o que foi perdido e o que foi salvo, mas as coisas são assim. A história é uma droga quando se está dentro dela - ele diz com os olhos sinceros. - É a teoria do caos."
Sobre os pontos negativos: Não gosto de livros que são melosos e com personagens se amam na primeira linha. Aqui, não encontraremos o segundo quesito, mas o romance entre Logan e Olivia é tão doce que chega a ser bobinho. Entretanto, confesso que mesmo com toda a melação, gostei de como a autora passou veracidade nas atitudes dos personagens. Creio que se eles fossem mais velhos, as coisas seriam mais sensatas, mas estamos falando de adolescentes, e nessa fase tudo é muito intenso; então, não creio que seja um ponto negativo para qualquer leitor. É o meu gosto que conta nesta resenha, ok? Tenho certeza que, os adolescentes que lerem, vão se identificar e gostar muito.
Fora isso, não tenho o que reclamar do livro. A narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Logan, é maravilhosa! Conseguimos vê-lo como o garoto sentimental, amigo e companheiro que ela descreve. Entendemos suas atitudes e sofremos junto com ele. Giovanna escreve bem e tem um lindo futuro pela frente. Escrever como um garoto e manter isso durante todo o livro, não é fácil.
Também devo destacar a linda edição que carrega essa história linda: A capa é condizente com o enredo, deixando-nos a pensar... E se...??? Diagramação simples, mas bem feita, torna a leitura mais prazerosa, ainda mais quando não encontramos nenhum erros que prejudique a leitura.
Os capítulos possuem títulos e frases de músicas e séries de TV que dão todo um charme para a trama e condiz com o que acontece no capítulo.
"Há inúmeras chances das quais podemos desfrutar, mas, normalmente, erramos nas tentativas. Essas chances, também podem ser chamadas de "e se"."
Enfim, parei com a babação! Indico este livro de olhos fechados. Preparem-se para passar o livro todo se perguntando "E se..?" e, ao finalizar a leitura, sentir o coração acelerado e ficar querendo mais!


Avaliação:



Sobre a autora:


Giovanna Vaccaro tem 15 anos, mora em São Paulo com seus pais e seu irmão mais novo, onde cursa o Ensino Médio. É totalmente viciada por séries americanas. Os filmes a fazem sonhar alto e acreditar que tudo é possível quando lutamos pelo que queremos. Publicou seu primeiro livro quando tinha 14 anos, intitulado como Procura-se. Tem um canal no YouTube chamado Passa Cola, onde posta vídeos contando sobre sua vida e dicas sobre o que mais gosta. Por causa de seus fãs, Giovanna foi convidada para ser colunista na revista Amazing!, onde fala sobre o que mais gosta: livros, séries, maquiagem, moda, música e cultura pop – o que contribui para seu futuro já que seu desejo é ser jornalista. Agora, "E se...", seu novo livro está sendo lançado pela Editora Coerência.


11 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Romances melosos demais também não me cativam, então entendo perfeitamente esse ponto ter te incomodado. Por outro lado, a obra me chamou bastante a atenção. Gosto de livros que abordem viagem no tempo e essas mudanças temporais que pode causar. Ademais, o protagonista parece ter um aprofundamento bem interessante.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana ! Olha, assim como você, se fosse eu a começar a ler esse livro também não ia esperar muita coisa. Afinal essa não é o tipo de leitura habitual minha.
    Mas eu fiquei feliz que você gostou tanto do livro! É tao bom quando a leitura nos surpreende, ne ? Os personagens parecem ser bem intensos, te mostrando uma reflexão a cerca das nossas escolhas.
    E que autora mais fofa hein? Com certeza tem uma capacidade e tanto !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah! Sério que não gosta de romances melosos? Eu simplesmente amo quando estou procurando por uma leitura leve, e esse livro parece ser exatamente isso. Eu amo o tema de viagem no tempo, e fiquei bem curiosa pra saber como essa tal pílula funciona. A cor escolhida para a capa do livro chama a atenção de longe, mas eu não saberia dizer sobre o que se trata só por aí. Gostei muito do enredo e quero muito conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Confesso que ando evitando livros melosos, esse é um deles, mas a história é legal. Sempre imaginei como seria se pudéssemos voltar no tempo e mudar uma burrada que fizemos ou falar o que queríamos mais não tivemos coragem. Fiquei com um pouco de inveja do personagem por ter "pílulas milagrosas" ou que causam mais desastres. Personagens que estão na adolescência não me atraem muito, até porque é tudo muito intenso e isso tende a estragar as coisas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Livros que retratam viagem no tempo e o tal Efeito Borboleta sempre chamam minha atenção e para mim comprovam que não devemos mudar os acontecimentos, porque tudo tem uma razão de ser.
    Adoro os romances melosos e fiquei encantada com o enredo e doidinha para fazer a leitura.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Mentira que ela só tem 15 anos!!! Meu deus! Primeiro: parabéns para a autora.
    Segundo: a história me lembrou um pouco do filme "efeito borboleta", onde o protagonista tem a capacidade de viajar no tempo e tenta corrigir erros do passado e acaba bagunçando tudo.
    Sobre escrever em primeira pessoa, acho que ficou mais fácil e mais "realista" por causa da idade da autora. Se fosse alguém mais velho, eu acredito, não passaria tanta veracidade.
    Enfim, fiquei curiosa sobre o livro, mesmo não sendo muito fã de temáticas adolescentes.
    Beijôs!

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Me surpreendi pela idade da autora e sua escrita. Lindo de se ver. Não é um estilo de leitura que me envolva muito, mas lendo sua resenha, fiquei um pouco curiosa para conhecer os personagens. Também não gosto de romances muito melosos, mas como esse tem um enredo um pouco diferente, já ficou mais interessante. Se tiver oportunidade, vou ler. Ótima resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que boom que gostou da leitura e me interessei, só tinha visto a capa desse livro pelo facebook, mas nem sabia sobre o enredo dele, e achei legal, eu também não curto muito de personagens que se apaixonam logo no começo, só consigo aceitar isso um pouco em romance de época, mas acho que leria esse se tiver a chance.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro historias com viagens no tempo sempre me conquistam. Dizem que não devemos mudar o passado quando alguém volta no tempo pois sempre alteramos o presente e Logan parece que mesmo assim continua com suas alterações. Também não gosto de romances melosos enjoa kk.

    ResponderExcluir
  10. Oi..
    Nao gosto muito de livros que falam de viajem no tempo,mas achei esse livro bem interessante,principalmente pelo personagem principal ser tao cativante..muito boa resenha..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro porém a resenha me ganhou. Adoro livros que tem como tema viagem no tempo, então com certeza o livro já entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir