Resenhando Contos : Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos - J.K.Rowling

10 fevereiro 2018



Editora: Pottermore
ISBN: 9781781106709
Autor: J.K Rowling
Ano: 2016
Páginas: 71

Sinopse: 
Minerva era a deusa romana dos guerreiros e da sabedoria. William McGonagall é celebrado como o pior poeta na história britânica. Havia algo de irresistível nesse nome e na ideia de que uma mulher tão brilhante pudesse ser uma parente distante do cômico McGonagall. - J.K. Rowling
Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo. Essas histórias sobre proezas, percalços e passatempos perigosos traçam o perfil de dois dos personagens mais icônicos e corajosos da série Harry Potter: Minerva McGonagall e Remo Lupin. J.K. Rowling também nos permite dar uma espiadinha por trás do mistério que é a vida de Sibila Trelawney, e você ainda vai se deparar ao longo do caminho com Silvano Kettleburn, um imprudente amante das feras mágicas.


A melhor palavra para descrever esse livro é : Nostalgia! Voltar para Hogwarts depois de tantos anos foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido.

Eu, como vocês bem sabem, sou uma "Potterhead" assumida. Harry Potter foi a serie que me colocou no mundo dos livros e vai ter para sempre um cantinho especial no meu coração e na minha estante.
Por falta de tempo - e também um pouco de interessem, devo admitir - eu não sabia que o Pottermore tinha lançado essa sequencia de contos no ano passado. Essa semana, zapeando no "Skoob", encontrei a obra e resolvi procurar.
Ao todo são três ebooks, cada qual com um pouco mais de cinquenta paginas, que trazem mais detalhes e informações sobre o passado de alguns personagens marcantes da trama de Harry Potter.
Os títulos dos três Ebooks são:
  • - Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos 
  • - Poder, Política e Poltergeists Petulantes
  • - Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso
Eu vou resenhar todos eles aqui no blog, mas hoje vamos falar sobre "Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos " que foi o primeiro a ser lançado.

Este conto é dividido em quatro partes, cada uma delas fala sobre um professor de Hogwarts, entre eles estão: Minerva McGonagall, Remo John Lupin, Sibila Trelawney e Silvano Kettleburn.

Sobre Minerva McGonagall descobrimos como foi a sua infância e adolescência - incluindo o seu primeiro amor-. Conhecemos todos os detalhes do que levou uma vivaz jovens escocesa a se transformar na austera diretora da casa Grifinoria.

A historia de vida de Remo Lupin é de longe a mais interessante. Descobrimos desde como foi o relacionamento de seus pais, até como ele se transformou em lobisomem, quando foi mordido por Greyback aos quatro anos de idade, e como foi desesperador para a familia Lupin lidar com a situação. Essa é uma historia extremamente triste e densa, repleta de sentimento. Lupin é um personagem bastante subestimado ao longo dos livros - e principalmente dos filmes-, mas que possui uma trajetória de vida bastante interessante e inspiradora.

Já sobre Sibila Trelawney, a fajuta professora de adivinhações, vamos descobrir sobre o seu passado e de onde vem o seu dom (sim, ele existe, apesar de ser bastante inconstante), como conheceu Alvo Dumbledore e acabou residente em Hogwarts, apesar do pouco talento.

E também vamos conhecer Silvano Kettleburn. Eu falo conhecer, pois eu não me lembrava de sua participação nos livros. Ele foi o professor de "Trato das criaturas Magicas" antes de Hagrid assumir o cargo no terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts. 
Silvano, assim como Hagrid, foi um professor bastante imprudente e que subestimava as criaturas magicas, por isso acabou se aposentando com apenas um braço e meia perna. 

J.K.Rowling também fez um capitulo especial somente com informações sobre Animagos, Lobisomens e Adivinhas.

Mesmo apos tantos anos do ultimo lançamento, J.K  ainda consegue reavivar a curiosidade dos fãs, deixando o mundo de Hogwarts ainda mais incrivelmente rico, respondendo aos mínimos detalhes curiosidade dos fãs.

Eu simplesmente amei esse conto. Foi emocionante conhecer um pouco mais sobre a minha serie favorita. Agora estou surtando para ler os outros. Aguardem que logo retorno com a resenha do próximo.

"Se você continuar a repetir seu encantamento ao nascer e ao pôr-do-sol, chegará um momento em que, ao toque da ponta da varinha no peito, sentirá um segundo batimento cardíaco, às vezes mais forte do que o primeiro, às vezes mais fraco."

11 comentários:

  1. Já ouvi falar sobre esses e-books, fico muito curiosa para lê-los. Adoro a saga Harry Potter e tudo nesse universo também me interessa!! É bacana podermos conhecer mais sobre os professores de Hogwarts e suas jornadas.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse livro é que são tantos nesse mundo criado pela autora que fico até perdida rs. Mas gostei achei bem interessante saber sobre os professores só de ler a resenha tinha coisas que nem sabia imagina lendo o conto todo. A edição esta belíssima que capricho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Geeh!
    Eu também sou super Potterhead e fiquei muito triste quando mudaram o pottermore. Não sabia que esses ebooks tinham sido lançados. Vou correndo procurá-los. Fiquei muito curiosa para ler sobre os professores, principalmente por você ter mencionado o primeiro amor de McGonnagal.
    Beijos!!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  4. Oi Geeh!
    Fã de Harry Potter como sou esse livro não poderia faltar nos meus desejados né?
    É perfeito!
    Capa e enredo maravilhosos, preciso!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Geeh!
    Em que mundo estou? Como não conhecia ese livro? Mas também 2016 foi um ano bem difícil para mim em termos de saúde e fiquei muito tempo afastada.
    Fato é que tudo relacionado ao universo HP é fascinante e saber que nesse exemplar poderemos ter momentos bem nostálgicos e matar a saudade de nossos personagens favoritos, deve tornar a leitura bem gostosa.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Geeh!
    Nossa, não fazia ideia desse livros de contos, também sou fã incondicional de Harry Potter.
    Minha maior curiosidade é saber mais sobre o Lupin, acho ele um personagem tão foda, me conquistou tantos nos livros quanto nos filmes. E claro que tendo minha professora preferida que é a McGonagall sem dúvidas eu quero ler! Adorei..
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Geeh!
    Eu pensando em começar a ler Harry Potter. Eu estou apaixonada pelas novas edições capa dura que a Rocco lançou ano passado *-* Já comprei o primeiro e em breve vou comprar os outros.
    Já tinha ouvido falar desses ebooks. São bem grandes para contos, né? A JK realmente sempre cria novas histórias pra manter os fãs pensando no mundo criado por ela e acho isso válido.
    Achei legal ela ter dedicado os contos aos professores. Sabemos tão pouco sobre esse eles, pelo menos eu que só assisti aos filmes rsrsr.
    Adoro a McGonagall e fiquei curiosa sobre a parte dela *-*

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus eu não sabia que tinha saído mais conto do Universo de Harry Potter Fiquei chocada pretendo ler eles em breve vou até dar uma olhada no site do pottermore

    ResponderExcluir
  9. Também sou Potterhead! Mas antes de conhecer os livro de HP já era uma leitura compulsiva, claro que HP mexeu comigo como nenhum outro livro tinha feito antes, por isso o espaço especial que a série tem em meu coração. Não sabia desses ebooks vou procurar ainda hoje, preciso ler! Tenho curiosidade sobre o passado de Sibila e como ela foi parar lá em Hogwarts, já que parece ser uma charlatã..

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que já tinha essa obra, obg por me apresentar essa maravilha já vou atrás de ler, amo esse mundo fantástico onde essas obras se passam e sim sou um Potterhead com orgulho.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Li a resenha de "Poder, Política e Poltergeists Petulantes" agora apouco e fui correndo ao skoob dá uma olhada em valores, apareceu esse e logo entrou para alista de desejados também.
    Só não sei como farei para adquirir, pois, não aparecem ofertas para comprar :-(
    esse livro tem cara de saudade e eu e a minha casa servimos a Minerva McGonagall S2
    Obrigada por mais essa indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir