Resenhando Contos : Ela é uma Fera! - Marina Carvalho

24 maio 2017



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Selo: Novos Talentos
Autor: Marina Carvalho
ISBN: 9788581633305 - Ebook
Ano: 2013
Páginas: 155

Sinopse:
No interior de Minas Gerais, Clara, uma menina de traços delicados, rosto de porcelana e cabelos dourados tem muitos admiradores, inclusive Henrique, o menino mais popular da escola que fará de tudo pra poder sair com ela, inclusive trapacear...
É que o pai de Clara colocou na cabeça que sua filha mais nova só poderá sair com um menino depois que sua filha mais velha, Carolina, arrumar um namorado.
Parece simples: basta que Henrique arrume um “namorado” para Carol e siga com seu sonho de ficar com Clara.
Determinado, Henrique arruma o tal namorado para Carol: Pedro, o badboy.
Mas o que nem Henrique, nem Clara, nem Pedro imaginavam é que a intragável Carol iria se comportar como uma insuportável ao lado de Pedro — e jogar água em todos os planos de romance de Henrique e Clara.
Caberá a Pedro dar um bom resultado a esta situação, mas será que ele vai conseguir conquistar o coração de gelo de Carol e, finalmente, domar a megera?
Ela é uma fera! é uma releitura escrita pela autora Marina Carvalho do clássico A Megera Domada de William Shakespeare

Resenha:

Como todos bem sabem, eu sou uma fã assumida da autora Marina Carvalho. Tenho paixão pela forma como ela escreve e consegue transmitir sentimentos para o leitor, então, é claro, que não deixaria de conhecer todos os trabalhos dela, inclusive os contos.

“Ela é uma Fera!” é uma conto curtinho, que foi publicado pela editora Novo Conceito sob o selo Novos Talentos e apenas na versão Ebook.
A inspiração da autora foi o clássico de Shakespeare , A Megera Domada. Mas, para quem não curte clássicos, a historia é bem parecida com o filme “10 Coisas que eu odeio em Você” estrelado no cinema por Heath Ledger, que também foi inspirado na obra.

A historia gira em torno de Lucas, um estudando do ensino médio que vive nos Estados Unidos com a família, já que o trabalho do pai exige isso. Ele esta super contente com a sua situação, com uma vida estável e cheia de amigos e os preparativos para entrar em uma grande universidade. Mas então vem o choque: seu pai decide voltar para o Brasil. O garoto acredita que sua vida esta arruinada, já que agora vai morar na cidadezinha de São João Del-rei no interior mineiro, sem contar que vai precisar enfrentar uma nova escola.
Mas já no primeiro dia de aula no Brasil Lucas acaba encontrando incentivo para enfrentar a nova fase, e essa é a doce e popular Clara.
Mas, Clara não é uma garota comum, ela vem de uma família muito conservadora , onde o pai colocou uma regra de que Clara só pode sair com alguém depois que entrar na faculdade ou quando  a sua irmã mais velha também o fizer. E isso é péssimo para Clara, já que sua irmã não poderia ser mais diferente dela, uma pessoa nem um pouco carismática ou amigável.
Carolina é uma menina forte e independente, que não se preocupa com a opinião alheia e muito menos tenta agradar.
Então Lucas, para tentar chegar no coração de Clara, tem uma brilhante ideia: Contratar Pedro, um bayboy arrogante que estuda na mesma faculdade que a irmã de Clara, para conquista-la. Só que mal sabe ele que Carolina e Pedro já se encontraram antes e que o encontro não foi nem um pouco amigável.
"Soube que estava lascada não no momento em que sentiu o coração disparar, mas quando não conseguiu recuperar os batimentos normais."
É isso gente, a historia é bem naquela linha que já conhecemos nas duas obras anteriores. É claro que modernizadas, mas mesmo assim, a essência da obra continua a mesma.
A construção dos personagens foi feita de uma forma bem bacana. Apesar do conto ser bem curtinho, podemos perceber bem os detalhes e as peculiaridades de todos eles.
Um ponto que me incomodou bastante, e que eu fiquei um pouco abismada, pois não é característico da autora,  foi o machismo de alguns diálogos, insinuando que mulheres só se interessam por dinheiro e aparencias. Marina Carvalho cria mulheres empoderadas em suas obras, não sei de onde saiu essas nuances acrescidas nesse conto. Talvez seja por se tratar de uma releitura de uma obra que se passa em outro século... não sei... Enfim, é algo pequeno e que não estraga o brilhantismo da obra.
“Já notara que ele tinha a preferência das garotas do Santo Antônio. Também, com aquela aparência e a conta bancária do pai —características essenciais para as mulheres em geral —, estranho seria se as meninas não quisessem nada com ele.”
Já um ponto positivo é a forma como a autora dividiu os capítulos, todos eles em atos, exatamente como o padrão Shakeasper. É uma forma de quem quiser comparar o conto a obra original de se localizar na trama.
Bem gente, é um livro pequenininho que deve ser lido para dar aquela descontraída.

8 comentários:

  1. Oi Geeh.
    Eu já tinha ouvido falar desse conto mas confesso que ainda não tive oportunidade de ler nada da autora adorei os personagens ele me parece bastante cativante E a preguiça me chamou bastante atenção e apesar de ser um conto ele vai para minha listinha com toda a certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que leio da obra e confesso que fiquei bem interessada.
    Li apenas um livro da Marina e gostei bastante!
    Essa história parece ser bem escrita, envolvente e apaixonante.
    Os personagens muito bem construídos também.
    Quero ler, ainda mais por ser um nacional.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e ainda não li nada da autora. A historia parece ser leve e divertida, pois tentar arrumar um namorado para a irmã não parece ser nada fácil, fiquei curiosa em saber como vão conseguir rs.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Nunca li nada da autora, mas parece ser uma leitura bem divertida e leve. Para os fãs do gênero e seguidores da autora, com certeza uma ótima dica.
    Muito boa sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, o conto não me chamou a atenção, mas como nunca li nada da autora posso me surpreender, ainda mais sendo baseado na obra de Shakespeare. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. nunca li nada da Marina,
    os personagens parecem ser bem cativantes, mas o conto não me chamou atenção e principalmente por se tratar de uma das histórias do shakespeare q eu menos gosto... então acho q deixar passar

    ResponderExcluir
  7. Geeh!
    Acredito que o raciocínio é bem por aí mesmo. Como o livro é baseado em uma história shakespeariana e tem séculos de diferença, acredito que ela tenha mostrado o comportamento da época, mesmo modernizando o conto para essa releitura.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro da Marina Carvalho e achei a proposta bem interessante!! Adoro o filme 10 coisas que ódio em você!! Sem dúvida vou adorar esses livro também.
    Bjoss

    ResponderExcluir