Resenha: Arquivos Sobrenaturais #2 - Ed e Lorraine Warren: Lugar Sombrio - Carmen Reed, Al Snedeker e Ray Garton

31 outubro 2021


Edição: 1
Editora: DarkSide Books
ISBN: 9788594540430
Ano: 2017
Páginas: 272
Tradutor: Eduardo Alves
Skoob
Compre AQUI
Sinopse: O casal de investigadores paranormais favorito dos darksiders está de volta. Depois do grande sucesso de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a DarkSide® Books reabre seus Arquivos Sobrenaturais para desenterrar um dos casos mais assustadores dos últimos 30 anos. Descubra a verdadeira história por trás do exorcismo de Connecticut em Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio.
Mesmo quem tem medo do assunto certamente já ouviu falar deles. Seus casos mais famosos, como os de Amityville, Rhode Island e de Enfield, por exemplo, foram adaptados para o cinema. Até mesmo a endiabrada Annabelle está no currículo de assombrações, poltergeists e espíritos obsessores enfrentados pelo casal Warren. Claro, a boneca legítima faz parte da coleção que Lorraine, hoje com 90 anos, mantém em casa.
Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes. Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Recentemente, entrei em um clube literário, o @terrorclube. Já cheguei no mês de outubro com essa leitura em andamento, então peguei meu exemplar e me joguei na leitura. Ainda estou com os nervos a flor da pele! rsrsrsrs
Lugar Sombrio é o segundo volume da Trilogia Arquivos Sobrenaturais de Ed e Lorraine Warren. O primeiro livro foi resenhado aqui no blog pela Bel, e agora vou contar para vcs o que achei desse livro.

A princípio, já adianto que esse livro , diferentemente do antecessor, é somente uma história. Nele vamos conhecer o caso da família Snedeker. Carmen e Al estão passando por um momento complicado: seu filho mais velho, Stephen tem câncer e, para dar continuidade ao tratamento, a família, composta por 6 membros, terá que mudar de cidade. Assim, Carmen encontra uma antiga casa em Connecticut, onde antes era uma funerária. O que a família não esperava era ser atacada pelo ser maligno que vivia na casa.

"Os demônios esperam um convite antes de entrar, mas nem sempre saem quando ordenado..."

Eu confesso que esse livro me deu pavor. Medo mesmo, sabe? Claro que a presença na casa foi um dos geradores para esse sentimento, mas o que mais me incomodou foi a falta de crença que os pais, Carmen e Al tiveram em seu filho, Stephen. 
Logo que chega na casa, Stephen sente que tem algo maligno ali, acostumado a ter um bom relacionamento com os pais, ele vai logo informa-lhes o que acha, o que de nada adianta. Stephen é o que mais sofre com os ataques, afinal ele é uma criança, deseja a segurança de seus pais por perto, o que não acontece. Carmen e Al tbm começam a ver e ouvir coisas, mas se fazem de desentendidos e deixam por isso mesmo. Até que ambos explodem com Stephen e proíbem qualquer uma das crianças da casa - somente o mais novo, Peter, que não se manifesta perante aos acontecimentos - a relatar algo estranho que estiverem vendo ou ouvindo. 
A partir daí, o relacionamento de Stephen com seus pais vai de mal a pior. Stephen muda seu comportamento, passando a bater de frente com os mesmos e respondê-los de maneira cruel.

Eu fiquei muito mal por Stephen. Não consigo aceitar que, mesmo vendo as coisas acontecerem, seus pais o tenham tratado da forma que tratou. Eu espero, do fundo do meu coração, que ele esteja bem, que ele tenha superado tudo o que aconteceu. Não espero que tenha perdoado os pais, porque eu não perdoaria. É realmente, um absurdo. 
Escutem seus filhos. Por favor, escutem. Mesmo que seja por uma bobeira. Eles precisam acreditar que nós confiamos no que dizem para continuar nos contando as coisas. Aqui neste livro, Stephen estava sendo assombrado por algo que não podemos ver nem tocar, por muito tempo durante a leitura, vi isso como um alerta: prestem atenção em seus filhos. A gente nunca sabe o que pode acontecer. 

"Independentemente de onde Stephen fosse dentro de casa, ele não conseguia afastar a vaga sensação de que havia outra coisa ali, uma presença que não era a da família, algo que os observava... talvez esperando por algo. Porém, ele não compartilhou essas sensações com quem quer que fosse, em grande parte porque estava muito óbvio que ninguém acreditaria nele."

Se vc tem estômago fraco ou possui algum gatilho para violência sexual, não aconselho a leitura. As cenas são fortes e extremamente violentas. De dar medo e repulsa. 
Como um todo, eu gostei muito do livro. A escrita de Ray Garton é cheia de detalhes, mas acredito que tenha sido necessário, já que o mesmo está contando uma história - supostamente - real. Ed e Lorraine aparecem mais para o final do livro, o que me deixou bem triste. Espero que no próximo volume, eles sejam mais ativos e presentes. 

Então é isso. Lugar Sombrio cumpre a proposta de entreter e aterrorizar o leitor. A edição da DarkSide está linda demais, mas encontrei diversos erros de revisão que poderiam ser evitados. 
Durante a leitura, o ig do @terrorclube postou algumas dicas de podcasts que falam sobre esse caso e sobre Ed e Lorraine, para conferir, é só ir lá no ig!

"Carmen não respondeu por algum tempo, então, de modo quase imperceptível, balançou a cabeça muito devagar. Depois de ver a dúvida nos olhos do padre Wheatley, a expressão de descrença no seu rosto, ela de repente se deu conta de como Stephen deve ter se sentido - como eles devem ter feito com  que o menino sentisse - todo o tempo em que esteve tentando contar-lhes que havia alguma coisa errada com a casa."

Uma coisa que eu não sabia e que me falaram assim que comecei a ler este livro é que o filme Evocando Espíritos é baseado nessa história. Como já assisti ao filme, falo com propriedade que sim, algumas coisas são parecidas, mas o conteúdo do livro é muito mais pesado que o filme.
Então, que tal ler este livro e depois ir assistir ao filme? Ou ouvir os podcasts e ficar curioso para conferir a obra literária? Garanto que vcs não vão se arrepender! rsrsrsrsrs



Sobre o autor: 





Ray Garton é um autor americano, conhecido por seu trabalho em ficção de terror. Ele escreveu mais de sessenta livros e, em 2006, foi agraciado com o Prêmio Grande Mestre da Convenção Mundial do Terror.








Nenhum comentário:

Postar um comentário