5


Resenha: Aparências - Ligia Ortiz


Edição: 1
Editora: Amazon
ISBN: B01I496DDQ
Ano: 2016
Páginas: 419
Skoob
Compre: E-book Kindle

E-book cedido em parceria com a autora

Sinopse: Nascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana.
Até adentrar em sua casa.
A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores.
Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos.
Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações.
Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.


Comecei a ler Aparências no Wattpad, mas parei no capítulo 15 porque esqueci de acompanhar as demais postagens e também, confesso, Mariana e Rafael estavam me irritando profundamente. Ainda bem que, num roupante para sentir fortes emoções, voltei a ler o ebook. A parte chata do romance entre os dois já havia passado e eu estava louca para saber o que mais Ligia Ortiz estava preparando para os leitores.

Entretanto, quero explicar minha primeira aversão aos personagens principais, a sinopse conta somente sobre a vida de aparências de Mariana, não fala muito sobre Rafael, só frisa que ele esconde um segredo que pode mudar o futuro desses dois corações.
Logo no começo do livro, temos ideia do que seja esse segredo. Como li até o capítulo 15 pelo Wattpad, pelo menos lá a autora não divulgou nenhuma dica de que eu estava certa, só fui confirmar minhas suspeitas depois que continuei a ler o ebook em sua versão final.
"O desfecho trágico é apenas um ponto final de toda uma série de assédio moral."
Minha aversão veio pelo amor a primeira vista implantado aos personagens. Mari se apaixona perdidamente e faz tudo (literalmente TUDO) o que Rafa quer. Rafa por sua vez, trata Mari muito mal, comporta-se como um verdadeiro psicopata sabe? Seguindo, insultando, traindo Mari. E é ai que minha raiva se fortalece: Mari não faz nada! Ela diz que vai resolver, vai dar um fim, mas na hora do vamos ver, é só o Rafa sorrir que pronto, lá vai a doida atrás dele...
Isso acontece durante boa parte do começo do livro, mas depois... ha... depois... Gente, só tenho essa queixa em relação ao enredo, de resto, eu amei e odiei e amei de novo com uma intensidade avassaladora. Senti vontade de entrar no livro e salvar Mari, senti vontade de matar por ela, senti vontade de nunca mais ler o livro e esquecer tudo o que eu já havia lido... senti vontade de não ser humana e saber que esse tipo de assédio moral e físico existe e que, nós mulheres, somos as principais vítimas.

Não, Aparências não é só um livro de um romance bobinho com um passado trágico, é também a realidade de muitas mulheres hoje em dia.
Tenho medo de falar muito e acabar soltando algum spoiler para vocês. O que posso dizer com toda a certeza é que o livro é maravilhoso! É o segundo livro que leio da autora e não me arrependo. Ligia tem uma escrita gostosa, leve e sucinta. Mesmo com todo o drama que envolve a família de Mari, em momento nenhum a autora deixou de ser coesa em sua narrativa.
"A pessoa que deveria sentir carinho por mim, e não desprezo. Deveria me amar, e não odiar. Uma figura que deveria representar proteção, mas minha casa nunca foi segura. Não para minha mãe, não para mim."
As atitudes de  Mariana em relação a Rafael deixaram a desejar? Sim, deixaram, mas depois entendemos o porque de Rafa agir da maneira que agiu.
Mari poderia ser menos inocente? Poderia! Mas nada foi escrito em vão. Tudo se encaixa e se completa!

A narrativa é em primeira pessoa, primeiramente, pelo ponto de vista de Mariana, depois, acompanhamos alguns capítulos pelo ponto de vista de Rafael. Gostei demais da mudança que a autora fez na versão final - no Wattpad, a narrativa era intercalada entre Mari e Rafa, na versão final, temos apenas alguns capítulos narrados  por Rafael, o que deu todo um charme para a obra, pois depois de tudo o que ele faz para ela, saber como ele se sente deixa o leitor mais receptivo a ele e a entendê-lo.
"... Tão diferente do Rafael impositor.
Quando ele mostra esse olhar desmascarado, eu não sei, acho que ele é capas de conseguir qualquer coisa de mim."
Do mais, só tenho a agradecer a Lígia pela oportunidade e carinho de sempre. Adorei conhecê-la pessoalmente na Bienal e pode acreditar mulher: quero ler tudo o que você escrever!


Avaliação: 



Sobre a autora: 







Ligia Ortiz nasceu na capital de São Paulo em 1981. Inquieta por natureza cursou Publicidade e Propaganda, atuou em agências de grande porte e trabalhou com grandes contas. Encontrou na escrita um jeito de acalmar seu incansável instinto criativo. Nas Proximidades do Amor é seu primeiro romance adulto publicado exclusivamente na Amazon.









5 comentários:

  1. Que bom que você não desistiu e continuou a ler, mas tem uns livros que no começo irrita e da vontade de largar, é bom saber pois quando for ler já sei que vou passar raiva com a personagem por se deixar ser tratada desse jeito, mas não vou desistir rs. O tema abordado acontece e muito na realidade infelizmente e nós mulheres sofremos muito com isso. Gostei de saber que a autora surpreende com a mudança dos personagens isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Para nós mulheres mais independentes, ver uma espécie de idolatria e submissão de uma mulher em relação ao homem parece até chocante e desencanta mesmo, mas como é romance, dá vontade de ler.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olha pra ser sincera, não sei se conseguiria ler este livro. Ver mulheres (qualquer um na real) sendo feita de gato e sapato, me da os nervos e pelo jeito ela era exatamente isso para Rafael. Pode ser que eu esteja errada, mas se for realmente isso teria muitas crises de raiva durante a leitura, iria xingar, gritar e tudo o mais (assim como já fiz com varios livros). Mas mesmo assim fiquei curiosa para saber o porquê dele ser assim, se eu tiver a oportunidade lerei sim, mas pode ser que eu abandone a leitura caso fique extremamente indignada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!!
    Ainda bem que você gostou, por que sinceramente não leria esse livro não!! Pois não gosto de personagens que acho que tem o direito de tratar a mulher dessa forma!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro forte, então acabou me interessando, Ana. Fiquei curioso para saber mais sobre esse relacionamento opressivo e qual é essa mudança que vai acontecer que fez com que você amasse a obra.
    Certamente, daria uma chance.
    Ótima dica!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png