Resenha: Mentiras incendiárias - Jennifer Lynn Alvarez

19 fevereiro 2022

Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9786559570980
Ano: 2022
Páginas: 320
Compre Aqui

          Livro cedido em parceria com a editora
         
Sinopse: UM PACTO DE SILÊNCIO... E A RELAÇÃO ENTRE AMIGOS É POSTA À PROVA Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife. Até este verão... Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas. É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas. O QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER DIANTE DO MEDO, DO DESESPERO OU POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA?


Hannah e seus amigos se conhecem desde criança, quando ganharam o apelido de "monstros" por um motivo inocente, mas agora que são praticamente adultos o apelido se encaixa em certas atitudes desses amigos.
Eles tem pouco tempo para ficarem juntos antes de cada um seguir seu caminho, seja para a faculdade ou para trabalhar, então resolvem se encontrar onde se encontram todo ano, na beira do lago Gap. Lá Mo, Luke, Drummer, Hannah e Violet se divertem como sempre costumam fazer, até que Luke resolve acender um cachimbo de maconha, e sem querer um incêndio acontece.
A partir desse momento toda a floresta começa a arder em chamas, e o fogo se espalha rapidamente atingindo as casas na região.
"Ela aponta para um rastro de fumaça branca e uma série de pequenos focos de fogo que estão devorando as agulhas de pinheiro caídas e se espalhando para o oeste, empurrados pelo vento."
Mas o que fazer diante disso, se entregar e pagar pelo crime, ou fugir e fingir que nada aconteceu? E eles decidem mentir e fazer um pacto onde nenhum pode falar nada sobre o que aconteceu.
No inicio do livro nos deparamos com a dedicatória: "Para pessoas boas que fazem coisas más".
Sim, nenhum deles aparentemente eram pessoas más, todos pareciam se gostar muito, mas como cometer um erro idiota desse? 
Primeiro, se todos eles moravam lá e sabiam como as florestas da região se incendeiam rápido, porque mexer com fogo do mesmo jeito? Esse é um dos motivos para que eu não tenha gostado de nenhum personagem, pelo contrário, senti raiva deles durante toda a história. Fiquei torcendo para que todos se dessem mal.
"Mo funga enquanto sigo meus pensamentos até o fim inevitável. nossas lealdades mudarão com o tempo. Talvez elas já tenham mudado. Os dias dos monstros estão quase no fim, e é uma pena que tenhamos que acabar assim: em chamas."
Devorei o livro, o rumo da história mudava a cada capitulo, gerando uma grande curiosidade, e o modo como a autora tratou do incêndio, com conhecimento de quem já passou por isso, torna cada detalhe particularmente incrível e desesperador.
Um thriller incrível, onde todos poderiam ser culpado, ainda mais quando se veem sob pressão, pelo incêndio e pelas relações entre eles. 
A autora conseguiu encaixar nessa trama assuntos como relacionamento toxico, trazendo um personagem que usa da amizade para tirar proveito do amor de outra pessoa. 
"Ele faz isso de propósito! Ele me dá seu afeto, sua confiança, sua beleza, seus erros... Tudo, exceto o seu amor. Ele me provoca e eu sigo como um cachorro. É doentio. Sou doente." 
A diferença social, trazendo como as pessoas ricas tem maiores chances, seja durante uma tragédia ou diante da justiça, se comparada as pessoas mais pobres.
Para finalizar, essa é uma leitura indicada para quem gosta de ótimos thrillers, com uma trama bem  elaborada e com personagens que fazem aflorar a duvida na cabeça do leitor.


Sobre a autora: 

JENNIFER LYNN ALVAREZ possui bacharelado em Literatura Inglesa pela Universidade da California,
Berkeley. Mentiras incendiárias é seu romance de estreia para jovens adultos e seu primeiro thriller.
Jennifer mora em um pequeno rancho no norte da Califórnia com a família e alguns cavalos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário