Prêmio Nobel de Literatura vai para: Kazuo Ishiguro

06 outubro 2017


Oi pessoal!!!
A Academia Sueca anunciou ontem pela manhã, dia 5 de outubro, o vencedor do Nobel de Literatura 2017. Vamos conhecer um pouco sobre o vencedor???
Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954, e mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade. É autor de oito livros (sete romances e uma coletânea de contos), cinco deles publicados no Brasil pela Companhia das Letras: Os vestígios do dia (vencedor do Booker Prize de 1989), Não me abandone jamais, Quando éramos órfãos, Noturnos e O gigante enterrado, seu romance mais recente publicado em 2015. Dessas obras, duas ganharam aclamadas adaptações para o cinema: Os vestígios do dia e Não me abandone jamais. Considerado um dos principais autores da língua inglesa, sua obra foi traduzida para 50 idiomas.
Ao saber da premiação, Kazuo Ishiguro afirmou que "esta é uma notícia incrível e totalmente inesperada. Ela vem num momento em que o mundo está incerto sobre seus valores, sua liderança e sua segurança. Espero apenas que o fato de eu ter recebido esta honra vá, mesmo que em pequena medida, encorajar as forças do bem e da paz neste momento." 

Informações recebidas do Blog da Companhia.

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que Ishiguro recebeu o prêmio porque "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo".
"Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro", declarou a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.

Veja, abaixo, as principais obras de Kazuo Ishiguro:

— Romances:
  • "Uma pálida visão dos montes" (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado
  • "An artist of dhe floating world" (1986) – inédito no Brasil
  • "Os vestígios do dia" (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • "The Unconsoled" (1995) – inédito no Brasil
  • "Quando éramos órfãos" (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras 
  • "Não me abandone jamais" (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • "O gigante enterrado" (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
— Livros de contos
  • "Noturnos: Histórias de música e anoitecer" (2009)
— Filmes e TV
  • "Vestígios do dia" (1993) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • "A condessa branca" (2005) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • "Não me abandone jamais" (2010) – roteiro de Alex Garland baseado no romance de Kazuo Ishiguro e direção de Mark Romanek


A Companhia das Letras nos cedeu um exemplar de Não me abandone jamais para resenha aqui no blog. Assim que eu lê-lo, venho contar para vocês o que achei!
Bjo bjo^^ 


8 comentários:

  1. Olá, não conhecia o autor, mas que com certeza suas obras devem ser ótimas uma vez que têm até o reconhecimento e a aclamação de uma academia renomada. Adorei a capa de O Gigante Enterrado, vou pesquisar sobre a trama. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia este autor, mas como gosto de livros de romance e contos acabei me interessando por alguns livros escritos por ele, sem dúvidas devem ser ótimos livros, que bom que tem livros publicados no Brasil, vou dar uma pesquisada sobre os livros dele.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar do autor, mas ainda não li nenhum de seus livros, mas dois estão na minha lista de compras que é O Gigante enterrado li muito elogios sobre esse livro e fiquei curiosa em conhecer e Não Me Abandone Jamais.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Nunca tinha ouvido falar do autor e seus livros, mas achei a afirmação dele super bacana falando sobre promover a paz. Aguardo a resenha do livro! Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Imagino mesmo que tenha sido inesperada a notícia para ele pelo simples fato de ter outros concorrentes mais ativos, digamos assim, no mundo literário.
    Não li nenhum dos livros dele, mas claro que fiquei curiosa.
    E o bom que dessa vez não teve a polêmica do ano passado com o Dylan, né?
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o autor, acredita?
    Só fiquei sabendo dele por causa do prêmio, mas fiquei curiosa para saber como é sua escrita.
    Irei colocar algum dos livros dele na lista.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor, mas acho que já vi a capa de Não Me Abandone Jamais. Gostei da humildade na frase dele depois de ter ganhado o troféu. Soube usar as palavras para um momento delicado no país e no mundo. Fiquei curiosa pela resenha do livro. No aguardo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Ainda não conhecia esse autor e nenhuma das suas obras, mas estou bem curiosa para saber mais sobre o livros deles!! Espero ansiosa a sua resenha!!
    Bjoss

    ResponderExcluir