Resenha: Questão de Honra: A Face da Morte no dorso de um cavalo - Yuri Belov

13 março 2019


Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542812879
Ano: 2017
Páginas: 476

Compre aqui: E-book Kindle / iTunes
Livros físicos poderão ser encomendados diretamente com o autor, com preço promocional de R$ 29,90, frete incluso.
Vendas: questaodehonra.vendas@hotmail.com

E-book cedido em parceria com o autor
Sinopse: Tristan Drake, um ex-oficial das forças especiais britânicas que também atuou no MI-6 nos tempos da Guerra Fria, ocupa hoje a posição de diretor de operações de uma empresa de arqueologia marinha instalada na ilha de Malta. Um dos navios da empresa se envolve num terrível e suspeito acidente. A tripulação, ferida e exilada, precisa urgentemente de socorro. Tristan, diretamente responsável por eles e num beco sem saída, recebe a providencial ajuda de um rico indiano radicado em Londres. Em troca, Tristan insiste em auxiliar o milionário a resgatar o filho Khaled, um jovem e talentoso hacker visto pela última vez em um misterioso vale encravado nas montanhas do Paquistão. Começa a partir daí uma extraordinária jornada por lugares exóticos, dos confins da China a uma mina de coltan, um precioso minério, na África, onde a crueldade parece não encontrar limites. Porém, tornou-se questão de honra para o veterano ex-oficial saldar sua dívida, mesmo que para isso acabe por se envolver numa conspiração sem precedentes. "Questão de honra" é um livro eletrizante, com ação ininterrupta, no melhor estilo dos grandes romances de espionagem. Yuri Belov, com riqueza de detalhes e pesquisa profunda, tece uma narrativa a um só tempo empolgante e contundente, com um olhar crítico e audacioso sobre os tempos em que vivemos.


Sou grande fã de filmes de espionagens, mas confesso que nunca li um livro com esse tema. Pode ser que eu tenha lido um ou dois, mas com a complexidade e engajamento que Questão de Honra trás, não.
Não vou me apegar muito a fazer um resumo da obra para vocês, como disse acima, a obra é complexa e, qualquer coisa a mais que eu fale, pode ser um spoiler. A sinopse está bem completa e condiz exatamente com o enredo apresentado no livro.
O personagem principal, Tristan Drake não chega a ser um 007; Tristan é mais contido e menos sedutor, o que o torna um coringa, podendo ser utilizado em diversas facetas. Sua inteligência e astúcia faz dele um personagem maravilhoso que, a todo momento, surpreende o leitor positivamente.
“- Bem, talvez eu possa ajudar em tentar trazer seu irmão de volta. Acho que não tenho mais idade para algo desse tipo, mas creio que ainda me resta um pouquinho de fôlego.
– Por favor, Comodoro, o senhor não nos deve nada. Ficaríamos imensamente gratos, mas você não tem qualquer obrigação de fazer isso. – É uma questão de honra, senhorita, se me permitir.”
Questão de honra trás outros personagens essenciais para a trama, como Ameerah, filha do Sheik que acaba ajudando Tristan quando seu navio sofre um acidente suspeito. Ameerah é aquela personagem que trás beleza e leveza para o enredo, mas não pense que ela será só mais um rosto bonito. Ameerah tem muito a mostrar.
Outros personagens igualmente essenciais serão apresentados ao leitor, mas pela quantidade dos mesmo, me foquei somente naqueles que, na minha opinião, fizeram mais diferença enquanto eu desbrava essas páginas.

A narrativa é em primeira pessoa e bem extensa, o que não é de todo ruim. Como estou acostumada com diálogos extensos, sofri um pouco para conseguir me adaptar. O enredo todo é muito bem detalhado e isso trás uma densidade durante a leitura. Outro ponto importante que vale ressaltar é que o narrador fala para o leitor o que está acontecendo, mas não dá detalhes daquilo. As cenas de ação que, mesmo assim são muito boas, não surtiram o efeito que dão quando lemos detalhadamente o que está acontecendo.
“O mundo está em guerra. Não uma guerra de religiões. Há uma guerra de interesses. Há uma guerra por dinheiro. Há uma guerra por recursos naturais. Há uma guerra pela dominação dos povos”. Papa Francisco.
Sobre a ambientação, essa supera o livro todo! O autor usou e abusou da criatividade e realidade para embasar sua história. Conhecemos lugares exóticos, com geografias diferentes e fascinantes. Povos diversos e crenças distintas. Mesmo com todo esse fascínio, não podemos esquecer do que o homem é capaz e, mais uma vez, somos apresentados ao lado mais escuro do ser humano.

A pesquisa que o autor fez para amarrar essa história foi perfeita. Yuri Belov fala sobre assuntos da atualidade, o cenário histórico e político são os pontos alto da história.
Não conheço a edição física, mas a do ebook está linda. Adorei as imagens nos inícios dos capítulos; distrai e situa o leitor ao mesmo tempo em que apresenta a história.
Enfim, Questão de Honra é um livro que vale a pena conhecer. Sua riqueza de detalhes e personagens cativantes o tornam uma boa pedida para quem gosta do gênero.
“Com a crescente dificuldade de se comercializar no mercado europeu diamantes oriundos de zonas em conflitos os chamados ‘diamantes de sangue’... a comercialização de coltan permite que ele financie seu grupo comprando armas, e pode até garantir que ele crie um califado sob seu comando, tudo à base de trabalho escravo, principalmente de mulheres e crianças”


Sobre o autor: 

Yuri Belov (pseudônimo) é um escritor brasileiro, engenheiro e gerente de projetos. Trabalhou em diversos lugares no Brasil e no exterior, como África e América Latina. É estudioso de História militar e medieval e apreciador de mitologia. Também escreveu “Odalisca”, lançado pelo Grupo Novo Século.


Um comentário:

  1. Parece ser bem interessante, amei sua resenha!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir