13


Resenha: O Resgate de Althea - As Quatro Portas do Tesouro - E.Samuel



Edição: 1
Editora: Independente
ISBN: 9781540559852
Autor: E.Samuel
Serie: As Quatro Portas do Tesouro – Livro 2
Ano: 2016
Páginas: 203
Adicione ao "Skoob"

Sinopse:
Muitas vezes, a conclusão de uma história é o seu fim, mas outras tantas vezes, é apenas o começo…
Daniel achava que as aventuras que ele e seus amigos haviam vivido na Mata do Anatema eram apenas lembranças envolvendo um grande segredo, mas logo um sonho recorrente surgiu para lhe tirar o sono!
Um pedido de ajuda, um chamado que não podia deixar de ser ouvido.O Resgate de Althea, o segundo livro da série As Quatro Portas do Tesouro,leva nossos amigos a Alius, um mundo habitado por criaturas diferentes e governado por Átira, uma chefe de Estado muito além de perigosa.Incumbidos de encontrar Althea, Daniel, Júlio e Marcelo são capturados e levados ao palácio, onde ficam sabendo que Althea é a Conselheira de Átira e foi sequestrada por um grupo de rebeldes.
Átira promete poupar suas vidas, mas em troca, quer que os três libertem sua conselheira e a tragam de volta.
Para resgatar a Conselheira, os três terão que enfrentar monstros e criaturas apavorantes, além de vencer suas próprias limitações, usando conhecimento e criatividade como armas poderosas.
Mas raramente as coisas são tão simples como parecem e nem sempre tudo acontece como planejado. Nossos amigos se veem obrigados a mudar seus planos e enfrentar um inimigo muito mais perigoso do que haviam imaginado.
Uma aventura bem-humorada, cheia de surpresas e reviravoltas, onde nem sempre as coisas são exatamente o que parecem…
"O Resgate de Althea" é o segundo volume da serie "As Quatro Portas do Tesouro", precedido por "Em Busca do Amulato de Aloni". Para ler a resenha do livro anterior é só clicar no título.


Resenha:

Como eu falei para vocês na resenha do livro anterior, a trama possui um fechamento, uma conclusão. Nenhum gancho é deixado que indique qual o rumo que os três amigos vão seguir, alem do lógico, é claro, o felizes para sempre.
Então, quando se inicia este livro e Daniel esta sonhando com uma misteriosa mulher ruiva, que ele tem certeza de que é a mulher de Seth, Althea, o coração do leitor dispara, prevendo novas aventuras.

Para quem não leu o primeiro livro, Althea é a mulher de Seth, que na tentativa de salva-lo, entrou em uma das quatro portas do tesouro para procurar o Amuleto de Aloni, a  única coisa capaz de salvar Seth e liberta-lo da maldição que recaiu sobre ele.Mas, Althea nunca retornou dessa tentativa heroica de salvar o marido.

Quando Seth finalmente é salvo por Daniel, Marcelo e Júlio e retorna para sua filha, todos acreditam que Althea esta perdida para sempre, talvez até mesmo morta. Então, quando Daniel conta sobre os sonhos com a misteriosa ruiva, eles não tem duvida: precisam partir em mais uma expedição na misteriosa Mata de Anatema e na sala do tesouro.

Para isso o pássaro mordipe guia os meninos ao local como da outra vez, e lá, além da porta que eles utilizaram para buscar o amuleto de Aloni, existe mais três, e seguindo as informações de Seth eles atravessam a mesma porta que Althea atravessou anos antes, para então adentrar em um mundo totalmente novo e inusitado.

Alius é um lugar governado por Átira, a chefe de estado, um ser cruel e maquiavélico que escraviza e oprime os outros habitantes.
Os três amigos vão descobrir que lá existem diversas outras raças e que todos tem algum determinado poder. Já os humanos, classificados como Doncs, são escravos , por serem considerados inferiores pois não possuem poderes. Assim, quando os meninos acabam capturados, são logo trancafiados e postos para trabalhar pesado.
A conversa entre os Doncs é proibida e coibida com severos castigos, então os meninos ficam completamente no escuro sobre a sua real situação e sem informações sobre como localizar Althea neste mundo estranho no qual foram parar e sem saber como se livrar da enrascada que se meteram. Mas então Zoia, uma Donc destemida conta aos sussurros a real situação do local.
Depois de alguns contratempos eles são levados a presença de Átira e em troca de suas vidas propõem resgatar a sua conselheira - que eles acreditam ser Althea - que foi capturada por um grupo de rebeldes e está sendo mantida refém em um lugar guarnecido por uma Quimera.
O plano do grupo é resgatar quem eles acreditam ser Althea e dar o fora dali o quanto antes, mesmo que para isso precisem enfrentar um monstro mítico. Mas as coisas começam a ficar extremamente mais complicadas quando Marcelo, Daniel , Júlio e Zoia entram no covil do monstro.
"Dessa vez, Daniel foi na frente. Aproximou-se da porta lentamente, esticou o braço e encostou levemente a mão na maçaneta dourada. Girou-a devagar até ouvir um estalo e a porta se soltar. Uma fumaça espessa saiu de lá de dentro."
Sabe gente, eu fico extremamente encantada quando o autor consegue atingir  todos os públicos. “As Quatro Portas do Tesouro” é claramente uma serie destinado para o publico infantil, mas a autora possui uma destreza na escrita que prende da criança ao adulto.
Eu me diverti, sorri, tremi e sofri junto com os personagens. A autora, desde o primeiro livro, construiu personagens bastante humanizados, Júlio, Daniel e Marcelo podem ser aqueles meninos andando de bicicleta na sua rua. Já Átira, é aquele tipo de vilão com o qual você não consegue simpatizar, ao contrario do padrão atual, que sempre podemos encontrar um passado dramático e se solidarizar. Você vai odiá-la e fim de papo.
 Todos os personagens acrescentam para a trama, são bem desenvolvidos e trabalhados, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do enredo.

Na minha opinião, “O Resgate de Althea” foi mais eletrizante, pois o desenvolvimento de Alius foi impecável, a autora criou um novo mundo e novas criaturas . Um nível de criatividade alarmante, devo frisar, E.Samuel possui uma mente brilhante.
Em geral, a autora foge do obvio, criando personagens fora dos padrões e uma trama diferenciada que envolve o leitor do inicio ao fim indiferente da idade.

A edição física do livro também é bem bonita. Infelizmente, assim como o volume anterior, é um livro que não possui orelhas na capa, dando aquela aparência de mais frágil e também  precisa de um cuidado maior ao manusear. Mas, em contra ponto a capa possui uma textura super bacana, aveludada e agradável ao toque. O miolo é de folhas amarelas, uma fonte agradável para leitura e cada capitulo é numerado e dividido por duas cabeças de dragão entrelaçadas, semelhante ao da capa.

Enfim, é um livro que eu super recomendo a leitura. Uma obra impecável e adorável.
“- Eu imagino que eles devem estar esperando um confronto direto,talvez a gente consiga ganhar usando o elemento surpresa, com um ataque diferente, que eles nunca vão estar esperando! – sugeriu Marcelo.
-Então vamos por mãos a obra, e começa a bolar nossa estratégia, Marcelo!”
Sobre o autor:
E. Samuel nasceu na cidade de São Paulo em 1974. Seu gosto pela leitura começou cedo, quando por volta de oito anos de idade, leu seu primeiro livro. A partir daí, nunca mais parou e a leitura passou a ser uma parte constante de sua vida. Com cerca de 12 anos se enveredou em sua primeira aventura literária, onde escreveu seu primeiro conto, que no futuro daria origem ao que é hoje o livro “As Quatro Portas do Tesouro – Em Busca do Amuleto de Aloni”.
Aos 18 anos ingressou no curso de Engenharia Agrícola na UNICAMP, onde se formou em 1997. Morou em Campinas por alguns anos até voltar para São Paulo em 2001. Durante o período que esteve em São Paulo, começou a reescrever o seu conto de infância. Em 2002 mudou-se para o Canadá, onde viveu por 12 anos. Durante sua temporada no Canadá, E. Samuel fez o curso de “Advanced Fiction Writing” no “Centre for Extended Learning and Professional Development” da “University of Waterloo”.
Durante esses anos, E. Samuel continuou trabalhando em seus livros, além de ser colaboradora eventual em revistas e blogs brasileiros locais. Em 2014, lançou no Canadá e no Brasil o livro “Em Busca do Amuleto de Aloni”, o primeiro livro da série “As Quatro Portas do Tesouro”.
Atualmente, E. Samuel mora com seu marido e seus filhos no estado de New Jersey nos EUA.

13 comentários:

  1. Oi, Geeh! Adorei a resenha, muito obrigada! É muito bom ouvir as pessoas falando bem do trabalho que a gente se dedica tanto para fazer! <3
    E. Samuel
    www.asquatroportasdotesouro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro livros que fecham todas as pontas e respondem todas as perguntas do leitor, aqui a trama foi bem desenvolvida e explorada entregando uma aventura sem igual. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, O Regate Althea trás uma nova aventura desses três amigos que são inseparáveis e sempre estão querendo ajudar os outros.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa mistura do mundo humano, com outros mundos, outras criaturas, me deixou bem curiosa.
    A aventura desses amigos me parece ser bem divertida e envolvente.
    Parece ser uma história muito bem escrita mesmo.
    Achei bem interessante as capas!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu estou encantada com essa premissa achei interessante ter conclusão e mesmo assim ainda teve continuação o fato de que ele tá sonhando com uma ruiva Já me deixou com coração palpitando e olha que ainda nem livro primeiro livro adoro esse cenário de Aventura e confesso que esses livros vão para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    A leitura parece ser bem cativante, muita aventura e personagens que conquistam o leitor. Gostaria de ler, vai para a minha lista.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. A busca pela Althea vai ser uma aventura e tanto e um tanto quanto perigosa também, e que mundo é esse que eles foram para e se tornaram escravos fiquei curiosa em saber mais sobre ele. Achei as capas muito bonitas.

    ResponderExcluir
  8. Geeh!
    Tão bom quando um livro de fantasia foge do óbvio que estamos tão acostumadas a ler, não é mesmo?
    Traz personagens bem elaborados, aventuras sem fim e muita ação no livro.
    Gostaria de ter oportunidade de fazer a leitura.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa!! Adorei saber sua opiniâo sobre esse livro!! Ele já vem surpreendendo varias pessoas!! Iniciei a leitura e estou amando cada personagem!!

    Ig: Cancão dos Livros

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda! Estou me surpreendendo com as leituras desse livro. Avaliações maravilhosas. Mas realmente a Elaine arrasou mesmo nos livros... ❤ Beijos!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  11. Já li o primeiro e adorei não vejo a hora de ler o segundo ainda mas depois da sua resenha

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana. Tudo bem?
    Que linda a sua resenha.
    Ameiii esse livro, ele é o meu favorito até agora.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. eu vi conhecer essa série agora e simplesmente estou super curiosa
    eu adoro séries desse jeito q os livros tem fim, mas eles existe a possibilidade de continuação
    fiquei super curiosa para conhecer o daniel e seu grupo
    espero poder ler em breve

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png