Resenha: A Garota no Trem - Paula Hawkins

09 novembro 2016


Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501104656
Ano: 2015
Páginas: 378

Sinopse: Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.
Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d'água, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.
Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.


A resenha de hoje vai ser um pouco mais explicativa por causa do jeito que eu li/ouvi esse livro! rsrsrsrs
Na bienal, ganhei um cupom da Ubook, um site onde você pode ouvir qualquer livro do catálogo deles. Fiquei mega ansiosa para começar a usar meu cupom, mas estava tão cheia de coisas para fazer que acabei deixando passar. Mês passado, finalmente consegui um brecha para começar a ouvir A Garota no Trem durante minhas idas para o curso de artesanato que eu estava fazendo.

Vou dizer sim que gostei muito da experiência. Foi diferente, instigante e por algumas vezes, um pouco chata, porque cheguei a ficar com sono enquanto ouvia. Mas acredito que isso seja por causa do enredo do livro.
A ideia é muito boa, você pode ouvir seu livro enquanto arruma a casa, lava roupas, dirige, viaja. Em todos os meus tempos livres, lá estava eu com meu fone de ouvido, ouvindo o livro! rsrsrsrsrs
Ha! A Ubook tem um aplicativo para celular! Depois de fazer seu cadastro, vc pode acessar pelo celular, escolher seu livro e baixar os capítulos para ouvi-los off-line! Muito fácil neh?
Quer conhecer melhor? No blog Fundo Falso vc encontra um cupom de desconto igual ao meu, válido por 30 dias. Clique AQUI, e aproveite!

Agora, bora saber sobre a história do livro!

Começo dizendo que a sinopse é, em algumas partes, mentira.
Vamos conhecer Rachel, uma mulher que já foi muito feliz, mas hoje, só segue a vida enquanto entorna quantas garrafas de vinho puder. Ela é a Garota no Trem, que vai todos os dias para Ashbury, no trem das 08:04hs.
Rachel "viaja" enquanto o trem segue seu percurso. Ela vê a casa onde morou quando foi casada com Tom e mais para frente, a casa de número 15, onde Jess e Jason (nome que ela deu a eles), vivem felizes e cheios de amor. Tudo o que Rachel queria para si.
Mas, em um belo dia, Rachel descobre que Jess se chama Megan, e que ela está desaparecida. Rachel parece ser a única que a viu antes de desaparecer, bem, depois do marido Scott, claro. O que Rachel viu do trem pode ajudar ou deixá-la encrencada já que, na noite do desaparecimento de Megan, Rachel estava muito bêbada e pouco se lembra do que aconteceu consigo mesma. Sua única saída é mentir até conseguir descobrir o que realmente aconteceu.
"Kamal me perguntou se eu tinha medo de Scott, e aquilo me deixou indignada.
- Ele é meu marido - retruquei. - Claro que não tenho medo dele.
Kamal pareceu ficar perplexo. Até eu me surpreendi com minha reação, para falar a verdade. Eu não tinha noção do tamanho da minha raiva, da intensidade da minha superproteção em relação a Scott. Foi uma surpresa para mim também."
Rachel é uma coitada. Sente pena de si mesma e não faz nada para melhorar sua vida. Se entregou facilmente a bebida e não consegue achar sentido sem Tom, seu ex-marido. Tom, ao contrário de Rachel, casou-se novamente com Ana e juntos, construíram uma família. Ana odeia Rachel por não deixar Tom em paz.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista das três protagonistas principais: Rachel, Megan e Ana. Rachel conta tudo sobre seu ponto de vista, das três, mesmo sendo a mais boba delas, Rachel me cativou e por muitas vezes, senti vontade de ajudá-la.
Megan é uma mulher frívola e mimizenta. Não sei se a veria com novos olhos se eu tivesse lido o livro, porque a voz da narradora me irritou profundamente. Percebi que as três mulheres que narraram as protagonistas do livro, entraram mesmo no personagem, e adorei essa surpresa enquanto lia.
Ana é o tipo de mulher que se preocupa demais com a aparência, a esposa perfeitinha. Também não gostei muito dela, principalmente mais para o final do livro. Só lendo para vocês entenderem! rsrsrsr
"Só de ler isso, sei que a situação está ruim para o lado de Scott. Não só por causa da discussão; é que as coisas simplesmente são assim: quando algo de ruim acontece a uma mulher, a polícia suspeita primeiro do marido ou do namorado. Mas, nesse caso, a polícia não sabe de todos os fatos. Só estão suspeitando do marido porque não devem saber da existência do namorado."
Três mulheres que têm suas vidas entrelaçadas e que serão testadas.
Três mulheres que amam e querem ser amadas.
Apenas três mulheres.... será que elas conseguirão sair vivas dessa história?

Eu adoro thrillesr psicológicos, principalmente quando o mesmo testa minha mente e me instiga a descobrir o que vem a seguir. Neste livro, senti pouco isso. Mesmo sendo um livro bem escrito, senti falta de uma protagonista mais forte e menos temerosa.
A escrita da autora é boa, mas no começo ela floreia demais e dá destaque para descrições de paisagens que não precisamos necessariamente no livro.
Cada protagonista é diferente uma da outra, mas todas possuem algum ponto em comum, o que nos deixa afoitos para saber logo o que acontecerá.
"Ele deixou para lá. O que parece uma atitude insensível e indiferente. Não me surpreende que ele não tenha contado essa história para mais ninguém. Na verdade, me surpreende o fato de ele estar contando isso para alguém. Esse não é o Scott que eu imaginei."
Minha edição física é econômica, mas está muito bem feita. Durante o tempo em que ouvi o livro, em algumas ocasiões, peguei o livro físico para acompanhar a narração. Nenhuma parte foi pulada ou resumida!
Do mais, indico a leitura ou que vocês acessem a Ubook e ouçam por lá! A experiência foi ótima para mim e já comecei a ouvir outro! Drácula, aí vou eu! Em breve resenha, juro! rsrsrsrsrs



Avaliação:



Sobre a autora:







Foi jornalista na área financeira durante quinze anos, antes de se dedicar inteiramente à escrita de ficção. Sua primeira obra foi A Garota no Trem, lançada em 2015







15 comentários:

  1. Ana!
    Já ouvi falar do ubook porém não escutei ainda nenhum livro do catálogo, mas deve ser uma experiência enriquecedora.
    Quanto ao livro... desde o lançamento quero lê-lo, porque adoro thriller psicológicos e agora que o filme está para sair, aumentei ainda mais minha vontade de ler.
    “Capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Que experiência diferente que você teve! Vou confessar que não conseguiria ouvir, acho meio irritante quando leem pra mim e acabaria ficando com sono também. Fiquei meio pé atrás quanto a alternação de narração entre personagens, eu esperava algo em terceira pessoa juro. Espero não me decepcionar quando for ler o meu exemplar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente e uma experiência diferente, porém que para mim não se cade, gosto de ouvir musica enquanto leio, no entanto acho que não conseguiria ouvir um livro, a narração dele, talvez fosse algo até monótomo, mas para quem gosta enfim né. Tenho muita vontade de ler esse livro, para desvendar esse mistério, vejo que a trama tem uma boa construção, e que se desenvolve de forma solene.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser legal ouvir um livro, ainda não tive essa experiência, mas se for uma voz que não nos agrada fica difícil rs. Adoro thriller psicológico e esse despertou meu interesse, fiquei muito curiosa com o desenrolar da historia e o desfecho me perguntando se Rachel por ser alcoólatra é confiável ou se esta imaginando o desaparecimento da Megan. Concordo com a parte de ter uma personagem forte faz falta.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana essa experiencia hein, eu nuca ouvi um livro, fiquei curiosa para experimentar, estou curiosa para ler o livro e ver o filme que já esta em cartaz né, que pena que não temos uma protagonista mais forte. Mas gente eu preciso saber o que aconteceu com essa mulher, a Megan, que ela desapareceu.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e ele é um dos meus queridinhos, quando comecei não conseguia parar de jeito nenhum, sempre queria saber o que aconteceria depois, pelo o que você falou, acho que o livro físico deve ser melhor, acho que se tivesse ouvido não teria gostado tanto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ler esse livro!
    Muita gente fala bem dele!
    Parece ser como Garota Exemplar!
    Um livro que amo!
    Quero muito esse livro! Vou tentar comprar nesse mês ainda!
    Bela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito da ideia de ficar ouvindo a historia. Soubl dessas que volta um capitulo todo só pra ler a parte que gostou, acho que assim não ia da muito certo não.
    Quanto ao livro sou doida pra ler, acho as resenhas sempre intensas e isso chama minha atenção.
    Assim que tiver oportunidade vou ler 😉

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li esse livro e gostei bastante. Algumas partes são um pouco arrastadas, mas faz parte do enredo, para que se possa compreender a trama. Não foi um dos melhores livros que li, mas fiquei satisfeita com a leitura e o final.
    Nunca passei pela experiência de ouvir a narração de um livro. Não sei se iria gostar, mas uma hora dessas vou testar.
    Ótima resenha, como sempre muito clara e explicada. Obrigada.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!
    Já tive experiências com audiobooks (aqueles com vozes de google tradutor) e apesar da narração ser ruim, ainda é uma coisa bacana. Não conhecia a Ubook, mas vou baixar o aplicativo para conferir.
    Já ouvi falar bastante desse livro, inclusive de amigas próximas que leram e me indicaram. Não sou muito fã de thrillesr psicológicos, sou uma romântica nata, mas procuro expandir meus horizontes para novos gêneros. Há alguns meses, li um livro (Uma Questão de Confiança) narrado no estilo desse, eram três protagonistas, cada uma com um ponto de vista. Era um suspense. Tinha tudo para ser um livro muito bom, mas achei o enredo em si muito cru.
    Já o de A Garota no Trem parece ser bem mais completo, apesar de não incentivar tanto a imaginação como você disse. Eu leria, com certeza. Quem sabe eu não consiga o exemplar físico ou inaugure o Ubook com ele *-*

    ResponderExcluir
  11. Que experiência diferente mesmo! Vi algumas pessoas falando que tinham lido ouvindo também, mas não sei se teria muita coragem de fazer isso. Gosto de ler eu mesma, acho que a gente consegue se conectar mais...
    O livro parece ser muito bom. Mesmo tendo uma personagem um pouco...sonsa? Não sei se gostaria muito dela porque parece meio fraca, sem graça até. Talvez não, talvez lendo pense diferente. Mas ainda estou com essa impressão.
    De qualquer forma ele parece fazer você ficar ali pensando na história, tentando desvendar o que aconteceu e isso é o que mais gosto nesse tipo de livro. Acho que iria curtir ler.

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro é devo dizer que muito bom!! Você não consegui fechar o livro sem ter terminado!! O final não e surpreendeu mais gostei demais!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Nossa que legal, não sabia que existia esse aplicativo Ubook! Mas confesso que eu gosto muito mais de ler do que ouvir o livro haha.
    Bom, já ouvi falar muito desse livro e da trama e achei bem interessante. Tem até um filme sobre essa estória mas não é um livro que me cativou no sinopse pois gosto de outros gêneros. No entanto, adorei a resenha e os detalhes do livro e suas expectativas. Parece que foi uma boa leitura =)

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar no ubook. Vou ver o que tem por lá e adicionar a experiência na minha breve vida auehauehuaehua Sobre o livro... Eu estava muito ansiosa para ler, mas essa expectativa toda diminuiu um pouco por causa da narração de três personagens. Não sei, tenho uma certa implicância com isso auehuaehuahe Mas adoro livros nesse estilo, então... Lerei em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana.
    Eu já conhecia o livro, mas ainda não li. Fiquei animado. Gosto dessa pegada psicológica. Só não sei se terei muita paciência com a Rachel.
    Ótima resenha, como sempre.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir