8


Resenha: Once Upon a Time - Uma antologia de Contos de Fadas.



Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542203080
Ano: 2014
Páginas: 272
Ilustrador: Kevin Tong
Tradutor: Ibraíma Dafonte Tavares

Sinopse:
Três palavrinhas que, depois que demais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas, traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar.
Corra pela floresta com Chapeuzinho Vermelho. Vá ao baile com Cinderela. Coma uma maçã com Branca de Neve. Com suas bruxas, fadas, rainhas más e reis bondosos, sapos que viram príncipe e princesas adormecidas os contos de Grimm são clássicos que encantam crianças e adultos.
Com o prefácio escrito pelos criadores de Once Upon A Time, da ABC, entendemos porque estes contos continuam atuais. A série dá vida a alguns desses personagens clássicos numa grande reinterpretação do mundo do faz de conta. Fica aqui o convite para que você mergulhe mais uma vez nessas histórias maravilhosas e seu mundo mágico.
Resenha:

Primeiro de tudo, gostaria de deixar claro que este livro não tem qualquer vinculo com a serie de televisão  da ABC Studios Once Upon a Time. A não ser, é claro, o prefacio que é escrito pelos produtores e que alguns dos contos contidos no livro foram utilizados como base para o roteiro da serie.No mais, nada no livro se liga a serie.

Já sobre os contos da antologia foram escritos a muitos anos atrás, e foram eles que serviram da base para a maiorias das obras dos contos de fadas que conhecemos hoje em dia.
Os Irmãos Grimm foram dois acadêmicos que nasceram na Alemanha por volta de 1800 e se dedicaram ao registro de diversas fabulas contadas para as crianças da época como um registro cultural. Ao todo, pode-se encontrar mais de 200 contos escritos pelos irmãos. Mas, o mais interessante é que os contos originalmente escritos possuíam uma crueza de ideias e conteúdo, gerando criticas dos acadêmicos da época que consideravam o conteúdo impróprio para as crianças, afinal , quase todos os finais eram trágicos ou cruéis. Com isso, ao longo dos anos as historiam foram sendo adaptadas e recriadas em versões “mais leves” para agradar ao publico em geral e aos poucos tomaram o mundo, como “A Branca de Neve” e “A Chapeuzinho Vermelho”.
Neste volume, foi selecionado pelos produtores da serie homônima, 30 contos que os inspiraram a criar a trama apresentada na televisão.

Esses contos são:

João e Maria
Seis atravessam o mundo inteiro
A parceria entre o gato e o rato
Cinderela
As três fiandeiras
O ganso de ouro
João Fiel
A Cobra Branca
A Bela Adormecida
O Alfaiate Valente
O rei Barba de Melro
Os Músicos da cidade de Bremen
João Felizardo
Rumpelstilsequim
O velho Sultão
O lobo e os sete cabritinhos
A guardadora de gansos
Rapunzel
O pequeno polegar
A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porrete dentro do saco
Os doze irmãos
O pescador e sua esposa
Chapeuzinho Vermelho
A Amoreira
João Prudente
Os elfos
Branca de Neve
Os seis cisnes
Gretel, a esperta
O príncipe sapo

Confesso que muitos desses contos eu nunca tinha ouvido falar e os que conhecia, na verdade não tiveram aquele final bonitinho do “felizes para sempre” que a gente vê na Disney.
Mas, é complicado ler uma sequencia de vários contos, acaba se tornando um tanto maçante, pois aos poucos você começa a perceber que a maioria deles segue a mesma linha.
Este é aquele livro próprio para ler para as crianças, na hora da leitura diária antes de dormir. Pois como eu falei, os contos são mais suaves que os originais, mas não tão romantizados quanto os da Disney. Sempre vai se encontrar aquela lição de moral ao final.
Já a obra física, a Editora Planeta está de parabéns. O livro é maravilhoso, uma edição de capa dura, com diversas ilustrações ao longo de cada conto, com paginas amareladas e uma fonte bem agradável para leitura. Faz realmente aquela linha de livros antigos. O trabalho da editora fez jus aos lendários contos dos irmãos Grimm.


Sobre o autor:
Nascidos em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, os irmãos Grimm estudaram Direito junto ao seu pai, mas começaram a se dedicar integralmente à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado. No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores. Estudiosos incessantes do idioma alemão, atuaram em campos como História e Filologia. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa.

8 comentários:

  1. Nossa! Que bacana essa obra.
    Não conhecia ainda e tenho uma super curiosidade em relação a alguns desses contos.
    Confesso que não tinha ouvido falar de alguns também.
    A edição parece estar bem caprichada mesmo.
    Fiquei interessada e espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o nome já achei que era da série rs. Não conhecia esse livro e nem alguns contos seria interessante conhecê-los já que assisto a série e gosto muito. Não sabia desses finais cruéis, ainda bem que agora são finais felizes acho bem melhor rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro serve para mostrar a outra faceta dos contos de fadas para as crianças, de modo que elas percebam que nem tudo são flores, po´rem de forma sutil e agradável. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Achei bem interessante a primeira do livro confesso que sim eu já estava pensando na série de TV quando li esse título eu gostaria de saber aqui algumas contas não tem O tão esperado final felizes é uma maneira diferentes de vermos Os Contos de Fadas O que particularmente Adorei esse vai para minha lista com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    A edição está muito bonita, gostaria de ter na estante! Fiquei curiosa para saber mais desses contos de fadas com finais diferentes e inusitados, digamos assim. O trabalho dos irmãos Grimm é sempre muito bem recomendado.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Geeh!
    Acredito que livros de contos devam ser lido aos poucos, degustado em sua essência, principalmente com contos tã diversos como esses que citou.
    Fiquei com a maior vontade de ler, mesmo com suas ressalvas, adoro contos de fadas mesmo que não tenham apenas finais felizes.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu adoro contos de fada
    e obrigada pro dizer qd eu vi a primeira vez achei q era da série e não resgate das obras. tem alguns que eu não conhecia, e sabendo q são dos grimm sei q são mais obscuros
    colocar na minha lista =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Geeh!!
    Que livro mais bacana adoro livros de contos e esses que são de contos de fadas são os meus preferidos!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png