15


Resenha: A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald


Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788556510150
Ano: 2016
Páginas: 336

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia — a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado.Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.





A história de Sara começa através da troca de livros com uma senhora que mora em outro país; a cada livro, Amy escreve uma carta contando sobre ele e da sua cidade, criando assim uma amizade e despertando desejo em Sara de conhecer a cidade que tanto lia.

Após perder o emprego ela decide ir conhecer sua amiga e a cidade de Broken Wheel. Ao chegar, tem uma triste surpresa, sua querida amiga faleceu, ainda assim, Sara decidi ficar na cidade e conhecer as pessoas das quais Amy tanto falava.
“Sara lera Orgulho e Preconceito pela primeira vez aos 14 anos e, por um bom tempo, a obra quase arruinara todos os livros de Jane Austen. Na verdade, basicamente arruinara os outros livros em geral, sem falar nos homens reais.” 
A cidade se mostra fantástica, cheia de pessoas acolhedoras, e durante sua estada na casa de Amy ela descobre uma quantidade imensa de livros que ela possuía, assim ela tem a vontade de abrir uma livraria, tanto para preservar a memoria de Amy quanto para levar um pouco de aventura e alegria para a cidade.
E nesse projeto ela conta com o apoio dos amigos de Amy, que passam a serem seus amigos também.
A maior parte da história se passa dentro da livraria, recheada de referências a outros livros e personagens.

Gostei das citações de outros livros, filmes e autores, me fez reviver alguns livros que já li, e me despertou curiosidade sobre os que ainda não tive oportunidade.
Me apaixonei pelos personagens, uma diversidade incrível de personalidades e acima de tudo com respeito incondicional entre eles, uma sociedade ideal nesse aspecto, praticamente me vi morando nessa cidade, com seu charme e encanto, que me lembrou cidades do interior porém, com esse diferencial.
“Nada de romance – Dissera ela, ameaçadora. Por isso, Sara Havia escolhido O homem que não amava as mulheres só para garantir que não tinha nenhuma historia romântica como tema secundário.”
O livro deixa um pouco a desejar no final, senti falta de um final diferente, pois eu gosto de finais que eu não espero. Mas como o nome já diz, é a livraria dos finais felizes.
A capa é bonita, nos remete a imagem de uma típica leitora, a parte interna da capa é tão charmosa! Adorei a capa. Páginas amarelas e letras pequenas, que dificultou um pouco a leitura, possui orelhas e o divisor de capitulo simples. Boa diagramação. 











Avaliação: 


Sobre a autora: 





Katarina Bivald, nasceu em Estocolmo, na Suécia, e sempre trabalhou em livrarias. Este é seu primeiro livro, já publicado em mais de 25 países.







15 comentários:

  1. Se não me engano já tinha visto esse livro nas redes sociais, mas ainda não conhecia a história, e por isso após ler sua resenha me peguei surpresa, porque a premissa desse livro e encantadora. A forma como a personagem e acolhida, e as pessoas acabam tornando amigas delas e a apoiando, isso e algo que para mim não tem valor. Com certeza essa deve ser uma leitura encantadora, pretendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com referências! ♥
    Gostei muito do enrendo, parece bem divertido e leve. Se eu não me engano, esse livro já está na minha lista de desejos =D . Espero tê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Alguns livros trazem finais previsíveis mesmo e eu já me acostumei com isso, mas isso não diminui o fato da história ser linda e diferente. Esse é um dos livros que mais tenho vontade de conhecer ultimamente, por causa dessa troca de livros e citações de outros. Algo que dá pra ler após uma longa ressaca literária.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Graça.
    Apesar do previsível final feliz, parece ser uma obra que eu iria curtir bastante. Gostei da premissa e ainda mais por ser uma obra cheia de referências a outras obras.
    Sem dúvidas, quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Graça, boa tarde! Já vi algumas resenhas desse livro, acho a historia bem doce, divertida. Nunca li não, mas vejo que traz reflexões legais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, parece ser uma historia muito bonita do livro, achei super bacana essa coisa de troca de livros, que pena que o final deixou a desejar, mas a historia parece nos envolver.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii mulher!
    Eu amei essa capa do livro! Achei muito fofa e pensei que a história seria legal!
    Parece ser, mas odeio livro com finais previsíveis! Isso estraga toda a magia dele!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse seria um livro que eu compraria pela capa. Acho muito lindinha! Apesar de ter um final previsível, gostaria de ler, pois a sinopse me encantou e deixou curiosa.
    Ótima resenha! Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Graça!
    como faço correspondência há mais de 35 anos, amo livros que falam sobre o assunto e mostram o quanto uma amizade pode ser sincera mesmo que a distância.
    Mesmo com um final deixando a desejar por ser previsível, é um livro que tenho interesse em ler.
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de achar o título cativante, a história não me chamou nem um pouco a atenção. Muito menos a sinopse, achei muito... sem sal, talvez. Não sei, mas pelo título, acho que eu esperava algo mais como "A livraria 24 horas do sr. Penumbra".

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Achei legal a proposta dele e só por falar de outros livros , ter citações e coisas assim, já acho que iria gostar. É bom mesmo pra relembrar daqueles que a gente leu e despertar curiosidade por outros. A história parece boa, só o final que pode acabar sendo bem previsível mas acho que isso não seria ruim. Até gosto. Acho que iria gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  12. Ai, esse livro deve ser tão amorzinho *-*
    Me apaixonei de apenas ler a resenha! A proposta de parecer ser "muitos livros dentro de um", ou seja, ela citar trechos de outros livros nos livros deve ser bem legal. Não tinha visto nenhum livro com a mesma proposta desse, a narrativa de uma livraria.
    A capa é mesmo linda e deixa bem na cara que remete a vida de uma leitora. E páginas amareladas é vida kkk' qual leitor não ama? Também gosto de ser surpreendida no final, mas às vezes também é empolgante desvendar um mistério!

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante essa troca de livros com outra pessoa. É interessante como a vida da personagem muda radicalmente quando ela vai para a cidade da amiga, achei uma pena o final não surpreender.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser tão amorzinho esse livro, adoro livros que fazem referências a outros, dão um toque de nostalgia poder lembrar de histórias quando se está lendo uma, só foi uma pena o final ter surpreendido, mas se o livro for bom, vale a pena ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Que capa mais linda!! Adorei conhecer esse livro que parece ser muito interessante. Ainda não li nenhum livro com esse tipo de história, mas achei super legal.
    Beijoss

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png