Resenha: Achados e Perdidos (Trilogia Bill Hodges #2) - Stephen King

15 novembro 2016


Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788556510075
Ano: 2016
Páginas: 352
Tradutor: Regiane Winarski


Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: “— Acorde, gênio.”
Assim King começa a história de Morris Bellamy. O gênio é John Rothstein, um autor consagrado que há muito abandonou o mundo literário. Bellamy é seu maior fã e seu maior crítico. Inconformado com o fim que o autor deu a seu personagem favorito, ele invade a casa de Rothstein e rouba os cadernos com produções inéditas do escritor, antes de matá-lo. Morris esconde os cadernos pouco antes de ser preso por outro crime. Décadas depois, é Peter Saubers, um garoto de treze anos, quem encontra o tesouro enterrado. Quando Morris é solto da prisão, depois de trinta e cinco anos, toda a família Saubers fica em perigo. Cabe ao ex-detetive Bill Hodges e a seus ajudantes, Holly e Jerome, protegê-los de um assassino agora ainda mais perigoso e vingativo.


Vocês sabem o quanto eu amo Stephen King certo? Pois bem, depois de ler Mr. Mercedes, fiquei mega curiosa para dar continuidade a trilogia e, assim que pude, comecei a ler Achados e Perdidos.
Neste volume, Vamos conhecer Morris Bellamy, um cara fascinado pela trilogia Jimmy Gold escrita por Rothstein. Morris não fica feliz com o último livro, acha que o autor "vendeu" o personagem e quer vingança. Sendo assim, Morris planeja tudo nos mínimos detalhes e consegue o que quer. Mas, logo em seguida, é preso por outro crime e passa 35 anos mofando na cadeia, alimentando a esperança de que quando sair dali, poderá enfim, ler os cadernos de seu escritor favorito e quem sabe, encontrar mais algumas páginas sobre Jimmy Gold.
"- Você não precisava matá-lo. Não devia ter matado. Não estava no plane. Por que você fez isso?
Porque ele me fez sentir burro. Porque xingou minha mãe, e só eu posso fazer isso. Porque me chamou de garoto. Porque precisava ser punido por transformar Jimmy Gold m um deles. E, principalmente, porque ninguém com esse tipo de talento tem o direito de escondê-lo do mundo."
Alguns anos depois, Peter Saubers e sua família se mudam para a antiga casa de Morris. O pai de Peter foi um dos sobreviventes do Mr, Mercedes e isso acabou a com a vida da família. Sua mãe é a única que pode trabalhar, as brigas entre o casal é constante e Peter quer ajudar, mas não sabe como. Até que ele encontra um baú contendo alguns milhares de dólares e cadernos Moleskines. Peter não sabe quem colocou o baú ali, não sabe de quem é o dinheiro nem os cadernos. O que sabe é que o baú está ali a muito tempo. Então, Peter faz o que qualquer outra pessoa faria em seu lugar: usa o dinheiro para ajudar os pais a passar pela crise.
O que Peter não imaginava é que Morris sairia da cadeia e iria procurar pelos cadernos. Não, o dinheiro não interessa a Morris, ele quer os cadernos. A partir de então, a família Saubers passa a correr perigo de vida.
A literatura de Rothstein mudou a vida de Morris, mas também despertou o seu pior lado.
Partindo dessa premissa, vamos acompanhar a trajetória dos personagens até os dias atuais onde Bill, Holly e Jerome nos esperam para mais uma aventura.
Ouso dizer que, algumas continuações não conseguem seguir o parâmetro do primeiro livro e as vezes, acabam sendo insatisfatórias. Mas esse volume foi tão bom quanto o primeiro!
King não conta uma história, ele faz parecer real, nos deixa afoitos e curiosos a cada página. Conta como cada personagem chegou onde está sem ser monótono ou repetitivo. O leitor realmente fica interessado na história e quer saber onde aquilo tudo vai dar.
"Para os leitores, uma das descobertas mais eletrizantes da vida era a de que eles eram leitores, não apenas capazes de ler (o que Morris já sabia), mas apaixonados pelo ato. Desesperadamente. Incorrigivelmente. O primeiro livro a fazer isso nunca era esquecido, e cada página parecia trazer uma nova revelação, que queimava e exaltava: Sim! É assim! Sim! Eu também vi isso! E, claro: É o que eu acho! É o que eu SINTO!"
Sem falar na capacidade do autor de criar personagens psicóticos e malvados. Primeiro com Brady que amei odiar - e já deixo uma dica: ele volta gente! Último Turno já está aqui em casa e vou começar a lê-lo hoje ainda! - e agora Morris. São personagens que não imaginamos que podem se tornar os vilões que se tornam. King trás horror, medo e paranoia para dentro de nossas mentes e, não sei vocês, mas eu fico fascinada por uma pessoa conseguir entender o ser humano tão bem quanto ele!
Outra coisa que tenho que comentar: as descrições do autor, principalmente dos assassinatos, são insanas! O leitor consegue vislumbrar a cena, independente de onde esteja. King não tem medo de mostrar sangue, cartilagem, ossos, seja o que for. Ele mostra e é maravilhoso! (Sim, sou doente >.<)
Achados e Perdidos é uma obra que merece ser degustada, não lida rapidamente. O enredo é marcante e cheio de pormenores que nos instigam a continuar a leitura. A narrativa do autor é gostosa, seus personagens, memoráveis. Bill é um dos personagens que mais gosto. Neste volume e está mais fitness. Mas não perdeu seu encanto, continua sendo o Detetive Aposentado que se mete em uma confusão atrás da outra. Holly ainda tem das suas paranoias, mas cresceu muito neste volume e é uma das peças mais importantes. Infelizmente, Jerome se apagou um pouco, mas consigo entender o ponto onde o autor quis chegar: Jerome é jovem, está na faculdade. Mesmo sendo amigo e parceiro de Bill e Holly, ele tem outras preocupações mais sérias para se envolver.
Vale a pena conhecer essa trilogia e se apaixonar por mais esse sucesso.
Peguei essa imagem acima porque o comentário dela explica exatamente o que senti durante a leitura. - Calma autores que tanto amo, não vou dar uma de Morris não ta? mas... fica a dica! kkkk #brincadeira. - O que é ser um fã? O que é ser fanático?
Eu me identifiquei em Morris em alguns momentos. Sabe aquela raiva que vc sente quando aquele livro perfeito não tem o final que vc tanto queria??? Poie é... Aposto que muitos leitores vão se identificar com Morris, mas só alguns são tão fanáticos quanto ele.
"- Ela parece gata, Brady. Ela era gata? Era uma mamãe gostosona?
Nenhuma resposta.
- Só pergunto porque, quando invadimos seu computados, encontramos umas fotos sensuais dela. Você sabe, de camisolinha, meias de náilon, sutiã e calcinha, esse tipo de coisa. Achei ela gata vestida daquele jeito. Os outros policiais também, quando mostrei as fotos para eles.
Embora ele conte a mentira com a ousadia de sempre, ainda não há reação. Nada.
- Você trepou com ela, Brady? Aposto que queria.
Houve um leve tremor de sobrancelha? Um leve movimento de lábio?
Talvez, mas Hodges sabe que pode ser sua imaginação, porque ele quer que Brady o escute. Ninguém nos Estados Unidos merece mais sal esfregado nas feridas do que aquele filho da puta assassino."
Como no livro anterior, a narrativa é em terceira pessoa e abrange os personagens principais do livro: Morris, Peter e Bill. A edição está maravilhosa, simples, mas bem feita, sem erros aparentes. A capa também chama a atenção e condiz com o enredo do livro.
Não tenho o que reclamar, só tenho elogios! E claro, tenho que indicar neh? rsrsrsrs Então, leiam a Trilogia Bill Hodges. Tenho certeza que vocês não vão se arrepender! ;)



Acompanha as resenhas da Trilogia Bill Hodges:

- Mr. Mercedes - Livro 1
- Achados e Perdidos - Livro 2



Avaliação:



Sobre o autor: 


Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.
De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).


18 comentários:

  1. Só cheguei a ler um livro do autor, mas foi o suficiente pra entender porque falam tão bem dele. O cara descreve as coisas de uma forma que você consegue ver aquilo acontecendo, pensar até que é real e ficar horrorizado! Não é? E também sabe criar uma tensão, um medo do que pode acontecer nas próximas páginas ou ao menos uma grande curiosidade. Esses parece que são livros bem descritivos e com a marca do autor, de fazer pensar se o cara é um gênio ou doente mesmo pra escrever isso xD
    De toda forma ele parece bom e me deu vontade de ver como são essas histórias. Curiosa com os personagens também...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ler um livro do King!
    Comecei a ler Mr. Mercedes, mas parei pq eu estava lendo pelo celular e não conseguia entender direito!
    Quero muito comprar esses livros e conhecer a escrita do King!
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada desse autor, mas recentemente ganhei o Mr. Mercebes, que inclusive já será uma das minhas próximas leituras. Que legal que esse segundo livro segue um padrão de qualidade e os personagens são bem cativantes. A imagem que você separou com o comentário é bem legal também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Adoro a escrita do autor, apesar de ainda ter lido poucos livros dele. Estou ansiosa para ler essa trilogia! Cada vez que encontro uma resenha desses livros, mais certa estou de que vou amar essa leitura.
    Resenha perfeita, muito bem explicada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anna!
    King vive reinventando a forma como escreve e isso instiga os fãs a ler cada um de seus livros.
    Aqui além de ter um psicopata, temos um mistério para ser desvendado.
    Quero ler a trilogia.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Tenho o primeiro livro, no entanto por nunca ter lido nada do autor, fico com receio de ler e não gostar. Enfim o que deixa curiosa por essa leitura, e o fato do autor ter uma escrita fascinante, cria personagens insanos, e totalmente reais, entra realmente na consciência da pessoa. Além de que traz uma descrição exata dos assassinatos, deixando o leitor ainda mais cativado a leitura. Espero dar uma chance a esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana. Me diz uma pessoa que não gosta do King? Kkkkk Suas historias são tao completas e incríveis.
    Ainda não li esse não, mas deve ser tao bom quanto os outros, alem da sua resenha confirmar isso.
    Adoro historias policiais, cheias de suspense e tudo mais. Com certeza essa seria uma leitura minha.

    ResponderExcluir
  8. Adoro a escrita do Stephen King, até parece que estamos vendo um filme ao invés de lendo um livro, já li Mr. Mercedes e estou morrendo de vontade de ler Achados e Perdidos, espero que não demore muito para ter essa oportunidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros do autor e quero ler essa trilogia. Interessante basear a história em uma insatisfação com o final de um livro pois tem muitos finais que nos decepcionam.

    ResponderExcluir
  10. Por ver tantas resenhas positivas dos livros de Stephen King estou percebendo que vou ter que mudar (e logo) o fato de nunca ter lido nada dele. A verdade é que não sou muito fã de livros do gênero (mortes, sangue e tals) apesar de seus livros parecerem ter um ar de drama, suspense e medo indescritíveis. Meu namorado é super apaixonado pelos livros dele, tem muitos e sempre fica comentando as histórias comigo (principalmente as partes sangrentas só para me encher kk'). Quero muito dar uma chance a esse autor que, como você disse, entende a mente humana e consegue causar medo, horror e paranoia haha'
    Fiquei boiando um pouco na resenha por se tratar do segundo volume da série e não ter lido a resenha do primeiro. Mas por tantos elogios que você fez, realmente deve ser uma série ótima! Vou tentar dar uma chance para esse gênero.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Que bom que essa continuação te agradou tanto quanto o primeiro livro, eu ainda não li nenhum livro do King, creio que pelo fato dele escrever muito terror e eu não curto o gênero, achei interessante essa coisa de um fanático né ir atras do autor por não ter gostado de como o personagem se tornou no livro, isso é coisa de louco, gostaria de me aventurar na escrita.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá :)

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Livros de Elite.

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir
  13. Achei o livro bem interessante pelo fato de contar a estória de uma pessoa vingativa por causa de uma série de livros envolvendo o autor. E realmente, tem certos livros que nos da raiva o final mas, creio que não chegamos ao ponto de matar ninguém haha. Enfim, mas confesso que não sou fã de livros desse gênero, gosto de outros tipos mais leves. Portando, prefiro passar a dica ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu só li um livro do King e a expectativa era tanta que eu me decepcionei um pouco. Não por ser ruim, mas porque eu esperava mais do que toda a grandiosidade que eu vi. Eu esperava algo que, acredito, seja impossível. E acredito que espero isso dele em todos os livros, inclusive nesses. Vou ler, claro, fiquei muito animada, mas, dessa vez, tentando por os pés no chão. Um pouco.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana.
    Eu já estou lendo a obra. Na verdade, estou chegando à página cem nesse momento. Então, sua resenha me deixou ainda mais desesperado. Preciso terminar a obra. Ela realmente é excelente!
    Estou apaixonado pela obra. King é simplesmente incrível.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  16. ão li nada do autor.Vejo tantos comentários positivos desta obra,como também de outras dele.Quero ler ler essa trilogia,amo livros de suspense e serial Killers.Tô louca para ler esse e saber o que Morris Bellamy fará

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Recentemente comecei a ler os livros de Stephen King e estou adorando!! Já li Misery. Agora quero ler essa trilogia!! Espero comprar em breve esse livros!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum livro do autor ainda, porém tenho muita curiosidade para conhecer. Dos livros dele os que eu mais tenho vontade de ler é esta trilogia, porque amo livros de envolvam investigação e tenho certeza que vou amar eles.

    ResponderExcluir